5 dicas de eventos para promover o lazer entre os agentes pastorais - Dominus Comunicação

5 dicas de eventos para promover o lazer entre os agentes pastorais

Promover um lazer entre os agentes pastorais em nossas comunidades é indispensável para estimular a convivência e o sentido de pertença à Igreja. Contudo, pode parecer uma tarefa desafiante. Afinal, existem pessoas de todos os tipos: homens, mulheres, jovens, idosos, adultos. Servos que se uniram por conta de um propósito comum: a evangelização.

A grande sabedoria é realizar ações que promovam os momentos de unidade entre os membros, com o intuito de fortalecer os laços.

Quando promovemos um lazer entre os agentes pastorais, fomentamos a vivência da caridade fraterna. Deste modo, ao realizarmos um investimento em unidade, estamos investindo em evangelização.

Precisa fortalecer os laços fraternos e a evangelização? Preparamos 5 dicas de eventos para promover o lazer entre os agentes pastorais. Prepare o caderno de anotações e já comece a colocar em prática cada sugestão de eventos que preparamos.

Para aprofundar o tema A importância da vida fraterna na comunidade paroquial

Realize um almoço fraterno para o lazer entre os agentes pastorais

Nos Evangelhos, vemos Jesus em momentos de refeições, sempre que queria falar sobre algo importante ou quando queria unir os discípulos para ensinar-lhes algo.

Na cultura judaica estar à mesa é um grande sinal de harmonia e de aliança. O próprio Jesus se fez alimento no banquete da nova aliança ao dizer: “Tomai e comei, isto é o meu corpo” Mt 26,26.

Unir os agentes de pastorais num grande almoço fraterno fortalece a comunhão entre os membros. São eles que doam suas vidas nos diversos serviços paroquiais.

Portanto, uma dica muito boa é marcar um almoço para as pessoas que servem nas pastorais anualmente.  Afinal, este é um lazer entre os agentes pastorais que, com toda certeza, trará muitos frutos para a evangelização.

Promova um dia de lazer entre os agentes pastorais

Ter um dia para se divertir, se desligar um pouco do trabalho e partir para uma serra, praia, ou alguma casa é tudo de bom. Com os irmãos das pastorais e quem sabe até com um churrasco sai  melhor ainda.

Portanto, um dia de lazer entre os agentes de pastorais pode ser um evento para marcar a vida de muitas pessoas. Principalmente pelo fato que muitas pessoas necessitam de momentos como este. Em meio a correria da vida, muitos não conseguem organizar momentos de lazer.

A palavra lazer tem raiz no latim “Licere” que quer dizer “ser licito”, “se permitir”. Um dia como este, é um dia para que cada agente se permita conhecer, descansar, se divertir com sua família paroquial.

Agende um dia de lazer em uma casa, sitio, serra, praia, ou até mesmo em um local para eventos na cidade. Afinal, este será um momento único de unidade fraterna.

Articule uma noite temática.

Realizar uma noite temática para os agentes de pastorais pode ser um evento simples e bastante acessível para todos.

Uma noite leve como essa, consegue unir todos os agentes de pastorais, num momento riquíssimo de fraternidade. Não precisa ser um mega evento, ele pode ser realizado até mesmo no salão de festas da Paróquia.

Desse modo, noites como está podem ser promovidas pelo menos uma vez ao ano pelo Conselho de Pastoral da Paróquia, sempre visando unir os agentes de pastorais.

Por exemplo, organize uma noite temática ou um jantar com atividades artísticas: danças, espetáculos, peças teatrais e shows musicais que falem de evangelização.

Promova a noite da gratidão.

Quantos agentes de pastorais dedicam suas vidas no serviço do reino, sendo sempre presentes nas ações de evangelização? Agradecer sempre será um ato nobre. Portanto, quanto mais agradecemos, mais reconhecemos tudo aquilo de bom que recebemos de Deus.

Realizar uma noite, para que os irmãos contemplem os frutos de cada pastoral. Ao passo que, eles precisam tocar nos benefícios que promoveram por meio dos seus serviços.  Logo, este pode ser um lazer entre os agentes pastorais melhor que muitas outras programações.

Contudo, um evento de fraternidade, marcado pela gratidão a Deus e aos agentes de pastorais, ajuda a comunidade a crescer no Louvor. Contemplar juntos todo o agir de Deus será um momento maravilhoso.

Do mesmo modo, promova uma noite como está periodicamente. O Conselho de Pastoral esteja atento para agradecer a todas as pastorais. Qualquer mínima ação realizada por amor a Deus, é digna de louvor. Este é um evento de louvor a Deus pelos seus grandes feitos.

Conclusão

Como lemos no segundo capítulo de Atos dos Apóstolos: “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum.” (At 2,42). A evangelização é fruto do transbordamento do amor vivido na vida de unidade dos discípulos.

Afinal, promover momentos de lazer e fraternidade ajuda a fortalecer a unidade e os laços entre os agentes de pastorais. Desse modo, a missão se torna ainda mais forte.

Se você gostou desse conteúdo, provavelmente também se interessará pelo blog post  Liderança católica: Dicas para você agente pastoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.