Entenda porque contratar uma assessoria em planejamento pastoral

Entenda porque contratar uma assessoria em planejamento pastoral é importante

Diante de todos os desafios da vida pastoral, os trabalhos tendem a absorver o tempo e a atenção dos agentes pastorais e suas lideranças. Esse tipo de atitude pode comprometer a articulação nas ações de evangelização da comunidade. Afinal, para que um projeto ganhe estrutura, é preciso parar, olhar com zelo e atenção todas as suas realidades, traçar metas e objetivos, um plano de trabalho e os meios de manutenção e avaliação de cada ação. 

Uma assessoria especializada em planejamento pastoral pode ser uma boa opção para comunidades, paróquias e movimentos que queiram avançar na evangelização. Sair das mesmas iniciativas e  realizar um trabalho evangelizador segmentado para seu público e expectativas é possível com uma equipe que tenha experiência e amor pela evangelização.

Entenda melhor porque contratar uma assessoria em planejamento pastoral é importante. 

Mais do que uma inspiração, é um trabalho técnico

Muitas vezes as ações de evangelização nascem e se desenvolvem a partir de inspirações. Isso é importante! Digamos que seja a alma do trabalho! Porém, essa alma precisa do corpo para se mover, crescer e gerar os resultados desejados. O corpo – a estrutura – é um planejamento pastoral bem elaborado. 

Esse projeto passa por um conhecimento da técnica, do mercado, das tendências, do que já dá certo em outros lugares e pode ser aplicado na sua paróquia. A Dominus carrega uma bagagem de mais de uma década de experiência em projetos com dezenas de paróquias, movimentos e dioceses. Por isso, a expertise da agência oferece segurança e visão ampla de evangelização e pastoral no país inteiro. 

Acontece que algumas comunidades preferem fazer – isoladamente – um planejamento pastoral sem domínio da técnica, e com uma visão limitada, às vezes até viciada na própria realidade. Quantos “Eu acho que…” dominam as discussões do Conselho de pastoral, sem ao menos um diagnóstico consistente das forças, fraquezas, desafios e oportunidades que a paróquia tem? Isso pode influenciar negativamente no próprio engajamento pastoral

Algo importante a ressaltar é que não há perigo de o planejamento pastoral perder seu caráter espiritual. Muito pelo contrário, algo que a Dominus preza é que a espiritualidade da paróquia seja preservada, pois acredita que é o Espírito quem realiza em nós o querer e o executar (cf. Fil 2,10b). 

Leia também: Investimento em planejamento pastoral: por que é tão difícil investir na elaboração de um?

O que dá certo no mundo, pode dar certo na evangelização

Como profissionais do Marketing Católico, buscamos colher do Espírito a inspiração de cada trabalho, e ao mesmo tempo, buscamos nas estratégias usadas no meio secular, o que pode ser aplicado em nossas comunidade. O objetivo é potencializar e atrair o coração do homem e da mulher de hoje que ainda não conhece a Jesus. Afinal, como dizemos, exaustivamente, nosso coração está na evangelização. 

O mercado diz “Funil de vendas”, nós dizemos funil de evangelização. Essa troca é rica e ousada, o que nos faz lembrar do que disse Jesus no Evangelho: “Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas” (Mt 10, 16). 

Ainda que muitos tenham resistência em realizar um investimento, em função das dificuldades financeiras ou comunitárias, vale lembrar que o retorno tende a ser bem maior quando se tem o auxílio profissional adequado. Dificilmente alguém contrataria um curioso em medicina para fazer uma cirurgia, ou um pedreiro para desenhar uma obra arquitetônica. De igual modo, profissionais de comunicação são habilitados e treinados para a execução mais assertiva possível de projetos de marketing e planejamento. 

No que tende a evangelização, a Dominus possui vasta experiência e conhecimento que a posiciona entre as agências de comunicação católica habilitadas para tal trabalho. 

Quer tirar dúvidas ou conhecer melhor nosso trabalho? Fale com nossos especialistas! Estamos esperando você! 

Heraldo Lima

Jornalista de formação, possui intensa e longa experiência missionária. Atualmente compõe a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing. Casado com a Anne e pai do Davi. Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *