Por que ter um site paroquial é importante? - Dominus Comunicação

Por que ter um site paroquial é importante?

Por que ter um site paroquial é importante?

Estar na internet como uma paróquia, comunidade ou movimento é ser a presença da Igreja no ambiente digital. Um site paroquial é uma extensão do seu trabalho de evangelização. Por anos, acreditou-se que ter um site era “artigo de luxo” de empresas renomadas. Com a popularização da rede e, sobretudo de aplicativos – que facilitam a construção de websites – muita gente começou a lançar páginas na web, porém sem muito critério e qualidade.

Contudo, não basta apenas ter uma página online, é necessário um material de qualidade. Talvez mais importante que simplesmente lançar os conteúdos na web, é saber organizá-los e produzi-los de modo atraente para que os internautas apreciem ainda mais a informação que você disponibilizou.

Site paroquial, a evangelização em casa

Há algum tempo, o mercado entendeu que, para estender o alcance daquilo que é trabalhado cotidianamente nos espaços físicos, um site institucional seria um canal sempre aberto aos públicos, e o melhor: com a facilidade de um smartphone. Desse modo, é cada vez mais comum encontrar sites católicos que continuam a aplicação dos temas formativos iniciados na Igreja, para aprofundar a experiência dos fiéis. Mas não só isso! É possível dispor a liturgia diária, a arrecadação do dízimo, pedidos de oração, entre outros no site.  

Manter o fiel informado é possível

Podemos comparar um site com um mural de avisos digital, constantemente mutável, dinâmico e com um nível de alcance além muros. Além de poder conectar as postagens com as redes sociais, o site possibilita uma rotatividade de informações com uma demanda bem menor de trabalho, de modo esteticamente mais atrativo. A agenda da paróquia, contatos, localização via GPS, galeria de fotos, divulgação de eventos,  tudo pode ser promovido em um site bem estruturado.

Os benefícios de estar na internet

Na maioria das vezes, quando temos dúvidas sobre determinado assunto, a primeira coisa que fazemos é pesquisar em algum site de buscas. Portanto, não é exagero dizer que tudo que quer ser visto precisa estar na internet. Com nossas comunidades paroquiais não é diferente. Um site posiciona uma instituição na rede, deixando sua marca registrada e visível.

Outra vantagem de estar na internet é que quando se trabalha bem um site, uma das primeiras estratégias a serem usadas é o marketing de conteúdo, que visa construir um plano de conteúdos dinâmicos, evangelizadores e estratégicos que possibilitem falar de Jesus e anunciar seu Evangelho na internet, captando pessoas interessadas naquele conteúdo.

Quanto custa a produção?

Você talvez deva pensar: “É legal ter um site, mas é muito caro!”. Trazemos uma boa notícia: é bem mais barata a produção de um site de qualidade, do que de materiais de mídia convencional. Tudo depende da amplitude do que se deseja colocar na rede. Estar na web deixou de ser privilégio de uns poucos há muito tempo, para se tornar necessidade. Realize uma nova experiência de evangelização, e comece agora mesmo a investir na construção de um site paroquial de qualidade!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital é CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadoras. O seu coração está na evangelização!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *