Anúncio Querigmático: 5 estratégias que sua comunidade pode usar para atrair mais pessoas

Anúncio Querigmático: 5 estratégias que sua comunidade pode usar para atrair mais pessoas

Anúncio Querigmático: 5 estratégias que sua comunidade pode usar para atrair mais pessoas

Mais do que responder ao chamado de Jesus “pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15), é preciso cumprir essa missão com excelência. O anúncio querigmático é, portanto, a bússola que pode orientar todo o processo evangelizador da Igreja e assim ajudar a atrair aquelas pessoas que, por algum motivo, acabaram se afastando de Deus.

 O anúncio querigmático se caracteriza por uma evangelização que sensibiliza e mobiliza a pessoa por inteiro. Ela experimenta o amor do Senhor de maneira tão intensa e profunda que sente necessidade de buscar por esse amor com todo anseio do seu coração. 

A pessoa passa a reconhecer que é Deus quem dá sentido à sua vida e que não pode mais viver sem Ele.

A partir dessa experiência do primeiro anúncio, é preciso conduzi-la a dar um passo definitivo na sua vida. É preciso motivá-la à conversão, despertar nela um profundo desejo de mudança por amor a Jesus.

Aquele que se deixa tocar por um anúncio querigmático deve desejar proclamar a sua fé não apenas com  palavras, mas com sua própria vida. Esta, logo tomará um novo rumo, integrando-se na comunidade, vivenciando os sacramentos e o amor aos irmãos.

No entanto, isso tudo provavelmente não seja uma novidade para você. Mas, talvez, o que esteja faltando para a sua comunidade neste momento seja uma clareza sobre como colocar isso em prática.

Por isso apresentamos hoje 5 estratégias que você pode adotar para atrair mais fiéis para a sua comunidade, a partir do anúncio querigmático. Vamos às dicas!

1. Esteja presente nas redes sociais

No tempo do Papa Bento XVI (2005 a 2013), a Igreja já sinalizou que reconhecia a importância de estar presente no ambiente digital. Prova disso foi quando o Vaticano criou uma conta no Twitter para uso do Papa. 

Desde então, as redes sociais têm servido a Igreja como um meio de atrair pessoas para Deus. Uma das contas do Papa Francisco , que no Brasil assume @pontifex_pt,  após um ano de sua criação já era o segundo perfil com mais seguidores no mundo, atrás apenas de Barack Obama. 

Atualmente o Papa possui mais de 18 milhões de seguidores que acompanham as suas mensagens diárias, que apesar de curtas são enérgicas e carregadas de significado. As suas mensagens são uma demonstração de como realizar uma evangelização querigmática nas redes sociais.

2. Uma evangelização querigmática deve oferecer conteúdo relevante

Não basta estar nas redes sociais e ter um site paroquial. Este serviço deve ir muito além de oferecer o horário das missas, os avisos paroquiais e a história da paróquia.

Se a intenção é atrair mais fiéis para a comunidade, faça do perfil da paróquia ou do padre, assim como do site paroquial, um verdadeiro veículo de comunicação e formação.

Ofereça conteúdo de qualidade, com uma linguagem atrativa, adequada ao seu público. É preciso oferecer aquilo que o fiel está buscando, ainda que ele mesmo não tenha consciência do que precisa. 

Nós, no entanto, sabemos do que ele precisa: de um encontro transformador com o amor do Senhor!

3. Cative as pessoas dando atenção a elas

Tem sido cada vez mais comum as pessoas procurarem por perfis religiosos buscando orientação espiritual e aconselhamento. Quando isso acontece estamos diante de uma excelente oportunidade!  

As pessoas que estão no ambiente online precisam de tanta atenção quanto aquelas que estão no ambiente físico da igreja. Por isso, é muito importante interagir com as pessoas, dar respostas às suas perguntas e até curtir os seus comentários.

Desta maneira, você se mostra receptivo, cria vínculo com as pessoas e ao mesmo tempo demonstra que as portas da sua comunidade estão abertas para elas.

4. Promova eventos online

Não é porque estamos em tempo de pandemia que não podemos promover encontros de oração, espiritualidade e formação. 

Eventos com transmissão online, ou gravados e disponibilizados no YouTube, têm um baixo custo e são muito eficientes quando se pretende atingir um grande número de pessoas.

Que tal promover na sua paróquia uma tarde de evangelização ou uma palestra com o tema “Em busca Daquele que muito me amou”? Além de falar sobre o amor de Jesus, conduzir um momento de oração e abandono nos braços do Senhor pode conquistar de vez o coração do fiel.

No entanto, antes do evento, não se esqueça de promover uma forte divulgação nas redes sociais e na sua paróquia.

Aproveite para criar um formulário de inscrição. Dessa forma, você pode entrar em contato com os inscritos e fortalecer o vínculo com eles, oferecendo ações de oração e aconselhamento e até mesmo divulgando outras ações promovidas pela comunidade.

Lembre-se que a partir dessa pesca no ambiente digital podem surgir novos evangelizadores.

5.    Acolha as pessoas como quem acolhe o próprio Cristo

Ao chegar na sua comunidade, a pessoa precisa se sentir acolhida, amada e querida. Ao passar pela porta da Igreja ela deve sentir que está entrando na Casa do Pai, que por ela espera com muito amor. 

Do contrário, todo o trabalho desenvolvido para conseguir atraí-la até a Igreja estará perdido. Mas, afinal, como conseguir despertar esse sentimento? 

Atitudes simples, como ter o sacerdote na porta da Igreja recepcionando os fiéis com alegria antes da celebração da Missa fazem toda a diferença. 

Este é o momento no qual o padre percebe rostos diferentes entre as suas ovelhas e vai poder dirigir uma palavra especial de acolhida diretamente a elas. 

Agradecer a presença dos visitantes no início da missa e convidá-los a retornar no final da celebração também proporciona um ambiente de acolhida. 

Leia também:  Eventos Querigmáticos: Cinco formatos para você realizar neste período de Pandemia

Gisa Prado

Jornalista de formação, com longa experiência na produção de conteúdos para meios de comunicação católico.

Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing.  Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *