Como fazer Marketing de Conteúdo para evangelizar

Como fazer Marketing de Conteúdo para evangelizar

Marketing de conteúdo para evangelizar

Atualmente, diversas agências católicas – como a Dominus Evangelização e Marketing – desenvolvem projetos de marketing de conteúdo para evangelizar, por meio do monitoramento avançado dos comportamentos do público-alvo e métricas de evangelização. São utilizados softwares, uma metodologia precisa e estratégias das mais diversas para atingir os resultados necessários para comunidades, movimentos, paróquias e dioceses.

Se você percebe que a forma de evangelizar mudou e, como o marketing digital, pode aumentar o impacto evangelizador da sua comunidade, seja bem-vindo!

Como funciona este serviço

O marketing de conteúdo é estruturado a partir de um processo chamado funil de vendas que visa atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Lembrando que quando se trata de evangelização, os valores são pessoas, suas histórias e sentimentos, e a produto é o Evangelho de Jesus Cristo. Entenda as etapas:

Atrair: É possível aumentar o número de visitantes para seu site por meio de conteúdo criado de forma estratégica. A atração pode ser, principalmente, por busca orgânica, busca paga ou redes sociais;

Converter: Por meio da coleta de dados dos usuários é possível iniciar um relacionamento com eles, transformando-os em leads (Um lead é uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos assuntos ou serviços da sua comunidade). A conversão pode ser feita por meio de uma oferta gratuita de materiais exclusivos (e-books, vídeos, cursos online, etc) em uma Landing Page

Modelo de Landing Page com materiais

Relacionar: É a chave para conduzir os leads até o momento da conversão pessoal. Nesta etapa o uso das mídias sociais e envio de e-mails prepara para o engajamento do evangelizando por meio da nutrição de leads;

Vender: Após um relacionamento prévio com os leads já mais próximos, o momento da adesão e compromisso com a fé se torna muito mais fácil e gera mais resultados. 

Analisar: Este processo – também chamado de inbound marketing – possibilita análises detalhadas, identificando quais resultados foram possíveis de alcançar como:

  • Quantas pessoas foram evangelizadas? 
  • Quantos leads estão sendo preparados para a evangelização? 
  • Entre outras informações. 

Criação de sites e portais de notícias

É preciso reconhecer a importância e a necessidade da presença da Igreja na internet, por isso é cada vez mais importante a criação de sites e portais para as mais diversas instituições ligadas a Igreja Católica. Para isso, de acordo com cada Carisma e realidade, é necessário uma estratégia de criação de site.

Site e portal de notícias – Santuário Nacional São José de Anchieta

Como funciona a criação de um site?

A presença de uma comunidade cristã na internet tem como principal objetivo a evangelização. Por isso, ao decidir pela criação de um site completo totalmente novo, ou um hotsite para uma ação específica, nós devemos atuar da seguinte forma:

  • Análise de objetivos de evangelização. Qual o propósito do website?
  • Análise do site que já está no ar, se houver;
  • Planejamento de arquitetura e interface;
  • Desenvolvimento do site ou hotsite;

Criação de Conteúdo

Sabemos o quão desafiador pode ser atualizar um site diariamente. Diante dessa realidade, é necessário especializar-se na produção de conteúdos para sites católicos. Com um planejamento estratégico de conteúdo que gera um engajamento pastoral e uma presença atuante na internet será possível colher  frutos de conversão. 

Este material é sempre planejado pensando na satisfação do usuário e visando atender os critérios de busca do Google. Desta forma conseguimos os melhores resultados em termos de visitas e conversões.

Evangelização nas Redes Sociais

Com o avanço e crescimento das redes sociais tornou-se cada vez mais importante a Igreja ser presente nestes meios. Visando atender a essa necessidade, traça-se estratégias que ofereçam um amplo serviço de evangelização nas redes sociais. 

Instagram de um dos nossos clientes – Basílica São Miguel Arcanjo

Entendendo como funciona

  • Análise dos objetivos de evangelização. Qual o propósito para o uso das redes sociais?
  • Análise das redes sociais atuais usadas pela comunidade;
  • Definição de onde falar (quais redes utilizar?);
  • Definição de como falar;
  • Elaboração mensal do planejamento de conteúdo;
  • Definição do cronograma de publicação;
  • Produção dos conteúdos;
  • Monitoramento e avaliação dos resultados; 

Diante da necessidade e demanda, procurar uma agência especializada no assunto é uma saída interessante para grande maioria das paróquias, movimentos e instituições. A Dominus Evangelização e Marketing possui hoje expertise na evangelização a partir de estratégias digitais que pode agregar mais conhecimento para você.

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *