Inbound marketing: Para alavancar o número de vocações

Inbound marketing: Para alavancar o número de vocações

Inbound marketing: Para alavancar o número de vocações

Um dos grandes desafios dos tempos atuais para muitas congregações religiosas, dioceses e arquidioceses é ampliar o número de vocações. Certamente, os assessores vocacionais devem se perguntar: “como faço para que os jovens conheçam mais sobre nossa vocação e sobre como ela contribui para o anúncio do evangelho?”.  

Na verdade, uma das primeiras perguntas que cada responsável pela promoção vocacional deve fazer é: onde os jovens estão? Quando nos fazemos esta pergunta, logo vem à mente que os jovens não estão em um lugar físico e sim em um local virtual: a internet. Logo, pensar nas estratégias de atração vocacional vai nos exigir pensar em ações digitais para atrair este público. 

O Inbound Marketing e o marketing de conteúdo pensado para aumentar o número de vocações

Uma estratégia muito interessante para atrair novos vocacionados é o Inbound Marketing e o marketing de conteúdo. Ela pode ampliar o alcance de futuras vocações. Muitas empresas usam este tipo de estratégia,  produzindo conteúdos para entreter, educar, formar um futuro cliente. A ideia central é informar as pessoas sobre determinados assuntos e que no futuro elas conheçam, respeitem e comprem os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. 

A lógica é simples, primeiro você atrai a atenção do público alvo gerando autoridade sobre algum tema que tenha ligação com a realidade dele. Ao longo do tempo você estabelece um relacionamento com ele e apresenta soluções.

O uso do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo para atrair novos vocacionados segue quase a mesma lógica do mercado geral, o que muda, no entanto, é que não queremos vender um produto, mas tornar possível a adesão ao processo de discernimento vocacional. 

Veja um exemplo prático de como funciona

Um dos nosso clientes de inbound marketing aqui na Dominus é a Congregação da Copiosa Redenção. No projeto deles temos dois grandes objetivos: O Primeiro é ampliar o número de benfeitores que colaboram com as obras da instituição; o segundo é atrair novos candidatos vocacionais.

Primeiro definimos junto com o cliente as personas que são o foco do planejamento. No caso da Copiosa Redenção, além das personas que podem ser benfeitores, foram definidas algumas personas vocacionais. Veja:

Inbound marketing: Para alavancar o número de vocações - Copiosa RedençãoInbound marketing: Para alavancar o número de vocações - Copiosa RedençãoInbound marketing: Para alavancar o número de vocações - Copiosa Redenção

 

Após a definição das personas e feita uma pesquisa de palavras chaves, buscando entender quais são as mais pesquisadas nos mecanismos de busca. Feito isso, é hora de definir um plano de conteúdos para ser produzido e publicado no blog. Tudo baseado nas etapas da jornada da evangelização

A estratégia vocacional

Para atrair novos vocacionados, foi criado um blog vocacional, onde são disponibilizados todos os conteúdos por meio de blog posts, e-books, infográficos, vídeos, cujo tema está  ligado ao público jovem e à temática vocacional. 

CONFIRA O BLOG DA COPIOSA REDENÇÃO:

Inbound marketing: Para alavancar o número de vocações - Copiosa Redenção

O uso de materiais ricos para gerar cadastros

Entre as estratégias do inbound marketing está a coleta de dados de pessoas (os leads). Para tornar possível essa coleta, são disponibilizados materiais ricos (ebooks, infográficos, etc) que o lead só tem acesso deixando alguns dados como e-mail, telefone, nome, etc. Confira abaixo a landing page e o primeiro material rico da jornada vocacional da Copiosa Redenção. 

Inbound marketing: Para alavancar o número de vocações - Copiosa Redenção

Envio de E-mail Marketing e divulgação nas redes sociais

Para divulgar os conteúdos relacionados à jornada vocacional, são feitas várias estratégias de divulgação, como postagens e anúncios patrocinados nas redes sociais. Também são enviados e-mails marketing para os leads que a congregação já tem disponível. 

O convite para o encontro vocacional

Todo o processo de relacionamento digital tem como objetivo levar o jovem a desejar participar do encontro vocacional promovido pela instituição. Esse convite acontece ao longo da jornada na etapa final. Veja a Landing page do encontro vocacional:

Conclusão

O inbound marketing é uma ótima estratégia de atração vocacional. Ela não é imediata,  é um processo de longo, mas garanto que é uma estratégia confiável e que traz resultados a médio e longo prazo. 

Deseja saber como podemos ajudar sua instituição? Clique aqui e fale conosco!

 

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *