Planejamento de Comunicação: O que é e como montar uma para minha Congregação - Dominus Comunicação

Planejamento de Comunicação: O que é e como montar uma para minha Congregação

Que a comunicação deve ser uma prioridade na Igreja, isso todos nós que evangelizamos precisamos ter claro. Mas como estruturar uma comunicação estratégica? Ou então como uma Congregação Religiosa deve organizar e gerir a sua comunicação?

Antes de tudo, o Planejamento de Comunicação é um recurso fundamental para as instituições que desejam crescer na evangelização. Assim ele não deve ser um privilégio apenas para grandes empresas e agências de marketing. 

Sobretudo é fundamental que instituições católicas profissionalizem suas ações de comunicação. Afinal a comunicação estratégica não só melhora os resultados da divulgação dos serviços pastorais, como amplia a visão estratégia da organização. 

Da mesma forma, um bom plano de comunicação contribui de forma significativa para a mudança do “negócio”. Ele pode transformar nossa forma de evangelizar, possibilitar o nosso crescimento e principalmente fortalecer o anúncio do evangelho. 

 

O que é um Planejamento de Comunicação ?

 

Para compreendermos melhor o que é um plano de comunicação é preciso primeiramente falar sobre o que é um planejamento estratégico.  Aliás, no Livro ‘Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada’, a autora Margarida Maria Krohling Kunsch faz a seguinte definição:

“O planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica uma filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos. Não é algo “solto”e isolado de contextos. Está sempre vinculado a situações e realidades da vida de pessoas, grupos e das demais diversas organizações e instituições da esfera pública e privada. Acontece em nível macro, quando é orientado para países e regiões, e em nível micro, quando é destinado às organizações individualizadas.” 

Portanto, um planejamento estratégico é um processo estruturado e muito bem definido que irá direcionar todos os esforços para objetivos e metas previamente definidas. Dessa maneira, ele funciona de forma integrada dentro das organizações e pode ser aplicado nos mais diversos tipos de instituições, também na sua congregação religiosa.

Nesse sentido, um bom planejamento de comunicação deve também ser construído a partir da visão de futuro da organização. Dessa forma, é esse planejamento que irá orientar todas as ações de comunicação de sua instituição.

Ter um bom planejamento de comunicação é fundamental para as congregações religiosas, só assim será possível alcançar maiores resultados evangelizadores. 

 

Passos para elaborar um bom Planejamento de Comunicação

 

Para o desenvolvimento de um bom plano de comunicação, podemos aproveitar o mesmo processo metodológico do planejamento estratégico.  Por isso, a seguir apresentamos algumas etapas fundamentais para o desenvolvimento de um bom plano. 

 

1ª Etapa: Pesquisa e construção do diagnóstico 

 

Antes de tudo, para realizar um Planejamento de Comunicação é preciso fazer um bom diagnóstico. Logo, esta etapa resume-se em conhecer a fundo a sua congregação. Para isso é preciso identificar sua estrutura organizacional atual,  público alvo, a missão, visão, valores e serviços oferecidos. Do mesmo modo, deve-se identificar tudo o que diz respeito à sua congregação. 

Também nessa etapa é fundamental olhar a fundo o cenário onde a organização está inserida. Logo, uma análise externa bem detalhada é fundamental!

Geralmente quando a organização possui um planejamento estratégico elaborado, os dados oferecidos nele serão também usados para a construção do diagnóstico da comunicação.

 

2ª Etapa: Construção do planejamento de comunicação

 

Com o diagnóstico pronto, agora você pode começar a trilhar a construção do plano de comunicação. Por isso será preciso definir alguns elementos fundamentais, vejamos: 

  • Definir a missão, visão e valores da comunicação;
  • Estabelecer a filosofia e políticas da comunicação;
  • Determinar os objetivos e metas;
  • Fazer o esboço das estratégias adotadas;
  • Criar os projetos;
  • Fazer o plano orçamentário;

 

3ª Etapa: Gestão estratégica da comunicação

 

Por fim, essa última etapa tem a ver com a execução e avaliação do plano. É nesta fase que será colocado em prática tudo que foi planejado.

Por isso, uma questão importante a ser observada aqui, é o fato de boa parte das congregações não possuírem um departamento de comunicação. Frequentemente, as entidades religiosas delegam apenas um religioso que também possui outras atividades e que acaba não priorizando as ações da comunicação.

Portanto, recomendamos a criação de um departamento ou secretaria de comunicação com profissionais da área. Assim, toda a construção e gestão do plano de comunicação será feita por eles.

Então, nesta etapa temos algumas ações importantes que devem ser executadas: 

  • Divulgação do plano;
  • Implementação;
  • Controle de ações;
  • Avaliação dos resultados. 

 

Estrutura de um Plano de Comunicação

 

Para ajudar você, apresento abaixo uma estrutura básica para a construção do plano de comunicação da sua congregação. Ao passo que essa é uma proposta, você pode fazer as adequações necessárias a sua realidade:

  • A organização

1.1. Dados gerais da congregação;

1.2. Governo;

1.3. História;

1.4. Serviços evangelizadores prestados;

1.5. Missão, visão e valores 

  • O projeto 

2.1. Apresentação do plano;

2.2. Objetivos estratégicos;

2.3. Metas;

2.4. Público alvo;

2.5. Estratégia geral;

2.6. Projetos; (aqui devem ser inseridos os planos de ação)

2.7. Planejamento orçamentário

2.8. Conclusão

  • ANEXOS 

 

Por fim…

 

Espero que este conteúdo tenha ajudado você. Também gostaria de dizer que ele não encerra o tema, pois o desenvolvimento de um planejamento de comunicação possui muitos detalhes e você pode aprofundar esse vasto tema ao longo do tempo. 

 

 

 

 

 

 

 

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.