7 ações para melhorar o atendimento paroquial - Dominus Comunicação

7 ações para melhorar o atendimento paroquial

7 ações para melhorar o atendimento paroquial

Quando falamos ou pensamos em melhorar o atendimento paroquial devemos ter em mente que a secretaria não é apenas um espaço físico.

Para muito além disso, é um lugar primeiramente de acolhimento!

Portanto, para melhorar o atendimento paroquial é preciso deixar de lado a ideia de que neste local se prestam apenas serviços burocráticos. Afinal, este espaço não serve apenas para agendar casamentos, batizados, fazer matrícula da catequese ou dar informações sobre as celebrações.

Também na secretaria paroquial a evangelização acontece!

Contudo, além do espaço físico, uma secretaria paroquial é formada pelas pessoas que ali trabalham. Esses colaboradores dão um rosto à paróquia. Logo, o seu atendimento, a sua maneira de acolher os paroquianos, afeta de maneira positiva ou negativa as ações de evangelização da comunidade. Tudo depende de como esse atendimento é conduzido.

Quer saber como melhorar o atendimento paroquial? Então acompanhe estas 7 dicas

1 – Participe de eventos especializados de capacitação 

A capacitação é sempre o melhor caminho e o melhor investimento para qualquer carreira, qualquer função. Sendo assim, com o secretário ou secretária paroquial não é diferente! 

Por isso, procure por cursos, palestras, workshops e outros eventos – como Conaspar (Congresso Nacional de Secretários paroquiais) –  que ofereçam formação especializada no atendimento ao público e sobre as demandas de serviço da secretaria paroquial. 

Tais eventos costumam ser oferecidos pelas Cúrias, mas você também pode buscar informações e formações em empresas de marketing católico.

2 – Alinhe as agendas pastorais: isso vai melhorar o atendimento paroquial demais

Sem ter as agendas totalmente alinhadas é impossível que os eventos paroquiais sejam planejados e que aconteçam adequadamente. Por isso, para melhorar o atendimento paroquial é preciso estar atento a todos os detalhes.

3 – Sorria sempre ao receber um fiel

É imprescindível que o secretário ou secretária paroquial saiba acolher a todos com um sorriso no rosto. Esse sorriso muitas vezes pode fazer a diferença na vida daquele que chega na secretaria. É preciso acolher a cada um como se acolhe o próprio Cristo!

4 – Se errar, peça perdão e seja cordial e melhore o atendimento paroquial

Errar é também parte de todo processo. O que não pode acontecer é manter uma postura de orgulho e insistir no erro. 

Por isso, ao perceber que cometeu um equívoco, por menor que seja, é preciso desculpar-se e corrigir o erro. Lembre-se, a humildade quebra barreiras, enquanto que o orgulho constrói muros.

5 – Mantenha os documentos antigos ou atuais sempre organizados

O grande diferencial na agilidade dos serviços prestados na secretaria paroquial é a organização dos documentos. 

Portanto, se a sua secretaria paroquial tem alguns documentos pendentes na organização, é o momento de arregaçar as mangas e mudar essa realidade. Melhorar o atendimento paroquial é impossível em meio a papéis espalhados aleatoriamente.

6 – Para melhorar o atendimento paroquial é necessário conhecer bem as ferramentas utilizadas no seu trabalho

Vivemos a era da informatização, de tecnologias que surgem a todo momento para facilitar nosso dia a dia, inclusive, ou, principalmente, no trabalho. 

Portanto, querer brigar com o computador ou com uma ferramenta de apoio é perda de tempo. Busque conhecer melhor as ferramentas que você tem à sua disposição e logo perceberá que elas existem para melhorar o atendimento paroquial.

7 – Participe das reuniões de conselho e da vida pastoral da comunidade  

O secretário ou secretária paroquial precisa estar por dentro não apenas da agenda da paróquia, mas de cada detalhe do que é feito no pré-evento, evento e pós-evento. 

E a melhor maneira de estar bem informado é participando das reuniões. Porém essa participação não precisa se dar a partir de uma postura de funcionário da paróquia. Procure inserir-se na comunidade, ser parte dela!

 Como você pode perceber, melhorar o atendimento paroquial não é nenhuma missão impossível! Basta dedicação, atenção, sutileza e desejo de fazer o melhor pelo irmão.

Dicas como essas podem te ajudar, mas no seu dia a dia dentro da secretaria você mesmo vai percebendo a realidade e as necessidades de adequação para desempenhar um bom serviço.  Esteja atento e com o coração aberto!

Essas dicas foram úteis para você? Então, compartilhe!

Gisa Prado

Jornalista de formação, com longa experiência na produção de conteúdos para meios de comunicação católico. Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing.  Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *