Qual a melhor frequência para postar em um site?

Qual a melhor frequência para postar em um site?

Melhor frequência para postar em um site

Na busca por uma presença mais atuante no ambiente digital, as paróquias e movimentos têm buscado utilizar as ferramentas disponíveis em vista da evangelização. As redes sociais e os sites são cada vez mais usados nas estratégias para evangelizar. Porém, muitas vezes existe a dúvida de qual é a melhor frequência para postar conteúdos em um site. Estamos falando de usar o marketing digital para anunciar Jesus Cristo, de modo mais eficiente e rápido. Dentre o universo de possibilidades oferecidas é preciso que se utilize com inteligência cada uma das ferramentas. 

Site: uma ferramenta importante no Marketing digital

O marketing digital é uma das estratégias que mais têm sido utilizadas no ambiente empresarial, assim como na vida eclesial. Ainda que algumas vezes não se consiga avançar na evangelização online por diversas questões, que já abordamos em outra ocasião (Leia aqui), é preciso crescer sempre mais. Como já foi amplamente abordado pela Igreja diversas vezes, a internet, mais do que um meio, é um ambiente para evangelizar. É preciso usar bem as ferramentas disponíveis. 

Dentre elas, o site é uma das mais primárias, porém nem sempre é valorizado e utilizado de modo consistente. Pode-se dizer que o site é a sala de recepção digital. Nele se apresentam as informações mais importantes da organização: sua natureza, missão, serviços, produtos, modo de se posicionar etc. Além de ser um informativo à disposição do cliente e da instituição para suas necessidades. 

Porém, assim como uma sala de recepção pede uma arquitetura bem apresentável e funcional, com o site não é diferente. Suas funcionalidades precisam ser bem definidas e constantemente avaliadas. Dentro disso, as postagens precisam ser contínuas e regulares para criar fidelização nos seus leitores. Algo que vale a pena reforçar é que, antes de qualquer coisa, o site é para o público, portanto deve ser pensado, elaborado e constantemente avaliado tendo seu público-alvo como objeto de atenção principal.

A melhor frequência para postar em um site

Mas, afinal, qual a periodicidade ideal para que um site paroquial se posicione bem com seu público-alvo. Não existe uma “receita de bolo” para essa resposta. Tudo vai depender do público que você pretende atingir, as estratégias escolhidas, o planejamento de conteúdo feito, contanto que haja regularidade e relação com o público (as redes sociais podem ser um excelente canal de comunicação para isto).

O mais importante é a qualidade do conteúdo produzido. Não adianta produzir conteúdo diariamente ou até semanalmente se não houver relevância, ou ser repetitivo. O Google costuma punir tanto a falta de importância do tema, sua repetição, assim como a falta de periodicidade. Aqui o equilíbrio e a constância – de acordo com a realidade – será o ponto-chave. 

O importante é que a equipe responsável pelo marketing digital crie um planejamento dos conteúdos levando em conta sua possibilidade de redação, revisão e postagem. Ainda que seja quinzenal, a preparação do material e sua divulgação renderá bons resultados se forem seguidos a risca. 

Heraldo Lima

Jornalista de formação, possui intensa e longa experiência missionária. Atualmente compõe a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing. Casado com a Anne e pai do Davi. Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *