Estudo Bíblico: Por que é importante promover na Paróquia - Dominus Comunicação

Estudo Bíblico: Por que é importante promover na Paróquia

Estudo Bíblico: Por que é importante promover na Paróquia

A Palavra de Deus é o meio por excelência com o qual podemos nos comunicar e nos relacionar com Deus. Promover o estudo bíblico na paróquia é uma importante forma de estimular esse relacionamento.

Entretanto, como bem sabemos, infelizmente é muito comum encontrarmos casos assim. São cristãos que têm a Bíblia apenas como mais um livro em sua estante. Logo, não sabem como ler, interpretar e discernir aquilo que Deus deseja revelar.

Isso muitas vezes se dá pela falta de orientação e experiência com a Palavra. É preciso trabalhar, então, na conscientização e formação dos leigos para que reconheçam a grandeza desta experiência, que é também tão simples e acessível.

Portanto, promover o estudo bíblico na paróquia através de iniciativas criativas e dinâmicas irá favorecer a evangelização e a formação de cristãos mais conscientes e maduros na fé.

Afinal, não é possível relacionar-se com Deus e Sua Palavra por meio de uma leitura puramente intelectual. É preciso deixar-se iluminar pelo Espírito Santo e estar aberto para aquilo que Ele deseja comunicar de maneira particular para si.

E para isso, o estudo bíblico na paróquia apresenta o itinerário ideal para percorrer. Com passos simples como a leitura, meditação, oração e contemplação, o cristão realiza sua leitura orante da Palavra. Desse modo, experimenta a graça do encontro com o Senhor que se revela a nós.

Se você deseja fortalecer a sua intimidade com Deus e quer entender como promover o estudo bíblico em sua paróquia, acompanhe este conteúdo!

A Palavra de Deus e a formação paroquial

Segundo o Catecismo, na Sagrada Escritura a Igreja encontra incessantemente seu alimento e sua força. Portanto, nela não acolhe somente uma palavra humana, mas o que realmente é: Palavra de Deus.

“Com efeito, nos Livros Sagrados o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala” (CIC, 104).

Cultivar o estudo bíblico na paróquia, portanto, é compreender que por meio das Sagradas Escrituras temos acesso às revelações do Senhor para o Seu povo. Essa comunicação tem o seu ápice com a vinda de Jesus quando o Verbo se fez carne e habitou no meio de nós.

São Jerônimo dizia que ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo. Sendo assim, é fundamental que haja nas comunidades e paróquias a animação bíblica dos fiéis, para que estes a tenham como centro de suas vidas.

Em sua exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, o Papa emérito Bento XVI alerta os fiéis sobre os riscos e as consequências de não cultivar uma sadia formação dos cristãos no conhecimento da Palavra de Deus:

“Quando não se formam os fiéis num conhecimento da Bíblia conforme à fé da Igreja no sulco da sua Tradição viva, deixa-se efetivamente um vazio pastoral, onde realidades como as seitas podem encontrar fácil terreno para lançar raízes. Por isso é necessário prover também uma preparação adequada dos sacerdotes e dos leigos, para poderem instruir o Povo de Deus na genuína abordagem das Escrituras”.

Como fazer um estudo bíblico na paróquia

Para realizar um estudo bíblico na paróquia você pode utilizar a metodologia da Lectio Divina. Como dito, trata-se da leitura orante da Palavra por meio de quatro etapas: leitura, meditação, oração e contemplação.

Logo, um passo bastante importante na Lectio Divina é o da leitura do texto, em que se busca a compreensão da mensagem apresentada.

“Para descobrir a intenção dos autores sagrados, há que levar em conta as condições da época e da cultura deles, os “gêneros literários” em uso naquele tempo, os modos, então correntes, de sentir, falar e narrar” (CIC, 110).

Nesse sentido, a promoção de momentos de estudo bíblico na paróquia, de maneira comunitária, pode ser de grande ajuda para aqueles que estão aprendendo sobre a leitura orante da Palavra.

Visto que, por meio de momentos comunitários e auxiliados pelo acompanhamento de irmãos mais maduros na fé, esse momento se torna muito mais rico com a percepção de detalhes que talvez sozinhos não seria possível enxergar.

E são justamente esses detalhes que farão a diferença nas etapas seguintes do estudo bíblico, em que se chegará à compreensão daquilo que Deus deseja revelar a cada um de maneira pessoal e particular.

Como começar de modo prático

  • Grave vídeos com a Lectio Divina do dia e partilhe nas redes sociais
  • Inicie uma campanha para promover o estudo bíblico na paróquia (ex: escolha um livro específico para se trabalhar a cada mês)
  • Estabeleça um dia da semana para realizar a Lectio Divina comunitária entre os membros de sua pastoral
  • Divulgue testemunhos de experiências com o estudo bíblico para motivar e inspirar outras pessoas

Como resultado dessas experiências, os fiéis se encontrarão mais dispostos e animados a cultivar o estudo bíblico não apenas na paróquia como também em suas casas e em seu dia a dia.

De tal forma que teremos assim cristãos mais maduros e íntimos de Deus e Sua Palavra que se faz presente, habita no meio de nós e em tudo deseja se comunicar com cada um de Seus filhos.

Gostou dessas dicas? Que tal compartilhar com os seus amigos e promover agora mesmo o estudo bíblico na paróquia?

 

Jéssica Maia

Jornalista por formação e missionária, Sua missão é anunciar a Paz ao coração dos homens. Atualmente compõem a equipe de Redação da Dominus. Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *