Relacionamento com os vocacionados - Dominus Comunicação

Relacionamento com os vocacionados

É urgente pensar em novas estratégias de relacionamento com os vocacionados

Provavelmente você já se deu conta de que é preciso rever suas estratégias no que diz respeito à promoção vocacional. Certo?!

Se você concorda com isso é porque percebeu que os jovens de hoje exigem de nós uma postura diferenciada.

 

O que mudou no relacionamento com os vocacionados?

 

Até pouco tempo atrás os cartazes que eram fixados no mural da Igreja funcionavam muito bem como um atrativo para os jovens vocacionados.

Porém, atualmente este artifício é pouco eficiente. Isso porque os jovens de hoje têm um comportamento diferente.

Mas, afinal, o que provocou esta mudança? A resposta é bem simples: aconteceu o mundo digital!

Desde o ano 2000 quando a internet começou a se popularizar no Brasil, aos poucos os jovens começaram a viver uma transformação no seu cotidiano. Sendo assim, cada vez mais eles veem no mundo digital uma oportunidade de ir em busca do que querem ou precisam.

Esta conectividade é um caminho sem volta! Cada vez mais os jovens passam a maior parte do tempo nas redes sociais.

Uma pesquisa de 2018 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) aponta que 86% dos jovens entre 15 e 17 anos são usuários de internet.  Passados 3 anos, é possível que este número já tenha aumentado.

Logo, a internet oferece uma ampla oportunidade para estreitar o relacionamento com os vocacionados.

O mundo digital pode ser visto como um imenso oceano no qual a Igreja deve lançar suas redes!

 

A internet é o novo aliado

 

Não é novidade para você que grande parte das empresas aderiram as redes sociais para manter um relacionamento com seus consumidores e inserir nelas sua publicidade. 

Portanto, se deu certo para o comércio e o mundo corporativo, por que não daria bons resultados para a evangelização ou para o relacionamento com os vocacionados?

No entanto, para algumas dioceses e instituições religiosas ainda é uma novidade aderir o mundo digital como um canal efetivo de relacionamento com os vocacionados.

Muitas até já se aventuram neste meio, porém suas ações ainda são muito restritas. Geralmente possuem um site paroquial e uma fanpage nas principais redes sociais. No entanto, por não saber exatamente como usar esse meio, acabam desperdiçando oportunidades.

Logo se percebe a urgência são estratégias digitais!

 

Estratégias para o relacionamento com os vocacionados

 

A comunicação é a base de todo relacionamento. E você deve concordar que uma comunicação assertiva é aquela que fala diretamente com o seu público, é aquela que toca nas suas necessidades e dores.

Por isso,  construir uma planejamento de comunicação!

Você já ouviu falar em jornada de conteúdo, marketing de conteúdo ou inbound marketing? Veja o que são e como podem ajudar no relacionamento com os vocacionados!

Entenda o que é a Jornada da evangelização e saiba como usá-la para promoção vocacional

 

Como colocar isso em prática

 

Tudo é planejado de acordo com o público que você deseja alcançar. Dentro do Inbound marketing o seu público é pensado a partir da criação de uma persona.

Isso te ajudará a entender as suas reais necessidades e a planejar a sua jornada de conteúdo.

Leia também: Como e por que criar uma persona

O conteúdo irá pra um blog e será divulgado nas redes sociais da congregação, da diocese ou da arquidiocese. Além de textos em blogs, a oferta de materiais ricos, como e-books e infográficos, ajudam na captação de leads, ou seja, de candidatos a vocacionados.

Isso acontece assim: para baixar o material rico, que é disponibilizado gratuitamente, o vocacionado precisa preencher alguns dados, como e-mail e nome completo. Com essas informações, você começa a nutrir um relacionamento mais próximo a ele a partir do envio de e-mail marketing e newsletter.

 

Queremos ajudar você!

 

Lançar as redes neste oceano digital não é algo tão difícil como muitos imaginam. Basta investir numa comunicação assertiva, planejada especialmente para os vocacionados.

Se você quer contar com uma ajuda profissional para nutrir seu relacionamento com os vocacionados, nós estamos prontos para te atender. Conte conosco!

Podemos te ajudar na missão de preparar, incentivar, educar e acolher os vocacionados.

 

Gisa Prado

Jornalista de formação, com longa experiência na produção de conteúdos para meios de comunicação católico.
Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing.  Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *