O Marketing de conteúdo como processo evangelizador

O marketing de conteúdo como processo evangelizador

O Marketing de conteúdo como processo evangelizador

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing ou marketing católico! Pois bem, quero te apresentar um novo jeito de fazer marketing na Igreja. Estou falando de uma possível arma eficaz no processo de evangelização do homem atual.

Na era da internet, o mercado inovou e passou a utilizar o marketing digital. Com isso, novas estratégias de atrair o público vêm sendo utilizadas, e uma que está crescendo forte no mundo é o marketing de conteúdo é o inbound marketing.  Estes conceitos são relativamente novos no mercado secular. No segmento católico – ouso dizer – que este post que você lê, muito provavelmente é o primeiro escrito sobre este tema.

O que é o marketing de conteúdo?

É todo material produzido para entreter, educar, formar um futuro cliente. A ideia central é informar as pessoas sobre determinados assuntos e que no futuro elas conheçam, respeitem e comprem os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas.

O que é o Inbound Marketing?

Traduzindo, podemos definir Inbound Marketing como Marketing de Atração. A ideia do Inbound é, em vez de a empresa ir atrás do cliente utilizando técnicas ortodoxas de Marketing, fazer com que o cliente voluntariamente encontre-a por meio de mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais, etc.

“No Inbound Marketing é o cliente que chega até o site da empresa, mas não imediatamente para comprar, e sim para primeiro buscar respostas que ele precisa. Ou, eventualmente, para matar uma curiosidade e, sem querer, descobrir que precisa de uma solução”. (Resultados Digitais)

Quando conheci sobre este assunto, fiquei logo encantado com o tema. Percebi que se tratava de uma “arma evangelizadora” e que não poderia deixar de ser conhecida e aplicada na evangelização.

O que achei mais interessante neste processo é a forma com que ele se estabelece. No inbound não há “venda empurrada para o cliente”, todo o processo acontece para que o interessado conheça a empresa, estabeleça uma relação de confiança, perceba que tem necessidades e só depois converta esta relação em venda. É um processo evangelizador da marca, termo inclusive usado pelos profissionais desta área.

As etapas fundamentais do Inbound

Outro ponto que me chamou muito atenção foi a forma com que é estabelecido todo o processo de execução do inbound. Abaixo apresento as etapas fundamentais na execução da estratégia desta modalidade:

Atrair: Trazer visitantes para seu site através de conteúdo criado. A atração pode ser, principalmente, por busca orgânica, busca paga ou redes sociais;

Converter: Coletar os contatos dos usuários para poder iniciar um relacionamento com eles, transformando-os em Leads (Um lead é uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa). A conversão pode ser feita através de uma oferta gratuita de um produto em uma Landing Page.

Relacionar: É a chave para conduzir os Leads até o momento da compra. Nesta etapa o uso das mídias sociais, envio de e-mails prepara para a venda por meio da nutrição de Leads;

Vender: Após um relacionamento prévio com os Leads já mais próximos, o momento da compra se torna muito mais fácil e gera mais resultados.

Analisar: O inbound possibilita análises detalhadas, identificando quais resultados foram possíveis alcançar. Quantas vendas foram geradas, quantos leads estão sendo preparados para a venda.

O Inbound Marketing na evangelização

Acredito fielmente que o processo de inbound marketing pode garantir para nossas comunidades uma atuação estratégica no processo evangelizador na internet. Não podemos descartar esta possibilidade: gerar conteúdos de qualidade para atrair o público alvo e levá-los a conhecer mais do evangelho.

O uso desta técnica pode ser muito positivo, tanto para aproximar os paroquianos de uma comunidade, quanto para captar novas vocações para a Igreja. Nos próximos posts vamos aprofundar mais sobre este tema, fique ligado em nosso blog e redes sociais.

 

 

 

 

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *