Persona: Como e por que criar uma para sua comunidade?

Persona: Como e por que criar uma para sua comunidade?

Persona: Como e por que criar uma para sua comunidade?

Hoje trago para você um conceito do marketing digital que pode ser um forte aliado na transmissão da mensagem do Evangelho. Vamos falar da persona. Com toda certeza você já deve ter ouvido falar da necessidade de conhecer o público-alvo da tua comunidade. Por meio de uma boa classificação de público fica mais fácil saber como trabalhar a evangelização. Isso porque compreender a realidade é fundamental não só na definição do trabalho pastoral, mas também para a produção de conteúdo que possa gerar mais evangelização. 

Na produção de conteúdo para blogs e sites, criar uma persona é um recurso importante que irá facilitar muito a definição dos temas que se deseja oferecer.

Afinal, o que é persona?

A persona, como o nome sugere, é uma personagem criada para ajudar você a compreender melhor quem é a pessoa que precisa ser alcançada pela tua mensagem e o que ela precisa. Para definir uma persona é necessário ter contato com seu público-alvo, de modo que, em uma rápida análise, você possa identificar características comuns entre os potenciais evangelizandos.

Se você possui uma base de paroquianos, lideranças, agentes pastorais, etc, esse será o lugar perfeito para começar suas investigações. Mesmo que você tenha diferentes perfis de pessoas, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Uma dica importante é focar tanto em evangelizandos satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção da sua evangelização e quais desafios seu público está vivendo.

Questões que irão te ajudar a definir uma persona

Depois de levantar algumas informações sobre o evangelizandos da tua comunidade, você precisará se orientar pelo perfil comum a todos, ou seja, a maioria. Será preciso responder a algumas perguntas que irão te ajudar a definir o perfil comportamental da sua persona.

– Quem é o seu potencial evangelizando? (Características físicas e psicológicas) 

– Que tipo de assunto despertaria o interesse dele sobre a Igreja? 

– Quais são as atividades mais comuns que ele realiza? (Tanto no âmbito pessoal quanto profissional)
– Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos? 

– Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?

– Quem influencia suas decisões?

Resumindo: Você precisa ter claro o que a pessoa que você deseja evangelizar está buscando. Pense em assuntos que podem despertar o interesse dela. Como, por exemplo, os problemas que ela enfrenta no dia-a-dia e como o Evangelho pode auxiliar na solução desses. 

Como criar a sua Persona

O próximo passo é detalhar o perfil da pessoa que se deseja evangelizar a partir das respostas obtidas. Com isso, será possível unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para as lideranças que podem se beneficiar do estudo que você fez. 

É importante destacar que este processo de criação da persona, bem como todo o processo do marketing de conteúdo, visa ampliar a participação na vida da comunidade. A meta principal será atrair mais pessoas para Jesus Cristo e torná-las engajadas. 

Ao finalizar o processo, você pode até dar um nome para a sua persona. Isso facilitará os debates internos colocando a persona como alvo: “Mas você acredita que o Carlos Antônio se interessaria por isso?”.

Para ajudar no processo de implantação dessa estratégia, recomendamos utilizar algum modelo gráfico para representar a persona. Para ilustrar isso um pouco melhor demonstramos a seguir uma criação que desenvolvemos para uso interno com os nossos clientes. 

A ideia de criar esta persona foi para produzir conteúdo mais direcionado para o site dos clientes cuja Dominus é responsável pela atualização. O nome escolhido para a persona é Francisco. Confiram:

Lembre-se de considerar, também, que a Persona pode ser um visitante que acabou de chegar, que não conhece, nem está procurando por tua comunidade. Ou seja, se você falar apenas das atividades existentes na comunidade ou somente informações institucionais sobre ela, a chance desse visitante sair correndo do teu blog ou perfil é grande.

Para refletir: como pode ser a abordagem e a exposição de conteúdos relacionados a Jesus Cristo e seu Reino?

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *