Exemplos de evangelização digital adotados durante a quarentena

6 exemplos práticos de evangelização digital que estão sendo adotados durante a quarentena

6 exemplos práticos de evangelização digital que estão sendo adotados durante a quarentena

Neste tempo que estamos vivendo, uma coisa é certa: nossas paróquias estão buscando descobrir novas formas de evangelizar. Com a limitação das ações presenciais, o meio digital ganha uma força jamais imaginável na Igreja, o que me parece ser muito positivo. 

Quando tudo isso acabar – e vai acabar! – nossas comunidades terão um novo olhar sobre o digital no que diz respeito a evangelização. O objetivo deste conteúdo é reunir alguns iniciativas que acompanhamos aqui na agência e que são inspiradoras. 

1. Curso online devocional

Uma iniciativa bastante interessante é a da Basílica de São Miguel Arcanjo, que acolheu uma sugestão que fizemos para eles. A Basílica produziu  o Curso Conhecendo São Miguel Arcanjo

Gravado exclusivamente  pelo celular, o curso traz, em cinco aulas, alguns aspectos importantes da devoção ao Arcanjo. O objetivo é promover entre os devotos de São Miguel o aprofundamento do conhecimento acerca do Arcanjo. Com pouco mais de uma semana de lançamento, as aulas são  totalmente gratuita e já tem mais de 200 inscritos. 

evangelização digital: cursos online

 

2. Curso de formação para os agentes pastorais

A Paróquia São João Evangelista, localizada na cidade de Biguaçu – SC, cliente da Dominus na assessoria para a Pastoral do Dízimo, desenvolveu o primeiro ciclo formativo para os agentes pastorais disponibilizado no canal do Youtube da comunidade. 

O tema escolhido foi o Querigma. Segundo o pároco, Pe. Ewerton Martins Gerente, a escolha do tema é fruto da participação dos agentes da paróquia nos eventos online promovido pela Dominus. “Jean, esse projeto é fruto das formações que a Dominus proporcionou neste tempo de quarentena”

Com seis aulas, o material está disponível em uma Playlist no canal da Paróquia. Até o momento da produção deste texto já contava com mais de 216 visualizações.

 

3. Ligações missionárias

Outra iniciativa bastante interessante que algumas paróquias clientes da Dominus têm adotado são as ligações missionárias. Elas são feitas por chamada de telefone convencional ou por whatsapp, seja em áudio ou vídeo. O objetivo desta ação é permitir que a comunidade paroquial permaneça próximo dos paroquianos. Para os nossos clientes, a Dominus desenvolveu um material exclusivo com todas as orientações de como deve ser os passos para realizar esta ação. 

4. Implantação do sistema digital de contribuição

Uma das grandes barreiras enfrentadas pela Pastoral do Dízimo é a implantação do sistema de contribuição do dízimo pelos meios de pagamento digital. Há muitas pessoas que resistem a ideia por parecer que a Igreja está tornando-se uma empresa.  Neste difícil momento, esta opção virou uma necessidade emergencial, e muitas comunidades estão tendo que “se virar” para correr atrás e implantar um sistema. Um exemplo, é a Paróquia São João Maria Vianey, da cidade de São Paulo, que adotou o Pagseguro. 

 

5. Ampliação da produção de conteúdo online

Outra iniciativa que está sendo bastante intensificada nesse período é a produção de conteúdo online. Para muitas comunidades o uso do site, com o avanço das redes sociais, tornou-se obsoleto, o que é um grande engano. O que, na verdade, acontece é a falta de visão estratégica e de compreensão do papel deste importante veiculos digital de relacionamento. Aqui na agência temos a responsabilidade de gerar os mais diversos tipos de conteúdos para nossos clientes. Por meio de estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo, nossa equipe se empenha em desenvolver materiais que possam auxiliar nossos parceiros a manter vivo o processo evangelizador. 

Nessa perspectiva, de oferecer conteúdos de qualidade e relevância para o público alvo dos nossos parceiros, realizamos inúmeras iniciativas. Como destaque trago a importância de conteúdos atuais e que favoreçam o aprendizado e a evangelização neste tempo. Veja alguns dos destaques:

evangelização digital: blog posts

Indicações de livros para leitura em tempos de quarentena.

Conteúdo formativo para coordenadores de Grupos de Oração – RCCBRASIL

Blog posts com o tema meditação, uma das palavras chaves mais buscadas na internet nos últimos dias.

6. Lives e outros tipos de transmissão

Uma iniciativa frequente nos últimos tempos é a transmissões online, adotadas por muitas comunidades. Ela tornou-se a forma habitual de participação das pessoas na oração do terço, da Missa, da novena e do contato com o sacerdote.

Neste ponto gostaria de trazer a importância de compreendermos o bom uso destas ações de transmissão online. Vale lembrar que nossas comunidades podem ir além.

Dois exemplo que fogem ao habitual é o Canal da Comunidade Católica Shalom da cidade de Santo André/SP que está fazendo um Seminário de Vida no Espírito Santo online, e também o Canal da mesma comunidade, porém o perfil geral (comshalom), que oferece diariamente o Estudo Bíblico online, também possui no portal comshalom.org uma Capela de Adoração 24h online e outras iniciativas diárias.

Canal da Missão da Comunidade Shalom – Santo André/SP que fez online o Seminário de Vida no Espírito Santo cujo nome é “Abro as portas”.

evangelização digital: capela virtual

Capela de Adoração 24h no portal comshalom.org

Conclusão

Procurei trazer essas iniciativas para nos ajudar e nos inspirar a encontrarmos o caminho da nossa comunidade. Vale aqui recordar a importância de entender o seu cenário, compreender o seu público, as necessidades da sua comunidade. Todas essas iniciativas podem ser exemplos práticos a serem seguidos ou nos inspirar novas ideias.

Até o próximo conteúdo!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

1 Comment

  1. Maria do Socorro de oliveira soares disse:

    As ações de evangelização da área pastoral , Nossa Senhora do perpétuo Socorro tem sido através de ligações missionária, lives e outros tipos de transmissão , um deles e o blog paz e bem de nossa paróquia .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *