Um dos grandes desafios dos tempos atuais para muitas congregações religiosas, dioceses e arquidioceses é ampliar o número de vocações. Certamente, os assessores vocacionais devem se perguntar: “como faço para que os jovens conheçam mais sobre nossa vocação e sobre como ela contribui para o anúncio do evangelho?”.
Na verdade, uma das primeiras perguntas que cada responsável pela promoção vocacional deve fazer é: onde os jovens estão? Quando nos fazemos esta pergunta, logo vem à mente que os jovens não estão em um lugar físico e sim em um local virtual: a internet. Logo, pensar nas estratégias de atração vocacional vai nos exigir pensar em ações digitais para atrair este público.
Uma estratégia muito interessante para atrair novos vocacionados é o Inbound Marketing e o marketing de conteúdo. Ela pode ampliar o alcance de futuras vocações. Muitas empresas usam este tipo de estratégia, produzindo conteúdos para entreter, educar, formar um futuro cliente. A ideia central é informar as pessoas sobre determinados assuntos e que no futuro elas conheçam, respeitem e comprem os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas.
A lógica é simples, primeiro você atrai a atenção do público alvo gerando autoridade sobre algum tema que tenha ligação com a realidade dele. Ao longo do tempo você estabelece um relacionamento com ele e apresenta soluções.
O uso do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo para atrair novos vocacionados segue quase a mesma lógica do mercado geral, o que muda, no entanto, é que não queremos vender um produto, mas tornar possível a adesão ao processo de discernimento vocacional.
Um dos nosso clientes de inbound marketing aqui na Dominus é a Congregação da Copiosa Redenção. No projeto deles temos dois grandes objetivos: O Primeiro é ampliar o número de benfeitores que colaboram com as obras da instituição; o segundo é atrair novos candidatos vocacionais.
Primeiro definimos junto com o cliente as personas que são o foco do planejamento. No caso da Copiosa Redenção, além das personas que podem ser benfeitores, foram definidas algumas personas vocacionais. Veja:
Após a definição das personas e feita uma pesquisa de palavras chaves, buscando entender quais são as mais pesquisadas nos mecanismos de busca. Feito isso, é hora de definir um plano de conteúdos para ser produzido e publicado no blog. Tudo baseado nas etapas da jornada da evangelização.
Para atrair novos vocacionados, foi criado um blog vocacional, onde são disponibilizados todos os conteúdos por meio de blog posts, e-books, infográficos, vídeos, cujo tema está ligado ao público jovem e à temática vocacional.
CONFIRA O BLOG DA COPIOSA REDENÇÃO:
Entre as estratégias do inbound marketing está a coleta de dados de pessoas (os leads). Para tornar possível essa coleta, são disponibilizados materiais ricos (ebooks, infográficos, etc) que o lead só tem acesso deixando alguns dados como e-mail, telefone, nome, etc. Confira abaixo a landing page e o primeiro material rico da jornada vocacional da Copiosa Redenção.
Para divulgar os conteúdos relacionados à jornada vocacional, são feitas várias estratégias de divulgação, como postagens e anúncios patrocinados nas redes sociais. Também são enviados e-mails marketing para os leads que a congregação já tem disponível.
Todo o processo de relacionamento digital tem como objetivo levar o jovem a desejar participar do encontro vocacional promovido pela instituição. Esse convite acontece ao longo da jornada na etapa final. Veja a Landing page do encontro vocacional:
O inbound marketing é uma ótima estratégia de atração vocacional. Ela não é imediata, é um processo de longo, mas garanto que é uma estratégia confiável e que traz resultados a médio e longo prazo.
Deseja saber como podemos ajudar sua instituição? Clique aqui e fale conosco!
Jean Ricardo
Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!