Como escrever um texto evangelizador para o site paroquial

Como escrever um texto evangelizador para o site paroquial

Como escrever um texto evangelizador para o site paroquial

Certamente, você chegou até aqui porque quer saber como escrever um bom texto evangelizador para o site da sua paróquia! Acertei?

É muito bom saber que podemos contar com um evangelizador como você. Pessoas que se  interessam em conteúdos capazes de potencializar suas ações evangelizadoras.   

Mas, vamos ao que interessa!

A cada dia que passa se torna ainda mais importante o uso da internet, como meio de evangelização. Mas, nem todos os que estão presentes nos sites e redes sociais sabem usá-los ao seu favor.

Isso significa que,  ao utilizarmos a internet como meio de evangelização, precisamos usar de estratégias bem definidas que nos dê o que desejamos: almas para Jesus! 

É possível evangelizar, formar os agentes de pastoral, atrair pessoas desinteressadas ou até inimigas da fé através da escrita de um bom texto. 

Aprenda comigo como criar um texto capaz de gerar resultado para seu site! Objetivamente, aumentando os acessos, fazendo crescer a visibilidade com o público, tornando-o referência no conteúdo que está sendo apresentado. 

Entenda, porque é necessário escrever para internet de forma estratégica e como criar um texto para web passo a passo. 

Texto para site x texto para jornal da paróquia

Acredito que você concorde comigo que o jornalzinho da paróquia, cai a cada novo tempo em desuso. Sobretudo, nesse período da pandemia, se tornou inviável para algumas paróquias esse envio, seja pelo alto custo, seja por toda dificuldade enfrentada  nas entregas a domicílio. 

Além disso, o formato dos textos para jornal tendem a ser um canal de “mão única”, estático, de pouca possibilidade de interação. Na internet, em pouco tempo após lançar um conteúdo, acontece a interatividade. 

Em tempo real, é possível avaliar se o texto alcançou seus objetivos ou não.
Se ficou claro o conteúdo, quais as dúvidas do público, etc. Além disso, o custo de produção de um texto para um site é mínimo. Sendo o redator um voluntário da Pascom, ou até mesmo o membro de uma pastoral que seja interessado e tenha habilidades na escrita, as plataformas de criação de site podem ser gratuitas. 

Resumindo: grave todas as dicas que vamos dar a você aqui, e aplique na produção de conteúdo do seu site paroquial! Vai ser sucesso! 

Um texto evangelizador para quem?

Em primeiro lugar, não dá para escrever um texto sem saber ao certo para quem se está escrevendo. Portanto, é necessário que se defina com clareza duas coisas :

  • Os objetivos da Paróquia e da Pastoral da Comunicação para o site e para o tempo da evangelização paroquial
  • Para quem meu texto será destinado;

Um exemplo: A paróquia elencou algumas prioridades evangelizadoras e pastorais na Assembleia paroquial: promoção vocacional, reforma da Capela do Santíssimo, fortalecimento do dízimo e evangelização das crianças. Logo, os conteúdos que preciso escrever devem estar voltados para atingir esses objetivos específicos, assim como os públicos aos quais se destinam. 

A Assembleia elegeu como público-alvo os jovens, os dizimistas e as crianças. É interessante que se afunile ainda mais as características e se crie o que conhecemos, no marketing, como personas. 

A Dominus possui um Ebook incrível  aprofundando o tema da persona, e ensinando você a definir na prática. Baixe agora mesmo Como criar personas de forma simples e eficiente.

Ainda disponibilizamos  para você um Validador de personas, uma ferramenta super intuitiva que vai facilitar, ainda mais, seu trabalho. 

É hora de escrever

Tendo definido o objetivo do seu texto e para quem ele se destina, chegou o momento de escrever. 

Basicamente, o texto precisa conter – aquilo que já aprendemos nas aulas  de Redação – introdução, desenvolvimento e conclusão. Pode parecer história de professor de português, mas existem inúmeros textos de sites paroquiais que são escritos sem uma estruturação mínima de um conteúdo, de uma ideia. 

Pensando no exemplo da paróquia que elencou como prioridade a promoção vocacional. Digamos que você tenha planejado lançar 1 blogpost por semana com temática vocacional. Para esse texto você pode criar o título “5 passos para fazer um bom discernimento vocacional”. 

Pense que você tem um itinerário a ser apresentado. Mas, antes disso é preciso colocar o contexto. É a introdução: resume o que significa vocação e apresente-a de forma apaixonada. 

Ao desenvolver seu conteúdo, preocupe-se com apresentar ações concretas para suas personas. Dicas que sejam precedidas de verbos no imperativo, que sugira movimento e reação em quem ler. Como: 1º passo: Busque uma vida de oração; 2º passo: Procure um diretor espiritual o quanto antes.

Como dito, o texto que gera resultado e é compreendido pelo público, se torna uma referência. Se um vocacionado toma suas dicas e faz seu discernimento vocacional, com a Graça de Deus, poderemos ter convicção que outros serão conquistados. 

Portanto, sugira uma ideia: o discernimento vocacional; apresente uma solução concreta: os passos; por fim, reforce a importância do discernimento e as consequências da falta de um bom discernimento. 

Evangelizar com um texto pede técnicas

Pode parecer que não, mas: NÃO DÁ PRA ESCREVER PARA O SEU SITE PAROQUIAL SEM TÉCNICAS E OBJETIVOS. 

Sabemos que algumas técnicas são imprescindíveis se você deseja atrair pessoas para seu texto, aumentar as visitas no seu site e se posicionar como autoridade no assunto na internet. Isso tudo só é possível com as técnicas de SEO.

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, em tradução livre significa otimização para mecanismo de buscas. É o que leva você a escolher um texto na primeira página do Google, entre os ranqueados ao pesquisar sobre qualquer assunto. 

Algumas técnicas que podem te ajudar nesse caminho é: 

  • Escolha títulos atrativos 
  • Defina uma palavra-chave (a partir de pesquisa em sites especializados como Neil Patel
  • Insira a palavra-chave ao menos 3 vezes no textos, em especial no título, no primeiro parágrafo, e em um dos intertítulos; 
  • Para cada 300 palavras tenha um intertítulo;
  • Insira links que levem seu leitor a navegar no seu site, e em sites de parceiros. 

Você pode aprofundar mais em SEO com esse material rico da Resultados Digitais. Acesse 

Garantindo o sucesso do seu texto

Para finalizar, certifique-se de eleger uma imagem, em alta resolução, que resuma seu texto e dê visibilidade. Prepare uma boa postagem nas redes sociais que toque na importância desse texto e despertando a atenção dos  agentes pastorais para a sua leitura. Divulgue bem, e se achar oportuno patrocine o anúncio, isso pode fazer sua paróquia chegar ainda mais longe. 

Espero que goste! Em nosso site, temos outros conteúdos incríveis. Acesse! 

 

Heraldo Lima

Jornalista de formação, possui intensa e longa experiência missionária. Atualmente compõe a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing. Casado com a Anne e pai do Davi. Seu coração está na evangelização!

2 Comments

  1. Valdeci disse:

    Estou implantando em nossa paróquia, tudo li aqui,mas nao sei nada,nem por onde começar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *