Marketing Digital para promoção vocacional - Dominus Comunicação

Marketing Digital para promoção vocacional

Basta abrir as redes sociais que você mais usa para perceber como estes ambientes estão repletos de jovens e adultos de todo lugar, de diferentes culturas. Ou seja, as chances de você encontrar nesses ambientes os potenciais vocacionados da sua paróquia e/ou congregação são grandes. Contudo, para isso são necessárias estratégias voltadas para esse público, capazes de “fisgá-los” para o Evangelho e, consequentemente, para o Vocacional. Por isso, é preciso conhecer o marketing voltado para a promoção vocacional.

Marketing digital e promoção vocacional

Antes de falarmos de estratégias, é importante conhecer melhor o conceito do marketing digital, para depois compreender como ele pode ser aplicado na promoção vocacional.  

O marketing digital é uma das principais maneiras que as empresas têm utilizado para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Afinal, estamos falando de um conjunto de atividades a serem executadas nas mídias digitais com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Adaptando esse conceito para a realidade da promoção vocacional, o marketing digital terá como objetivo atrair e criar um relacionamento com possíveis novos vocacionados. 

Para compreender mais facilmente, podemos dizer que qualquer ação que a sua paróquia e/ou congregação religiosa fizer na internet é marketing digital. Contudo, se isso não for bem feito pode ser um potencial desperdiçado. Além disso, a maneira de fazer com que as coisas aconteçam no mundo digital passam por mudanças quase que diariamente. Neste sentido, é importante ter o auxílio de profissionais que ajudarão você a engrenar marketing e promoção vocacional.

 

Conheça as estratégias do marketing digital

 

São muitas as estratégias utilizadas pelo marketing digital. Entre as principais que podem ser usadas para promoção vocacional, estão o Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo e o SEO. Entenda o que elas são e como você pode utilizá-las. Estas são as estratégias mais atuais.

Inbound Marketing

O objetivo do Inbound Marketing é fazer com que sua instituição seja encontrada pelas pessoas. Portanto, ao criar uma estratégia de Inbound você estará atraindo o seu público alvo direto para você. Ou seja, estará atraindo os olhares dos jovens, possíveis vocacionados, para a sua paróquia e/ou congregação.

Mas, afinal, como isso pode acontecer? 

No Inbound Marketing, procuramos entender as dores e necessidades dos jovens para, em seguida, estabelecer com eles um canal de comunicação. Desta maneira, conseguiremos oferecer a eles a solução para os seus anseios e desejos.

A principal maneira de atrair os jovens até sua paróquia e/ou congregação é por meio da geração de conteúdo de qualidade que seja atraente e profundamente enraízado com a espiritualidade vocacionalooo.

Nestes conteúdos oferecemos informações relevantes que venham ao encontro da sua realidade. Aqui entra em cena uma nova ferramenta: o  Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Diariamente os jovens estão na internet em busca de conteúdos que respondam seus anseios. Além disso, quase sempre essa busca acontece em sites, como o Google, e é aqui que entra o Marketing de Conteúdo.

Para você compreender de uma forma bem simples, podemos dizer que o Marketing de Conteúdo vai planejar e publicar informações relevantes para o público que você deseja atrair. Esse conteúdo será encontrado pelo jovem quando ele fizer uma busca na internet sobre determinado assunto.

Esta estratégia, se for bem planejada e utilizada, aumenta consideravelmente o acesso do público às mídias da paróquia e/ou congregação.

Como isso é possível? Espalhando seu conteúdo em regiões da internet que sejam atrativas para os possíveis vocacionados, que são suas personas.

 Entenda o que é uma persona e a sua importância no Marketing de Conteúdo 

Veja quais são essas regiões da internet onde é possível atrair a atenção do jovem para a campanha vocacional:

  •         Site da paróquia ou congregação
  •         Blog
  •         Perfil nas redes sociais
  •         E-mail marketing

SEO (Search Engine Optimization)

Traduzindo a sigla, SEO é a uma otimização para mecanismos de busca, afinal, em uma estratégia de Marketing Digital o objetivo é ser encontrado.

Para isso, o SEO vai promover um conjunto de ações que irão melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos. Portanto, com a aplicação das técnicas de SEO suas páginas irão cumprir os principais requisitos  a fim de serem mais facilmente encontradas.

Diversas técnicas são aplicadas para mostrar aos buscadores que o seu site pode promover a melhor experiência e, como consequência, melhorar seus rankings.

Mídias pagas

Quando você faz uma pesquisa na internet, o buscador te apresenta uma lista de links úteis. Entres eles, alguns são anúncios – também conhecidos por “mídias pagas”.

Essa estratégia oferece além de crescimento orgânico, a oportunidade de crescimento. Por isso, a vantagem é que investir em anúncios na internet tem um custo muito baixo.  Esses anúncios podem ser feitos nas redes sociais, displays, promoção de conteúdo, entre outros.

 

As vantagens do Marketing Digital para a promoção vocacional

 

As vantagens do Marketing Digital vão muito além do estreitar relações entre um possível vocacionado e você. Além disso, com essa ferramenta é possível:

  •         Atrair e conquistar as pessoas certas
  •         Aumentar seu campo de alcance, diminuindo as distâncias
  •         Ter a análise de dados facilitada para validar suas ações e corrigir o que não deu certo
  •         Interatividade imediata com seu público
  •         Reconhecimento como referência ou autoridade sobre determinados assuntos

Devido a tantos outros benefícios e facilidades como esses é que o Marketing Digital tem sido prioridade no mundo secular. E é inegável que isso tem transformado e facilitado a vida não apenas das instituições que apostam nesta estratégia quanto daqueles que buscam por respostas para seus anseios. Portanto, saber aproveitar o Marketing Digital na promoção vocacional é não desperdiçar nem tempo e nem investimento.

Ficou interessado em utilizar o Marketing Digital de maneira profissional na sua campanha vocacional? Então, fale conosco

 

 

 

Gisa Prado

Jornalista de formação, com longa experiência na produção de conteúdos para meios de comunicação católico.
Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing.  Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *