Tipos de conteúdos que não podem faltar no site paroquial - Dominus Comunicação

Tipos de conteúdos que não podem faltar no site paroquial

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque a tua paróquia tem um site, mas você tem dúvidas sobre os conteúdos que não podem faltar no site paroquial.

Além disso, pode ser que sua paróquia ainda não tenha um site estruturado, mas você já está atento pesquisando sobre como construí-lo. 

Independentemente de qual a sua situação, nós queremos te ajudar!

 

Um site paroquial é um mundo de possibilidades

 

Ter um site paroquial não é um luxo, mas sim uma necessidade, em tempos em que a internet se tornou mais um ambiente que um canal de comunicação!

No entanto, você deve concordar que não basta ter um endereço na web e não saber aproveitar as oportunidades que ele pode oferecer à paróquia. Afinal, seria um desperdício!

Sendo assim, um site paroquial será muito mais do que um espaço para publicar os horários da Santa Missa, dos eventos e da confissão.

Portanto, o site paroquial precisa ser visto como um mural de avisos digital – constantemente atualizado e dinâmico – onde o fiel encontra tudo o que precisa.  

Contudo, mais do que isso, o site paroquial pode ser uma importante ferramenta de evangelização.

Por isso, o melhor é que diferentemente de outros meios de comunicação, o site paroquial está disponível a qualquer momento para os paroquianos que facilmente podem acessá-lo. Basta ter o celular nas mãos!

 

Leia também: Marketing de conteúdo: Saiba por que ele pode ser mais eficiente que o jornal paroquial

 

De fato, a imersão das pessoas no mundo digital é um caminho sem volta, afinal a internet oferece tantas facilidades que hoje é impossível imaginar o mundo sem ela.

Portanto, praticamente em tudo o que pensamos, desde uma receita até a pesquisa sobre um lugar para passear, recorremos aos smartphones para fazer uma busca na internet.

Mas não apenas isso, entre os cristãos, é crescente a busca por assuntos enriquecedores para a sua espiritualidade e para aprofundar sua união com Deus. Logo, é justamente aqui que a igreja pode encontrar uma excelente oportunidade.  

 

Conteúdos que não podem faltar no site paroquial

 

A partir do que já foi dito, comece a compreender que o site paroquial não é apenas para os seus paroquianos.

Comece a enxergá-lo como uma oportunidade de chegar até aquelas pessoas que estão afastadas da Igreja, mas que buscam por um lugar onde se sintam acolhidas. Ou ainda, pense naqueles que ainda não foram evangelizados.

A partir dessa visão mais ampla, veja algumas sugestões de conteúdos que não podem faltar no site paroquial.

 

Leia também: Muito além dos horários de Missa: Como transformar o site paroquial

 

História da paróquia

É importante que seus paroquianos e visitantes conheçam a história da sua comunidade paroquial. Porém, não necessariamente isso precisa ser disposto na forma de um texto longo e pesado.

O ideal é trabalhar numa linguagem fácil, com frases curtas e bem elaboradas que torne a leitura agradável. Portanto, uma maneira bem interessante de dispor essas informações é por meio de um infográfico com as principais datas, descrição e fotos.

 

Biografia do padroeiro

Entre os conteúdos que não podem faltar no site paroquial está uma biografia do padroeiro ou padroeira.

Conhecer mais profundamente o testemunho de vida do padroeiro fortalece a fé dos paroquianos e sua devoção. Além disso, você pode atrair a atenção de fiéis que têm como santo de devoção justamente o padroeiro da sua paróquia.

Caso a tua paróquia tenha o dia votivo dedicado ao padroeiro é importante divulgar para que justamente estas pessoas de fora encontrem a oportunidade para conhecer a paróquia.

 

Pedidos de oração e vela virtual

Sabe aquele bilhetinho que os paroquianos costumam escrever antes da Missa com as suas intenções e depositar no altar? Que tal oferecer a eles a oportunidade de fazer isso a qualquer instante e ainda acender uma vela virtual.

Neste local do site o fiel vai preencher suas intenções certo de que o pároco e toda a paróquia estarão rezando por elas. Esses pedidos devem ser impressos e depositados no altar antes ou durante a Missa.

 

Liturgia diária

Esta é uma oportunidade de estimular os paroquianos à prática da leitura orante da Palavra de Deus.

Você pode oferecer a liturgia do dia e uma frase que estimula à reflexão. É possível também informar o santo do dia com um breve testemunho de sua santidade.

 

Espiritualidade

Ter um site é uma oportunidade de oferecer aos paroquianos e aos fiéis em geral uma formação espiritual e pastoral.

Neste sentido, você pode oferecer uma série de textos sobre diversas temáticas da espiritualidade, catequese e doutrina.

Mas, muito cuidado! Não adianta copiar textos de outros sites e publicar no seu. Portanto, o ideal é oferecer conteúdo inédito, específico para a sua realidade paroquial.

 

Leia também: Como escrever um texto evangelizador para o site paroquial

Arrecadação do dízimo

Aqui muito mais do que apresentar o quanto a paróquia tem arrecadado, é possível evangelização do dízimo.

Já pensou em mostrar aos seus paroquianos que o dízimo não é uma obrigação financeira, mas sim um compromisso de amor e gratidão com Deus?

 

Aproveite para ler: Evangelizar: eis o segredo para aumentar a arrecadação do dízimo

 

 

https://paroquiasantaritacianorte.com.br/

 

Além dos conteúdos que não podem faltar no site paroquial, é preciso ter qualidade

 

Antes de publicar qualquer material no site paroquial é preciso avaliar a sua qualidade. Antes de lançar o site paroquial é preciso ter certeza de que a sua organização é funcional e atraente para o seu público.

 

Se você precisa de uma ajuda profissional, conheça os pacotes de sites e inbound marketing oferecidos pela Dominus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *