A qualidade na transmissão de missas on-line - Dominus Comunicação

A qualidade na transmissão de missas on-line

A qualidade na transmissão de missas on-line

A transmissão de atividades religiosas vem ganhando força nos últimos anos. Porém, existem muitas dúvidas sobre como realizar uma transmissão com qualidade para os espectadores do outro lado da internet.

Este artigo vai abordar um elemento fundamental que pode arruinar a qualidade da transmissão. Estou falando da ACÚSTICA, que é característica do local onde está sendo realizada a gravação do vídeo.

A acústica é a ambiência do local, ou seja, como o som vai se comportar num determinado local. Logo entender o mínimo sobre acústica, evitará que sua transmissão fique com a qualidade muito baixa. Este é um risco por tender a deixar que  sua audiência desista de assistir o vídeo.

A acústica é o comportamento do som dentro do prédio, portanto cada igreja tem a sua própria acústica. Contudo,  vale lembrar que você não pode ver, tocar ou pegar na acústica, pois é um elemento oculto dentro da igreja que reagem ao som das caixas acústica.

Quando a acústica de uma igreja é excelente nunca notaremos a sua presença.Por outro lado, quando a acústica é ruim o padre receberá comentários dos paroquianos, do tipo?

 

“Não dá pra entender nada do som!”

“O som é embolado!”

“Parece que tem eco dentro da igreja”.

 

São inúmeras reclamações sobre a comunicação da igreja.O problema é que esta situação piora na transmissão das missas on-line.

Vamos ao ponto! 

Como melhorar a qualidade da transmissão 

Quando a Igreja está cheia de paroquianos, a acústica fica melhor. Isto ocorre porque o tecido da roupa dos paroquianos acaba absorvendo boa parte dos sons projetados pelas caixas acústicas. Então, pouco percebemos a influência da acústica. 

No entanto, no momento da gravação do vídeo que será transmitido, a igreja está totalmente vazia. Desta forma, os sons projetados pelas acústicas passam pelos bancos sem ser absorvidos e acabam refletindo na parede do fundo e voltam pra dentro da igreja novamente.Este processo pode se repetir algumas vezes, damos o nome a esse fenômeno de reverberação.

A dica mais importante que posso oferecer é fazer vocês pensarem nas pessoas do outro lado da internet assistindo o vídeo. Se a qualidade for ruim as pessoas desistem de assistir!Aqui vai outra dica: Se for possível, evite gravar o vídeo dentro da nave da igreja. Experimente um local menor, como por exemplo, a capela do santíssimo. A acústica tende a ser melhor em ambientes pequenos, isso vai favorecer o resultado da sua gravação. Recomendoa capela do santíssimo porque é um ambiente intimista e acolhedor. 

A dica de ouro, é, se possível, criar um ambiente adequado para a transmissão. A experiência mostra que o melhor resultado é utilizar uma sala pastoral para transformá-la em um ambiente celebrativo para as transmissões. , Algo simples, rápido e barato de se fazer. Procure deixar a sala parecida com a Igreja, use sua criatividade para criar o cenário. 

Como faço pra resolver a acústica da sala? Deixa que eu te ajudo! Agora tudo ficou mais fácil. Para salas menores a solução ficou mais barata e pode ser resolvida com poucos painéis acústico que serão aplicados parcialmente nas paredes.

Os painéis acústicos serão responsáveis por absorver os sons provocados pela reverberação da sala. Desta maneira, a qualidade do vídeo será ideal para transmitir as missas on-line e aumentar o engajamento dos espectadores.

Em breve, teremos mais dicas para transmissão on-line. 

Carlos Eduardo Bertachi, 45 anos

Especializado em acústica para edificação na engenharia civil da USP-SP, graduado em Engenharia de Telecomunicação pela Universidade São Francisco. Atua como consultor na área da acústica realizando medições, projetos e implementações de soluções que visam adequar o tempo de reverberação de acordo com as normas vigentes. Em 2008 fundou a Liberty Engenharia que é especializada na instalação de sistemas de comunicação para igrejas e templos.

2 Comments

  1. NEUZA OLIVEIRS disse:

    Teria alguma solução para a acústica da Igreja porque a missa e transmitida da mesmo porque temos participações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *