Dicas para usar o email marketing na evangelização

Dicas para usar o email marketing na evangelização

Dicas para usar o email marketing na evangelização

Deixe de lado sua opinião de que as pessoas não leem emails e use essa ferramenta para engajar o seu público alvo.

Que o uso do email é uma realidade na vida profissional e pessoal isso já sabemos. Em 2020 o número de usuário de email deve chegar a 3 bilhões, segundo pesquisa da Radicati Email Statistics Report. Outro dado interessantes é o fato de que 92% dos adultos presentes online utilizam email, sendo que 61% deles utilizam diariamente. — Pew Research

No meio empresarial o uso do e-mail marketing compõem o arsenal de estratégias para garantir vendas e o relacionamento com o público alvo. Vejamos algumas estatísticas importantes:

O uso do e-mail marketing na evangelização

Mas, na realidade evangelizadora, como temos usado esta estratégia de marketing digital? Muitas vezes, nossa perceção sobre o uso do e-mail marketing é errada, além disso, a forma que o utilizamos para nos comunicar com o evangelizado é bastante ultrapassada.

Não basta pegarmos um monte de endereço de e-mails aleatórios, e sem autorização das pessoas, e enviar emails com a divulgação dos eventos da comunidade. 

Para estruturar uma boa estratégia de relacionamento usando e-mail marketing é preciso ter bons conteúdos para divulgar. Não é atoa que 93% dos profissionais do marketing usam ele para distribuir conteúdos, não somente para vender produtos. Esse é um dos grandes segredos! Use o e-mail marketing para promover um bom conteúdo. 

Um exemplo prático que fizemos recentemente aqui na Dominus, para auxiliar as pessoas que acompanham nossos conteúdos no site, foi a elaboração de um e-book, com um roteiro de retiro de semana santa em casa. Disponibilizamos esse material em uma página no site da agência e as pessoas podem baixá-lo gratuitamente, confira a página abaixo:

Tendo o e-book pronto, elaboramos um e-mail marketing e enviamos para a nossa base de leads (contatos). Veja o exemplo de e-mail marketing criado:

Os resultados alcançados nessa campanha foram muito bons, quase 500 pessoas visitaram a página do e-book, sendo que 278 pessoas baixaram o material.

Quais passos preciso seguir para implantar o uso do e-mail marketing?

Para iniciar uma estratégia de e-mail marketing, sugiro que você defina primeiramente uma ação evangelizadora. Se for pároco, por exemplo, pode ter como objetivo neste tempo de pandemia realizar atendimentos de oração e aconselhamento usando meios virtuais, como: whatsapp, zoom ou ligação telefônica. 

Tendo claro como irá funcionar o esquema de atendimento online, você deve agora verificar qual banco de dados você já possui. Uma dica, pode ser começar usando o cadastro dos dizimistas, nele deve ter o email e telefone. Com esses dados, monte uma planilha no excel.  

Será preciso inserir esses dados em um sistema de envio de e-mail marketing. Existem alguns gratuitos como o mailchimp  e outros pagos, como é o caso do sistema que usamos aqui na agência, o RD Station. Uma forma mais amadora, é você usar a sua caixa de emails mesmo, porém ela limita a quantidade de pessoas que você pode enviar por vez. Além disso, não te permite fazer um email mais elaborado visualmente. 

Depois que você já seguiu esses passos, precisa definir o texto que irá compor o seu email marketing. É importante que você seja breve e que esse texto tenha características pessoais. Cuidado também ao definir o título do assunto, esse é um detalhe fundamental para que as pessoas abram e interajam com o seu email.  

No vídeo abaixo você pode conferir como é fácil montar um e-mail marketing usando o RD Station. Veja o vídeo de apresentação da Resultados Digitais.

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em saber como a Dominus pode desenvolver as estratégias de marketing digital da sua comunidade, clique no banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas. 

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *