Equipe de evangelização: Por que criar uma em sua Paróquia?

Equipe de evangelização: Por que criar uma em sua Paróquia?

Criar uma equipe de evangelização, dedicada exclusivamente a esta importante ação, é indispensável em uma comunidade paroquial. Para entender melhor a necessidade, é preciso voltar novamente o nosso olhar para o que significa a palavra “evangelizar”.

No dicionário da língua portuguesa, significa “Difundir a palavra do Evangelho para converter alguém”. Sendo assim, evangelização é a ação e o efeito de anunciar a Palavra de Deus. O objetivo de quem evangeliza – na prática – é mais do que buscar conversão, mas oferecer um relacionamento com a pessoa de Jesus.

Quando falamos de ter uma Equipe de evangelização, estamos falando em ter um grupo de pessoas encarregadas de levar a boa notícia.

Porque criar uma equipe de evangelização?

Sabemos que a grande tarefa da Igreja é evangelizar, então nossa pergunta já estaria respondida aqui? Acredito que, conceitualmente, sim! Agora na questão prática não! Criar uma equipe voltada especificamente para evangelizar precisa ser encarado do ponto de vista estratégico, para uma comunidade paroquial.

Boa parte das paróquias – que desenvolvem um plano de pastoral -– têm o anúncio querigmático como principal deficiência em seus processos. Além disso, a problemática da falta de pessoas engajadas nas atividades pastorais é recorrente.

Se questionarmos os agentes pastorais acerca da falta de pessoas que se interessem pela vida pastoral da paróquia, as respostas que receberíamos seriam das mais variadas. Muitos dizem que as pessoas não querem compromissos, não estão nem aí para Deus, só querem festa e dinheiro, são muito apegadas à família, são mundanas, não têm fé, só procuram Deus quando precisam etc.

Mas, qual o real motivo de uma pessoa não querer servir a Deus? Ela não recebeu a boa notícia! Ela não fez a experiência com o Evangelho! Agora você entendeu o motivo de se ter uma equipe de evangelização? Esta equipe é a propagadora da boa notícia, é ela que anuncia e promove a cultura da evangelização na paróquia. É, portanto, uma questão de sobrevivência.

O que faz uma equipe de evangelização?

Responsável por atrair novas pessoas para a Igreja, a equipe de evangelização deve concentrar seus esforços nas ações querigmáticas. Em uma linguagem figurada, são eles que jogam a rede ao mar para capturar os peixes. No Blog post Evangelizar: Eis o segredo para aumentar a arrecadação do dízimo, apresentamos o funil da evangelização. É uma espécie de gráfico usado principalmente no marketing digital, adaptado para a evangelização.

A equipe de evangelização é uma ação topo de funil, vejamos no abaixo:

 

No topo do funil temos a primeira etapa “ATRAIR”. Fundamental para o engajamento pastoral, esta é a fase em que a pessoa deve ter o primeiro contato com a comunidade paroquial. As atividades de topo de funil da evangelização são ações ligadas ao anúncio querigmático e tem como principal objetivo levar a boa notícia e fazer com que o público alvo tenha uma experiência com Deus.

A equipe de evangelização se enquadra perfeitamente nesta etapa, e tem participação em outras existentes no meio do funil. Este time estratégico tem responsabilidade sobre o bom funcionamento das ações que estão presentes no início do processo evangelizador. É ele que precisa pensar como a comunidade paroquial irá viver o anúncio querigmático e como integrará as diversas ações realizadas para tal objetivo.

Espero que tenha gostado! Até a próxima! 

Que tal acelerar a evangelização da sua comunidade? Conheça nosso Programa de Aceleração:

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

 

2 Comments

  1. Rosilda Baía Neres Silva disse:

    Eu quero participar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *