Inbound Marketing e de conteúdo para promover a formação dos agentes

Inbound Marketing e o marketing de conteúdo para promover a formação dos agentes pastorais

Inbound Marketing e o marketing de conteúdo para promover a formação dos agentes pastorais

Um dos grandes desafios da vida paroquial é a formação dos agentes pastorais. Muitos párocos e lideranças afirmam que é muito difícil ter uma boa participação dos agentes nos encontros formativos. 

Ao longo da minha experiência ministrando cursos em diversas regiões do país, pude perceber que existem alguns pontos que precisam ser considerados. 

A forma como as pessoas estão vivendo atualmente mudou. O ritmo acelerado das nossas vidas, reflete também em nossa vivência pastoral. Não podemos mais pensar no dia-a-dia das pessoas como era a 30 anos atrás. 

O tempo que elas levam para chegar ao trabalho, a exigência na qualidade dos serviços oferecidos, o acesso à informação, etc. são alguns pontos importantes e que precisam ser considerados ao estabelecer um processo formativo pastoral. 

Os meios digitais são uma ótima alternativa de colaborar na formação e evangelização. O que vemos, muitas vezes, em nossas comunidades é a falta de investimentos em recursos financeiros, físicos, humanos e de tempo para atuar de forma estratégica. 

Contra fatos não há argumentos

Uma pesquisa recente sobre o setor de mídia e entretenimento, feita pela Economist Intelligence Unit (EIU), encomendada pela UK Trade & Investment (UKTI), apontou que o conteúdo digital será o maior crescimento da área de mídia. A previsão é que ele responda por 80% do conteúdo consumido em 2020. 

As empresas atualmente investem pesado na produção exaustiva de conteúdos que aproximem o seu público alvo do seu negócio. Também, aqui na Dominus levamos a sério esta estratégia, tanto que este conteúdo que você lê, prova que estamos atentos para oferecer conhecimento gratuito e de qualidade.

Há no mercado diversas estratégias que proporcionam o processo formativo do público. Aliás hoje quero me ater a falar sobre o Inbound Marketing, ele é, com toda certeza, uma excelente estratégia para a sua comunidade fortalecer a formação dos agentes pastorais. 

O inbound marketing e o marketing de conteúdo na formação dos agentes pastorais

A primeira coisa que você precisa entender é do que se trata o inbound marketing e o marketing de conteúdo, por isso trago para você brevemente o conceito apresentado em um dos sites mais conceituados sobre o tema no Brasil, o da empresa Resultados Digitais. “Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. 

Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. 

Já o marketing de conteúdo “é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto”.

Agora que você compreendeu os conceitos básicos do que se trata esta estratégia, vou te explicar  um pouco mais sobre como isso funciona e como é possível  aplicar estas estratégias no contexto formativo. 

As etapas do inbound marketing

Atrair:  a primeira etapa do Inbound Marketing é “atrair”. Essa etapa é simples: ao invés de gastar energia procurando pessoas que poderiam se interessar sobre seu conteúdo, gasta-se energia produzindo conteúdo que atraia  a atenção e, assim, atrai-se muitas pessoas que por espontânea vontade se interessaram pelo  assunto. Estes conteúdos são postados geralmente em blogs como estes que você lê esse texto.

Converter: complementa a etapa anterior. O visitante do blog precisa virar Lead para poder avançar no recebimento de conteúdos e no acesso aos serviços que você tem a oferecer. 

A conversão que me refiro aqui é a ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de material rico. 

Ter o site de sua paróquia com visitas,  mas não levar esses visitantes a conversão de leads não é muito vantajoso quando estamos trabalhando o Inbound Marketing.

Abaixo apresento um exemplo de página de materiais ricos, oferecido gratuitamente aos visitantes a fim de convertê-los  em lead. 

 

Relacionar: Nesta etapa vamos estabelecer um processo de relacionamento, trazendo para uma base de Leads, a partir da produção de conteúdo focado em diversos problemas e estágios da jornada de compra.

É aí que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing: por meio de algumas estratégias, identificamos os estágios em que se encontram os leads e fazemos com que eles avancem na jornada. 

Para essa etapa o uso do e-mail marketing e newsletter é bastante usado. Há também a automação de marketing. Veja na figura a seguir um exemplo de e-mail marketing feito aqui na Dominus:

Venda: Todo o trabalho de geração e nutrição de Leads visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para uma empresa. Porém, no caso da paróquia, essa etapa visa que o agente pastoral faça a adesão ao processo formativo e passe a aplicar o que aprendeu ou participe de uma escola presencial. 

Como funciona a jornada de compra

Jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra, geralmente possui 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”. 

Um exemplo prático de inbound marketing e a produção de conteúdo para a formação dos agentes pastorais.

Com o objetivo de promover a formação dos agentes pastorais, nossa equipe desenvolveu algumas ações bem interessantes para a Basílica de São Miguel Arcanjo.

Uma das necessidades do cliente era de promover a devoção do santo padroeiro. Pensando nisso, desenvolvemos uma jornada de conteúdo que proporciona ao leitor um aprofundamento do seu conhecimento sobre  São Miguel Arcanjo. Aliás, há nessa jornada tanto blog posts publicados no site, como também materiais ricos como ebook e infográficos. Confira abaixo:

Blog da Basílica com conteúdos devocionais relacionados a São Miguel Arcanjo.

 

Página no site da Basílica de São Miguel com os materiais ricos.que podem ser baixados gratuitamente.

Recentemente, com a chegada da pandemia Covid-19, também propomos a eles o desenvolvido um curso online sobre a devoção. O projeto foi levado adiante e já conta com mais de 200 inscritos. Acesse a página clicando aqui!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *