7 dicas para aumentar o número de visitantes em sua paróquia

7 dicas para aumentar o número de visitantes em sua paróquia

7 dicas para aumentar o número de visitantes em sua paróquia

A Casa de Deus está sempre de portas abertas para acolher seus filhos. No entanto, nem sempre eles estão dispostos a se fazer participantes da comunidade. Nessas condições, a paróquia precisa ser criativa para atrair a atenção dos católicos, aumentar o número de visitantes e torná-los fiéis em suas celebrações. Mas, como conseguir isso? Veja nossas dicas!

1. Promova um show católico

São diversas as bandas católicas que se lançaram no mercado da música sacra nas últimas décadas. Por serem bem conhecidos, os músicos costumam  atrair uma boa quantidade de pessoas aos seus shows. Se a sua paróquia possui um espaço amplo para o evento, o show pode acontecer ali mesmo, senão é possível alugar um espaço para a sua realização. Além de ser um excelente meio de evangelização, é possível aproveitar a presença massiva de pessoas e divulgar a programação da comunidade, além de promover meios de arrecadação de fundos, com barracas de alimentação, taxas de ingresso, entre outras iniciativas.

2. Convide um padre com expressão nacional para visitar sua paróquia

São muitos os padres da Igreja Católica que se tornaram conhecidos nacionalmente. Como cantor ou pregador, ou as duas coisas, esses sacerdotes conseguem arrastar uma multidão de fiéis ávidos por ouvir a Palavra de Deus. Por que, então, não aproveitar da presença de um padre conhecido em todo o país para atrair mais visitantes para a sua paróquia?! Pode ser uma noite de louvor, caso o padre seja também cantor, ou uma tarde de palestra sobre um determinado tema.

3. Proporcione o lançamento de livros católicos de autores renomados

Muitos padres e leigos têm lançado livros acerca da espiritualidade e diversos assuntos de interesse cristão. Proporcione na sua paróquia um evento de lançamento de um livro desse porte, assim você estará incentivando a prática da leitura (de qualidade), promovendo o conhecimento, evangelizando e ainda atraindo mais pessoas para conhecer sua paróquia.

4. Faça vigílias de oração

Já pensou em realizar na sua paróquia 24 horas de adoração a Jesus Eucarístico? Quantas pessoas podem ser restauradas – curadas em seu interior – por passarem algumas horas diante de Jesus, adorando-o, rendendo-lhe graças. O quanto o próprio Jesus ficaria satisfeito.

Para atrair fiéis de toda a sua cidade e região, conte com o apoio da sua diocese para divulgar o evento. Convide padres de paróquias vizinhas para participar também. Crie um nome para ele, por exemplo: “24 horas de desagravo ao Coração Misericordioso de Jesus”, ou “24 horas com Jesus, por Jesus e em Jesus”.

Para garantir que tenham pessoas disponíveis nas 24 horas do evento, faça uma tabela com os horários, distribuindo duas ou três horas para cada pastoral ou movimento da sua paróquia. É preciso também determinar um rodízio de agentes de pastoral para acolherem  os fiéis que estarão chegando para a adoração, portanto é preciso fortalecer a Pastoral da Acolhida.

5. Realize novenas

A prática da piedade popular atrai muitas pessoas para a Igreja, principalmente idosos. Portanto, não se contente apenas com a novena do padroeiro da sua paróquia. Promova novenas a algum outro santo de devoção ou padroeiro da sua cidade ou do estado. Você pode também incentivar a devoção mariana com novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima, Imaculada Conceição, etc.

6. Ofereça uma tarde para as famílias

Cada membro da família precisa ser bem acolhido na paróquia. Crianças, jovens, adultos e idosos precisam se sentir em casa para poder fazer sua experiência com Cristo e tornarem-se membros da comunidade. Uma paróquia que valoriza a família deve ter ações de evangelização pensadas para todos os seus membros. Por isso, ofereça uma tarde para as famílias com gincanas e oficinas para estreitar ainda mais os laços entre pais e filhos. Peça para que cada família traga uma pessoa a mais, parente ou amigo, para conhecer a comunidade e se enturmar com todos.

7. Empreenda eventos para crianças

Além de ser um público que necessita de eventos específicos – devido a necessidade de uma linguagem especial – as crianças não costumam andar sozinhas. Logo, evangelizar crianças é abrir uma porta de evangelização com os adultos.

Enfim, são muitas as iniciativas que pode ser promovidas para atrair mais pessoas para a sua paróquia. Além disso, em cada um desses eventos, antes do seu início, pode-se aproveitar as pessoas ali reunidas para divulgar as ações pastorais da paróquia. É interessante que o pároco acolha de maneira especial os visitantes e convide-os para retornar nas atividades regulares da comunidade. Aproveite, também, a presença dos seus paroquianos para recordá-los sobre a beleza e a profundidade da missão do dizimista, convidando aqueles que ainda não são para contribuírem com a obra de evangelização e manutenção da sua paróquia.

Gisa Prado
Jornalista de formação, com longa experiência na produção de conteúdos para meios de comunicação católico. Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing.  Seu coração está na evangelização!