Passos para criar uma formação pastoral online - Dominus Comunicação

Passos para criar uma formação pastoral online

Passos para criar uma formação pastoral online

Organizamos neste blog post o passo a passo para você fazer a primeira formação online da sua paróquia.

Em um blog post recente, abordei o assunto como usar o ensino a distância na formação pastoral. Neste tempo tem sido cada vez mais necessário buscar aprender e conhecer essa realidade. Quero apresentar o passo a passo de como você pode fazer a primeira formação online da sua paróquia. 

Etapa 1 – Pré-produção

Como todo evento que você organiza na sua comunidade, será preciso definir cada passo na organização da sua primeira formação.

Uma dica importante: trate ela como um evento! Mesmo que a formação não seja ao vivo e você decida gravar todas as aulas. Quanto mais importância você der, mas força sua formação vai ter, o que irá gerar maior resultado. 

Neste primeiro momento você precisa definir o que você deseja ensinar, qual o público que você quer atingir e qual o formato que irá adotar para a formação. 

Vou apresentar para você um exemplo prática de como estruturei o nosso primeiro curso online aqui da Dominus. Confira: 

Como atuamos aqui na agência assessorando diversas paróquias na atuação da Pastoral do Dízimo, havia recebido vários pedidos para ter disponível um curso online onde eu compartilhasse todo o meu conhecimento sobre o assunto. Sabendo disso eu já tinha um tema no qual eu poderia atuar. Foi então que escolhi trabalhar na proposta de um Curso trazendo dicas de como organizar a Pastoral do Dízimo

Com o tema definido foi momento de entender e definir qual o público alvo do meu projeto. Como aqui na Dominus, utilizamos a criação de personas, eu fui entender quais delas poderiam ser as que mais se interessariam pelo meu projeto de formação. Veja a seguir quais são as personas do curso:

 

Agora que já definimos o tema e o público, é preciso pensar no formato. No meu caso optei por usar o modelo de curso online, gravado, e disponibilizado em uma plataforma que possui o motor de pagamento. Sim. este curso é pago! 

Essa é outra ideia que você pode trabalhar: ter formações gratuitas e outras que você cobre, nem que seja para cobrir os custos do projeto. Aqui na agência eu usei a plataforma da Hotmart ela é super fácil de usar e só cobra uma taxa por curso vendido. 

Há diversas formatos de educação a distância que você pode adotar. Veja alguns exemplos interessantes: Aulões ao vivo, Congresso com palestras ao vivo, cursos gravados divididos em blocos, workshop, semanas temáticas, dias inteiros de palestras gravadas ou ao vivo. 

Aqui na agência fizemos dois modelos muito interessantes e que contou com mais de 500 inscritos. O Conexão Evangelizar, evento de um dia inteiro que contou com diferentes palestrantes e temas, e a Semana da Evangelização, evento que ocorreu durante toda a semana em um horário específico e com uma palestra por dia, ambos gratuitos. 

Estruture o curso

Agora chegou o momento de iniciar a produção da formação. Defina um esqueleto do que você quer abordar. Este momento também é chamado de outline. Lembre-se de dedicar um bom tempo na estrutura do tema que você deseja transmitir. Coloque no papel os objetivos que deseja alcançar. Confira abaixo como eu defini os objetivos do Curso como organizar a pastoral do dízimo. 

  • Apresentar a Missão da pastoral do Dízimo e dos seus agentes;
  • Oferecer uma proposta de modelo de como pode ser estruturada a Pastoral do Dízimo;
  • Estabelecer um projeto de implantação da Pastoral do Dízimo;
  • Disponibilizar reflexões importantes para a boa atuação dos agentes pastorais; 
  • Disponibilizar materiais formativos que ajudem o agente pastoral na implantação do projeto.

Depois que eu fiz a definição dos objetivos, eu estruturei como abordaria os temas. Escolhi oferecer aos alunos um curso que conta com três módulos. Veja a seguir:

MÓDULO 1 – A MISSÃO  DA PASTORAL DO DÍZIMO  E DOS SEUS AGENTES 

MÓDULO 2 – IMPLANTAÇÃO , FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO  

MÓDULO 3 – EVANGELIZAÇÃO DO DIZIMISTA

Com os módulos definidos, foi preciso pensar nas aulas, quais seriam os seus temas e quais os conteúdos. Para isso organizei em uma ordem cada aula:

MÓDULO 1 – A MISSÃO  DA PASTORAL DO DÍZIMO  E DOS SEUS AGENTES 

Aula 1: Qual a missão da Pastoral do Dízimo?

Aula 2: Qual a sua estrutura ideal?

Aula 3: Pelo que é responsável?

Aula 4: Qual o perfil ideal do agente pastoral do dízimo?

Aula 5: Qual a responsabilidade de cada membro da equipe?

Aula 6: A função e as características do coordenador da Pastoral do Dízimo

Aula 7: Qual o papel do pároco?

MÓDULO 2 – IMPLANTAÇÃO , FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO  

Aula 8: Implantação do Dízimo

Aula 9: O dízimo na Pastoral de Conjunto

Aula 10: Passo a passo para organizar a Pastoral do Dízimo?

Aula 11: Como estruturar as reuniões da Pastoral do Dízimo

Aula 12: Formação: por que é preciso priorizar?

MÓDULO 3 – EVANGELIZAÇÃO DO DIZIMISTA

Aula 13: Evangelização e Dízimo

Aula 14: A importância do sentimento de pertença para o crescimento do dízimo

Aula 15: Acolhida do Dizimista, um ato de amor

Aula 16: A missionariedade da Pastoral do Dízimo

Aula 17: Dizimistas: por que preciso conhecer quem são eles?

Aula 18: O planejamento estratégico da Pastoral do Dízimo

Aula 19: Conclusão / Avaliação 

Com todos os temas das aulas definidos, chegou a hora de roteirizar. Este momento exige bastante dedicação e pesquisa. Para melhor me organizar, montei um modelo de documento para roteirizar o curso, confira: 

DICA IMPORTANTE: Tome cuidado com a duração das aulas, grande parte dos cursos online contam com um volume grande de aulas, porém com tempo de duração curto. Um tempo interessante é de, no máximo, 15 minutos para cada aula. 

Defina todos os recursos necessários

Com o curso definido é importante que você pense nos recursos necessários. No meu caso foi preciso os seguintes recursos:

Para a produção das aulas:

  • Estúdio de gravação (eu escolhi ter um lugar mais profissional, mas você pode gravar na sua casa ou em algum lugar disponível na comunidade);
  • Câmeras, iluminação e microfone;
  • Figurino (roupas que usei durante o curso);
  • Cenário.
  • Editor e Filmmaker (profissional para fazer as gravações e edição dos vídeos, eu quis fazer da forma mais profissional possível, mas você pode gravar você mesmo ou pedir ajuda para alguém da Pastoral da Comunicação por exemplo); 

Para a veiculação do curso:

  • Plataforma; (escolhi a Hotmart, ela não tem custo inicial, o que facilita o uso. Você pode usar ela e cobrar um valor simbólico, ou ainda pode disponibilizar no canal do youtube da Paróquia, como foi o caso de 5 formações que gravei para a Pastoral do Dízimo )

Para divulgação e criação de materiais complementares:

  • Profissional de Designer ( Para desenvolver todas as peças de criação, contei com o suporte de um designer);
  • Plataforma de automação do marketing (Como trabalhamos com campanhas de e-mail marketing, usamos aqui o RD Station. Se deseja saber mais sobre como usar email marketing acesse o blog que escrevi sobre o assunto, clicando aqui.);
  • Anúncio nas redes sociais, como meu objetivo era vender o curso, faço frequentemente anúncios patrocinados no facebook e instagram;

Etapa 2 – Produção 

Gravar as aulas

Agora que você já tem tudo organizado, chegou a hora de iniciar a gravação das aulas. Se você não está habituado a gravar vídeos e a ter a câmera na sua frente. É interessante que faça alguns testes e assista, seja crítico com você! Envie também para alguns amigos para que façam sua avaliação. 

Algo que costumo fazer bastante é pesquisar referências de aulas que gosto. Isso me ajuda a definir qual caminho quero adotar para as gravações. 

Edição dos vídeos

Essa etapa pode ser um pouco mais complicada se você não está familiarizado com programas de edição. Há disponíveis diversos programas no mercado, alguns gratuitos e bem simples de uso, outros mais avançados e pagos. Convido você a ler este conteúdo no blog post da Hotmart e conhecer mais sobre o assunto. 

Etapa 3 – Pós-produção

Com as aulas prontas chegou o momento de colocar elas na plataforma que você escolheu. Procure organizá-las e colocar todas as informações necessárias. Se você usar o Youtube é importante ter um texto de apresentação e uma imagem de abertura do e-mail, conhecida como thumbnail. Veja como estruturamos aqui na agência as informações sobre o dízimo no canal da agência:

Divulgação das formações

Agora que a formação já está disponível, é preciso fazer a divulgação da mesma. Procure usar as redes sociais, envio de e-mail marketing, envio do link por whatsapp, post no blog da comunidade, enfim, diversos conteúdos que ajudem a promover a formação. Lembre-se, a divulgação é fundamental para alcançar o máximo de pessoas. 

Espero que tenha gostado e até o próximo conteúdo!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *