Como usar o Whatsapp Business para evangelizar

Como usar o Whatsapp Business para evangelizar

A versão do aplicativo mais popular do Brasil e do mundo voltado para as empresas pode ser um ótimo aliado na evangelização. 

Lançado no início de 2018, o WhatsApp Business já é um dos canais de relacionamento mais usado por empresas. 

Na Igreja ele pode ser uma ótima alternativa para fortalecer o relacionamento evangelizador da paróquia. 

Neste artigo quero ajudar você a estruturar sua estratégia de evangelização usando o WhatsApp. Confira o que você vai ler:

  • Como instalar o WhatsApp Business;
  • 9 formas de usar o WhatsApp Business para evangelizar;
  • E, por fim, 8 dicas importantes que você deve observar ao usar o WhatsApp Business para evangelizar.

Como instalar o WhatsApp Business para evangelizar

Esta versão do app  está disponível gratuitamente para Android, iOS e na versão web. Para baixá-lo, siga os seguintes passos:

  • Pesquise por WhatsApp Business no aplicativo de compra do seu aparelho;
  • Faça o download;
  • Abra o aplicativo e aceite as condições;
  • Permita que ele acesse os contatos, fotos e arquivos;
  • Insira e verifique o número do telefone comercial.

Após instalado, o aplicativo fica com o nome de “WA Business” – a fim de diferenciar da versão não-comercial.

Confira as principais configurações do WhatsApp Business, e obtenha todas as vantagens de usar esta versão na sua comunidade.

Perfil comercial

A primeira coisa que o aplicativo irá sugerir é a criação do seu perfil comercial. Nele, é possível incluir informações relevantes da comunidade, como:

  • Descrição da paróquia;
  • Horário de atendimento;
  • Endereço físico com mapa;
  • Site;
  • Endereço de e-mail.

Você pode atualizar esses dados sempre que for necessário., Para isso, basta clicar em “Mais Opções”, depois em “Configurações” e no seu nome comercial.

Respostas Rápidas

O WhatsApp Business permite que você salve as mensagens enviadas com maior frequência para reutilizá-las em outras conversas. Elas podem estar relacionadas com as perguntas mais comuns, como:

  • Horários de Missa;
  • Como contribuir com o dízimo;
  • Horário de atendimento da Secretaria Paroquial;
  • Documentos necessários para Batismo, casamento e outros sacramentos.

Para cadastrar as respostas rápidas, acesse os três pontos localizados no canto superior direito, clique em “Configurações” e depois em “Configurações da Empresa”.

Mensagem automática

O mesmo caminho acima permite, ainda, que você edite 2 tipos de mensagens automáticas:

  • Mensagem de ausência;
  • Mensagem de saudação.

Para adicionar o conteúdo, clique em (+). O campo permite escrever recado, incluir emojis e definir um atalho para essa mensagem, que sempre começará com uma barra. Por exemplo: /nomedoatalho.

O objetivo da mensagem de ausência, por exemplo, é estabelecer o primeiro contato com o evangelizando mesmo que a comunidade esteja fora do seu horário de atendimento. 

Você pode, por exemplo, informar que a partir das 8 horas alguém irá esclarecer as dúvidas, por exemplo. 

Veja aqui 9 formas de usar o WhatsApp Business para evangelizar

  1. Agilizar a comunicação

O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada no mundo, com cerca de 2 bilhões de usuários frequentes

Portanto, se a sua comunidade resolver usar o Whatsapp Business para evangelizar, ela tem mais chances de ser encontrada pelos seus possíveis evangelizandos, e assim, poderá estabelecer um relacionamento mais próximo com eles.

A possibilidade de resposta e interação é muito grande, principalmente porque ela ocorre na palma da mão.

  1. Gerar maior proximidade

O diálogo em tempo real e o contato mais natural através do aplicativo cria uma maior proximidade entre os evangelizandos e a comunidade.

Afinal, é possível dar mais atenção, esclarecer dúvidas e, consequentemente, aumentar a satisfação e garantir o engajamento pastoral do evangelizando.

  1. Oferecer  mais visibilidade

Por ser mais um canal de atendimento direto, que permite uma comunicação mais rápida, o WhatsApp Business pode fazer com que a comunidade ganhe mais visibilidade nas atividades pastorais. 

Com mais possibilidades de contato, e de esse ser ágil, maiores são as chances de atrair mais pessoas para a Igreja. Afinal, quem não gosta de ser respondido prontamente  sobre suas dúvidas? 

  1. Permite o uso de catálogos de produtos

Pode ser que você não conheça esta vantagem, mas o WhatsApp tem a possibilidade de criar um catálogo dos produtos e serviços oferecidos pela comunidade. É possível adicionar itens separadamente, incluindo informações como:

  • Fotos;
  • Descrição;
  • Preço;
  • Link direto.
  • Tudo isso fica armazenado no aplicativo, podendo ser enviado sempre que necessário e para qualquer evangelizando.
  1. Criar links compartilháveis

Outro benefício do WhatsApp Business é a possibilidade de criar links curtos para serem compartilhados em sites ou redes sociais, por exemplo, visando a qualificação de lead e, ao mesmo tempo, aumentar o tráfego na sua página.

Veja como ele aparece na página do site:

Whatsapp Business para evangelizar

Com esse recurso, ao clicar no link o usuário acessa diretamente uma conversa com o WhatsApp da sua comunidade. Nele, ainda é possível associar uma resposta automática, para que seja a primeira mensagem lida por quem clicar nele.

  1. Personalizar etiquetas

Há ainda outro recursos interessante: as etiquetas. Elas podem facilitar o cotidiano da comunidade que utiliza o aplicativo. Com ele, você organiza seus contatos ou conversas para conseguir encontrá-los novamente com mais facilidade.

Essas etiqueta podem receber os seguintes nomes:

  • Novo paroquiano;
  • Novo dizimista;
  • Dizimista fiel;
  • Agente Pastoral;

Você pode criar diferentes etiquetas. 

  1. Integração com WhatsApp Web

O WhatsApp corporativo também pode ser acessado via web, ou seja, pode ser acessado no seu computador, o que é uma facilidade a mais no gerenciamento da sua conta. 

  1. Emitir relatórios

As vantagens do WhatsApp Business não param por aí. Ele conta com funções extras, como a possibilidade de emitir relatórios com dados sobre as conversas realizadas com os evangelizandos.

Ele permite que você saiba quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas e, ainda, a quantidade de contatos recebidos.

Ainda é possível marcar mensagens como não lidas, para que você possa respondê-las com mais calma, e fixar a mais urgente no topo.

  1. Receber doações online

Isso mesmo, esta é uma das grandes novidades de 2020 do App. Nesta segunda-feira (15 de junho) o WhatsApp anunciou que o Brasil será o primeiro país a receber uma atualização do aplicativo que vai permitir que usuários enviem e recebam dinheiro, usando cartões cadastrados. 

A novidade também vai permitir que contas do WhatsApp Business recebam pagamentos por produtos e serviços.

Para que os usuários possam enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp será preciso cadastrar um cartão na função Facebook Pay. Veja como vai funcionar:

  • Haverá uma função, no mesmo menu do envio de imagens, chamada “Pagamento”;
  • Quando o usuário clicar nela, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;
  • Será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha numérica de 6 dígitos;
  • Depois, o usuário vai precisar incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros;
  • Será preciso verificar o cartão junto ao banco, que vai enviar um código ao usuário por SMS, e-mail ou aplicativo do próprio banco. Esse código serve para impedir o cadastro de cartões roubados, por exemplo.

De acordo com o WhatsApp, o uso da senha (ou reconhecimento biométrico do celular) vai ser necessário toda vez que o usuário for enviar dinheiro. As informações de cartão são encriptadas.

Whatsapp Business para evangelizar

Quem vai poder usar?

Será possível usar cartões de débito ou que têm função de débito e de crédito, Visa e Mastercard, dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. 

A transferência vai ser intermediada pela Cielo e não terá  taxas para os usuários. O WhatsApp informou ainda que o modelo é aberto e está disponível para receber outros parceiros no futuro.

As transações só podem ser feitas em Real e dentro do Brasil. Há um limite de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Será possível fazer até 20 transações por dia.

Vale destacar que para as contas comerciais usando o WhatsApp Business será preciso ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico. 

Quem oferecer esta opção de pagamento ou de doação, diferentemente dos usuários, pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação.

8 dicas importantes que você deve observar ao usar o WhatsApp Business para evangelizar

#DICA1: Utilize o número de telefone oficial da paróquia. No caso do WhatsApp Business é possível usar um número de telefone fixo, não é necessário ser um número de celular.

#DICA2: Se for adotar mais este canal de relacionamento não se esqueça de responder todos os demais. Exemplo são as mensagens enviadas no privado das redes sociais como Facebook e Instagram. 

#DICA3: Vá além dos tradicionais comunicados paroquiais. Ofereça conteúdos evangelizadores, mensagens motivacionais e inspiracionais. Evite encher os contatos com comunicados desnecessários. Lembre-se sempre: você escolheu usar o WhatsApp Business para evangelizar.

#DICA4: Direcione as comunicações internas da paróquia. Exemplo: A data e o horário da reunião dos ministros da Eucaristia só são de interesse dos ministros. 

#DICA5: Evite inserção dos contatos em grupos abertos. Isso mesmo, não coloque todos em um “grupo paroquial aberto”, isso evitar de serem bloqueados pelos usuários.

#DICA6: Faça um planejamento para este canal de relacionamento. Assim como é feito para o site, redes sociais, para o WhatsApp também é preciso fazer. 

Defina, objetivos, metas, estratégias, pauta de envio das mensagens. Isso vai facilitar muito e deixar suas ações bem alinhadas. 

#DICA7: Nunca deixe alguém sem resposta. Toda pessoa merece um retorno do seu contato. Se você for adotar este tipo de canal esteja preparado para sempre responder.

#DICA8: Estabeleça sempre um diálogo “humano”, ter mensagens pré-definidas não significa que elas precisam ser mensagens frias em seu humanização. Uma dica legal é o uso de emojis

7 dicas sobre como crescer no relacionamento com o dizimista utilizando o WhatsApp

Conclusão

O WhatsApp Business é uma das ferramentas que permitem que a sua comunidade mantenha contato frequente com seus evangelizados. Procure adotar uma postura sempre evangelizadora e de profissionalismo.

Espero que tenha gostado, e até o próximo conteúdo!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *