Evangelizar pela internet: além das redes sociais - Dominus Comunicação

Evangelizar pela internet: além das redes sociais

Um dos assuntos mais explorados ultimamente nas conversas entre os agentes pastorais e os padres é evangelizar pela internet. Afinal, essa é uma tarefa que parece muito simples, pois, hoje em dia, a grande maioria das pessoas está presente nas redes sociais. Porém, quando se trata de evangelização existem algumas particularidades que demandam uma atenção maior.

Há muito tempo a Igreja desbrava territórios “midiáticos” quando o assunto é evangelização. Isso iniciou quando as Missas começaram a ser televisionadas ou transmitidas pelo rádio.

Porém, é inegável que com a expansão da internet, a Igreja encontrou nesse meio um ambiente propício para a evangelização. O que também não podemos ignorar é que a pandemia da Covid-19 deu aquele “empurrãozinho” que faltava para que as paróquias que ainda se mostravam tímidas passassem a evangelizar pela internet.

Contudo, quando enjtramos nesse mundo digital, um vasto campo se abre à frente da paróquia. Neste campo não existem apenas as redes sociais. Se você quer conhecer as possibilidades que têm à sua frente, então continue conosco!

 

Como evangelizar pela internet

 

O campo da internet é tão vasto que existem muitas outras oportunidades que precisam ser exploradas pelas paróquias e comunidades. Portanto, insistir numa evangelização que pense apenas em explorar as redes socais é desperdiçar oportunidades e ferramentas importantes e muito eficazes.

Entre os meios de comunicação que a sua paróquia ou comunidade pode explorar estão:

 

Site paroquial

O site paroquial é um importante veículo de comunicação não apenas para apresentar informações relevantes sobre a paróquia, mas também para a evangelização. Parece impossível hoje em dia, mas nem toda paróquia possui um site; ou, o que é pior, nem toda paróquia que tem um site sabe usá-lo devidamente, explorando toda a sua potencialidade quando o assunto é evangelizar pela internet.

 

Blogs para evangelizar pela internet 

Os blogs são grandes aliados na exploração das oportunidades de evangelização, associando-os ao site paroquial, ou  criados de maneira independente, caso sua paróquia ainda não possua um site. É possível disseminar conteúdos formativos, artigos e demais iniciativas que tenham textos e materias ricos como estratégias. Há, inclusive, versões gratuitas disponíveis que podem ser utilizados. 

 

Apps

Aplicativos são outros instrumentos muito eficazes quando se pensa em evangelizar pela internet. A paróquia tanto pode aproveitar de aplicativos como WhatsApp para disseminar informações, quanto criar um aplicativo exclusivo. Já pensou em oferecer um aplicativo com a novena do padroeiro da sua paróquia?

 

E-mail marketing 

O uso do e-mail mudou o relacionamento das pessoas com empresas e instituições. Através de e-mail marketing é fácil estreitar laços com o fiel e oferecer a ele informações e produtos que ele precisa. Você pode disponibilizar por e-mail convites para eventos paroquiais, ebook e infográficos.

 

Do digital ao real: o processo para evangelizar pela internet 

Sim, é possível a paróquia ou a comunidade almejar uma evangelização digital que conflua para o real. Aliás, esse deve ser um dos objetivos quando se pensa em evangelizar pela internet.

Precisamos encarar o meio digital como uma oportunidade de sermos a “Igreja em saída”, como nos pede o Papa Francisco. O que significa que precisamos sim sair em busca das pessoas, mas também trazê-las ao nosso convívio real.

Em 2014, muito antes da realidade da pandemia, o Papa Francisco teve uma reunião com o Conselho Pontifício para os Leigos, com o tema “Anunciar o Evangelho na era digital”. Já naquela ocasião o Papa afirmou que na internet a Igreja deve “despertar as necessidades do coração e indicar o caminho que conduz à resposta, que é Jesus”.

Ele ainda ressaltou que é essencial a presença que a Igreja tem firmado na internet, mas que isso “não é o suficiente” porque é preciso “conhecer homens e mulheres de verdade”.

Neste sentido, se faz necessário aproveitar as oportunidades que a própria internet nos oferece para atrair as pessoas para uma participação efetiva e presencial na igreja.

A Jornada da Evangelização é uma ferramenta desenvolvida a partir do marketing de conteúdo para atrair as pessoas. O fiel “percorrerá um caminho” até decidir por aderir a proposta que estamos fazendo a ela. Neste caso, uma vida nova em Cristo Jesus.

Outra maneira de atrair do digital para o real é produzindo eventos, quando a realidade permitir, é claro. No entanto, nenhuma ação terá boa resposta dos fiéis se não trabalharmos muito bem a dimensão da acolhida na paróquia. É na acolhida, na porta da Igreja, que começa uma evangelização que, de fato, desperta nas pessoas o sentimento de pertença.

 

Gostou das dicas? Curta e compartilhe!

Gisa Prado

Jornalista de formação, com longa experiência na produção de conteúdos para meios de comunicação católico.

Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing.  Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *