Marketing de conteúdo para aquisição e relacionamento com os devotos

Marketing de conteúdo para aquisição e relacionamento com os devotos

Marketing de conteúdo para aquisição e relacionamento com os devotos

Sabemos que o marketing de relacionamento é uma estratégia bastante utilizada no mundo dos negócios. Seu principal objetivo é construir e disseminar a marca. Além, é claro, de garantir a fidelização do cliente e gerar autoridade na marca.

No seu dia-a-dia, como consumidor, você já teve uma experiência positiva com uma marca?

Com toda certeza, se você já viveu uma experiência positiva de relacionamento com uma marca, vai entender o quanto isso é importante para gerar satisfação e compromisso do cliente. 

Grande parte das empresas hoje investem pesado em ações que garantam estar o mais próximo dos seus clientes e de suas necessidades.  É expressivo o volume de organizações que têm investido pesado na geração de conteúdo e na promoção do conhecimento que ela tem sobre o seu próprio negócio. 

Mas, por que na Igreja as ações de relacionamento não são “encaradas” de forma profissional e estratégica? Grande parte da nossa comunicação com os públicos é pensada aleatoriamente e exercida de forma amadora e sem estratégias bem definidas? 

Tudo isso torna nossas atitudes incoerentes com a evangelização. Evangelizar é uma profunda experiência de relacionamento e compromisso com a pessoa. Desta forma torna-se extremamente necessário investirmos o máximo em ações que fortaleçam o processo evangelizador. 

Mas como podemos ampliar o nosso relacionamento evangelizador?

Toda comunidade paroquial, ou santuário, ganha um padroeiro. Ou seja, ganha não só um nome, mas um santo que será seu intercessor. Este padroeiro pode ser ou já é a maior estratégia de relacionamento para aumentar os resultados evangelizadores. 

Pensar em definir ações de relacionamento usando da devoção ao padroeiro pode ser uma ótima estratégia de marketing.  

Primeiro passo: Para estabelecer o relacionamento é preciso conhecer quem é seu público. Não adianta querer fazer relacionamento se você não conhece com quem deseja se comunicar. Para isso é preciso criar uma persona, só assim você saberá quem é seu público alvo. 

Ao atrair esse público você vai gerar uma base de contatos, ela será fundamental para realizações suas ações de relacionamento. Esta base precisa ter dados importantes para que você possa estabelecer canais que irá facilitar a comunicação. 

Segundo passo: Mas como extrair das pessoas seus dados? É neste momento que entra o marketing de conteúdo. Tendo claro quais personas sua paróquia ou santuário tem, será preciso definir uma jornada de conteúdos, que será responsável por garantir a aproximação do público alvo com a comunidade. Veja a seguir o exemplo de uma jornada de conteúdo que criamos aqui na Dominus para o site da Basílica de São Miguel Arcanjo

Conteúdo topo de funil:

Blog post 7 coisas que você precisa saber sobre os arcanjos
Blog post O que a Palavra de Deus fala sobre São Miguel Arcanjo?
Blog post Quem são os arcanjos e qual a missão deles na hierarquia angélica
Infográfico Aprenda, em 5 passos, a rezar o Rosário de São Miguel Arcanjo
E-book Quaresma de São Miguel: conheça, reze e alcance graças junto a Deus

Conteúdo meio de funil:

E-book A luta de São Miguel contra o demônio: saiba como aconteceu este combate
Blog post O que os santos disseram sobre São Miguel Arcanjo?
White Papper Caderno de oração temático de São Miguel Arcanjo
Blog post 3 passagens bíblicas para conhecer e rezar com São Miguel

 

Conteúdo fundo de funil:

Blog post 7 curiosidades sobre a única Basílica do Brasil dedicada a São Miguel Arcanjo
Blog post O que encontrar na Basílica de São Miguel Arcanjo
Blog post Dia Votivo: por que rezar a São Miguel todo dia 29 de cada mês?

Observe que todo o conteúdo foi definido em torno da devoção ao padroeiro da basílica. Outro ponto importante é que na jornada há materiais ricos, ou seja, e-books, infográficos e white papper, que irão colaborar na coleta de dados. Será através da divulgação destes conteúdos que vamos extrair informações para nossa base de dados. 

Terceiro passo: Com a produção dos primeiros conteúdos, você deve lançar os mesmos no site. Para ilustrar melhor, vou explicar como fizemos a divulgação do primeiro material rico da Basílica. Foi preciso definir a página (Landing page) onde as pessoas podem baixar o arquivo produzido. Veja como ficou:

marketing de conteúdo - relacionamento com devotos

Neste caso, este cliente tem um colaborador que é programador e desenvolveu a página, mas hoje existe no mercado sistemas como o RD Station, onde você consegue criar as landing pages de forma rápida e intuitiva. Abaixo apresento um outro exemplo de página criado aqui pela Dominus diretamente no RD Station. 

Ainda sobre os conteúdos, você deve publicar os blogposts no site, assim você vai ganhando rankeamento no google para as palavras chaves que foram estabelecidas na sua jornada de conteúdo. 

Quarto passo: Divulgue os conteúdos utilizando as redes sociais fazendo publicações orgânicas ou pagas por meio do Facebook ADS. Além disso, você pode usar o e-mail marketing, ela é a ferramenta poderosa de relacionamento. O sistema RD Station, é uma ótima ferramenta que também conta com esta funcionalidade. Abaixo um exemplo de e-mail que produzimos aqui na agência para divulgar um material feito para um dos nossos clientes. 

marketing de conteúdo - relacionamento com devotos

Quinto passo: Agora que você já estabeleceu um relacionamento com o devoto, você precisa garantir que esta relação permaneça. Mantenha sempre o blog atualizado e esteja sempre produzindo novos conteúdos. Além disso, não deixe de ter definido estratégias de relacionamento offline, como por exemplo, o envio de revista, informativo, cartas ou pequenos objetos devocionais. 

Espero que tenha gostado deste conteúdo!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *