5 estratégias de relacionamento que todo Santuário precisa ter

5 estratégias de relacionamento que todo Santuário precisa ter

Um Santuário é, sobretudo, um lugar de oração! Um local que atrai um número infinito de peregrinos que ali chegam para pedir ou agradecer. 

Apesar de visitar um Santuário esporadicamente, ao chegar na sagrada Igreja, o fiel deve sentir-se parte dele. E é possível despertar nele esse sentimento de pertença por meio de uma estratégia de relacionamento, como a campanha dos devotos.

Mas, antes de tratarmos desse assunto, é válido recordarmos a importância dos Santuários na vivência da fé das pessoas. E é justamente nessa vivência que ganha expressão a campanha dos devotos.

Em 2018, ao se reunir no Vaticano com cerca de 600 Reitores e Colaboradores de Santuários de diferentes partes do mundo, o Papa Francisco definiu: “O Santuário é o lugar privilegiado para experimentar a misericórdia que não conhece confim”.

O Papa destacou que é nos Santuários que as pessoas se dirigem com boa vontade, “a fim de manifestar sua fé na simplicidade e segundo as tradições que aprenderam desde a infância”.  

Neste sentido, são os Santuários que mantêm viva a piedade popular. E é sua função enriquecer essa piedade oferecendo aos fiéis formação catequética capaz de sustentar e fortalecer a fé das pessoas, ao mesmo tempo estimulando-as à prática da piedade e da caridade.

Citando um bispo italiano, o Papa Francisco destacou: “A piedade popular é o sistema imunitário da Igreja. Nos salva de muitas coisas”.

Como fortalecer o relacionamento do devoto com o Santuário?

Como já foi dito, é importante que o Santuário acolha os peregrinos oferecendo um ambiente propício para a vivência da fé.

Mas, você já pensou na possibilidade de oferecer ao fiel a oportunidade de fortalecer sua devoção no seu próprio lar e ainda fortalecer os laços daquela família com o Santuário? É isso o que acontece com a implementação da campanha dos devotos.

Além disso, a criação da campanha dos devotos gera mais oportunidades na evangelização, pois promove o crescimento da devoção e consequentemente traz novos peregrinos ao Santuário.

Ao longo dos anos, nós da Dominus criamos a campanha dos devotos para alguns santuários pelo Brasil. Trago hoje como exemplo  o Santuário do Bom Jesus da Cana Verde, na cidade de Siqueira Campos no interior do Paraná.

Para este Santuário, realizamos:

  •         Pesquisa;
  •         Diagnóstico;
  •         Planejamento;
  •         Desenvolvimento de Campanha Publicitária e Slogan;
  •         Criação e desenvolvimento do site;
  •         Implantação da campanha dos devotos;
  •         Estabelecimento de um processo de relacionamento com os devotos ativos.

O resultado dessas ações refletiu positivamente na arrecadação financeira do Santuário.

Agora veja como ficou o site dele!

5 estratégias de relacionamento para uma campanha dos devotos

Contudo, muitas são as dúvidas que podem surgir quando o assunto é promover o relacionamento do Santuário com os fiéis por meio da campanha dos devotos.

Pensando em ajudar, separamos 5 estratégias que você pode adotar no Santuário. 

1.Busque alimentar a piedade popular com uma programação fixa

Para gerar uma constância na participação dos devotos e aumentar a circulação de fiéis, é ideal que o Santuário tenha uma programação religiosa fixa. 

Certamente os dias de maior movimentação em um Santuário acontece nos fins de semana, que é quando os peregrinos de outras cidades e estados têm a oportunidade de visitá-lo. 

No entanto, com uma programação rica e diária, é possível ver crescer a participação dos fiéis da redondeza e assim aumentar a família de devotos.  

Além da Santa Missa, o ideal é que o Santuário tenha uma programação fixa semanal com a oração do terço, novenas e outros formatos de encontros de oração, além de horários para a confissão. 

Uma boa sugestão também é a implementação mensal do dia Votivo dedicado ao padroeiro do Santuário.

2. Utilize informativos periódicos

O uso de informativos periódicos é uma boa estratégia que pode ser adotada dentro da campanha dos devotos para estreitar os laços com os fiéis. 

Os informativos servem para manter os devotos informados sobre a programação do Santuário, além de também oferecer reflexões sobre temas da fé. Esses informativos – jornal ou revista – podem ser impressos ou em formato on-line. 

Outro Santuário cuja campanha dos devotos foi desenvolvida por nós, aqui da Dominus, é a Basílica de São Miguel Arcanjo, da cidade que leva o mesmo nome do padroeiro, no Estado de São Paulo. 

Entre os trabalhos, cuidamos do desenvolvimento do informativo. Veja abaixo!

3. Envie mensalmente uma carta do Reitor com um boleto para doação

Outra medida muito comum adotada por muitos Santuários dentro de uma estratégia para a campanha dos devotos é o envio mensal de uma carta do Reitor junto de um boleto para doação. 

A carta deve apresentar uma mensagem que alimente a fé do devoto e demonstre a ele que o Santuário é também sua casa e que está sempre pronto para recebê-lo. Além disso, o Reitor pode recordar o devoto a importância da partilha e da caridade, convidando-o a fazer uma doação espontânea para colaborar com o Santuário como um devoto benfeitor.

4. Usar as redes sociais para relacionar-se

O uso das redes sociais das paróquias e Santuários não deve ser restrito a informar o horário das celebrações. As pessoas estão nas redes sociais em busca de algo que as preencha, que ocupe seu tempo. 

Então, por que não aproveitar o perfil do Santuário para trazer mensagens de esperança e reflexões que fortaleçam a fé?!

5.    Tenha um blog com conteúdo formativo

Todo Santuário tem um padroeiro, certo? Então, uma boa estratégia de relacionamento para a campanha dos devotos pode ser utilizar o padroeiro para oferecer conteúdo formativo.

Esses conteúdos podem ser postados em um blog, ou mesmo dentro do site do santuário, se já existir um. Confira alguns exemplos de textos que a Dominus produziu para o site da Basílica de São Miguel Arcanjo!

Quem são os Arcanjos e qual a missão deles na hierarquia angélica

 

7 coisas que você precisa saber sobre os arcanjos

O que a Palavra de Deus fala sobre São Miguel Arcanjo?

O que os santos disseram sobre São Miguel Arcanjo?

Esses são exemplos de conteúdos formativos que fortalecem ainda mais a piedade popular. Além disso, podem despertar no fiel o desejo que visitar o Santuário e ainda potencializam a audiência do site/blog. 

Agora que você pegou essas dicas, que tal se informar sobre marketing de conteúdo no relacionamento com os devotos? Temos dicas ótimas AQUI!

Quer uma ajuda profissional para desenvolver estratégias de relacionamento na campanha dos devotos? Entre em contato conosco!  Clique aqui

 

Gisa Prado

Jornalista de formação, com longa experiência na produção de conteúdos para meios de comunicação católico. Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing.  Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *