A equipe diocesana da Pastoral do Dízimo e sua atuação - Dominus Comunicação

A equipe diocesana da Pastoral do Dízimo e sua atuação

Quando uma paróquia está desarticulada da Pastoral do Dízimo ou uma outra comunidade não possui acompanhamento sistemático na formação e na capacitação dos agentes de pastoral, é a hora da equipe diocesana da Pastoral do Dízimo entrar em ação . 

As estruturas eclesiais dinamizam-se de modo a não deixar nenhum setor sem pastoreio. Desse modo, as comunidades são integradas nas paróquias; as paróquias, por sua vez, em regiões pastorais e diocesanas; e, assim, sucessivamente. 

Na dinâmica pastoral não é diferente. Portanto, assim como a Pastoral do dízimo é em uma comunidade, e em nível paroquial, as ações da Pastoral também desenvolvem-se em nível diocesano. 

Nesse blog post iremos trabalhar como acontece a atuação da equipe diocesana da Pastoral do dízimo no dia a dia da vida eclesial. Confira! 

Evangelização do Dízimo para Diocese

A Equipe do Dízimo a nível diocesano possui algumas atribuições determinadas no documento 106 da CNBB. 

“Para que o trabalho entre as paróquias seja integrado, é recomendável a existência de uma equipe de coordenação em nível diocesano. Essa equipe se responsabiliza, por exemplo, pela coordenação de campanhas de conscientização, pela realização de encontros de formação e de estudo, pela troca de experiências e pela produção ou escolha e distribuição de material para a motivação permanente dos fiéis.” (Doc 106, 47) 

O parágrafo extraído deixa claro que o objetivo da equipe diocesana é a integração do trabalho da Pastoral do Dízimo entre as paróquias. 

Leia também Como ser um bom líder e servir de inspiração na paróquia 

Além disso, nosso CEO da Dominus, Jean Ricardo, deixou explícito no blogpost A Pastoral do dízimo e sua vivência na realidade diocesana que um dos principais papéis da equipe do Dízimo na diocese não é ditar regras e formações, mas implantar uma cultura de diaconia, de serviço às comunidades. 

Sendo assim, defendemos que a Pastoral do Dízimo possui uma missão prioritária de evangelização, a equipe diocesana se preocupará em acompanhar, animar e promover a ação evangelizadora em todas as paróquias e movimentos que compõem a diocese no âmbito do dízimo. 

Entenda melhor como funciona a atuação da equipe na Diocese. 

A atuação da Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo 

Vamos agora entender como a Equipe Diocesana deve atuar no seu cotidiano pastoral. Algo que precisa ficar claro é a importância de que os membros da Equipe sejam colaboradores da Cúria, ou seja, profissionais contratados. 

A Pastoral do Dízimo, sendo responsável pelas receitas da diocese, pode, em comum acordo com o Ecônomo diocesano, reservar algo em torno de 10% dos rendimentos para investir na própria equipe e frentes de trabalho. 

Desse modo, com recursos humanos bem formados, comprometidos com a evangelização e com vínculo empregatício a eficiência é garantida. 

A Pastoral do Dízimo é um termômetro da evangelização da paróquia. Portanto, a equipe diocesana deve se articular a fim de atingir quatro realidades de trabalho diferenciadas. Confira! 

1. Comunicação 

Quando se trata de dízimo, trata-se de evangelização. E como costumamos dizer aqui na Dominus: Evangelizar é Comunicar e Comunicar é Evangelizar. Portanto, a Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo precisa contar com profissionais de comunicação que contribuam para criação de campanhas do Dízimo a serem aplicadas em todas as paróquias da diocese. 

Por isso, uma campanha unificada possibilita que fiéis não adeptos a paróquias territoriais lidem com o dízimo de maneira eclesial. Ou seja, em todas as paróquias que ele visitar se falará uma mesma linguagem evangelizadora. A criação de slogan, peças e demais itens de um plano de comunicação são indispensáveis quando se pensa em uma evangelização que gere resultados para a Igreja. 

2. Formação 

Outra dimensão de responsabilidade da equipe da diocese é formar as lideranças e agentes de Pastoral numa dinâmica consistente e permanente. Afinal, a formação dentro da Igreja nunca acaba. Criar um cronograma de formação que trabalha as dimensões missionária, caritativa, eclesial e religiosa. 

Transformar a mentalidade dos agentes de pastoral do Dízimo de que não se trata de contar dinheiro e cobrar os inadimplentes, mas se colocar em estado permanente de missão é um desafio constante. É preciso planejamento, execução atrativa e vitalidade na ação pastoral. 

3. Animação Pastoral 

Como dito no item anterior, para que os agentes de pastoral das paróquias transformem sua dinâmica evangelizadora, é preciso acompanhamento e vitalidade na vida pastoral. A animação do cotidiano pastoral é necessária e indispensável. 

Os agentes de pastoral precisam ver que a Diocese exerce uma diaconia constante de pastoreio com a evangelização, com ações como: 

  • Motivar e divulgar as atividades pastorais; 
  • Acompanhar nos desafios;
  • Formar na dificuldade;
  • Tornar-se um apoio para as lideranças. 

Logo, essa presença é importantíssima para manter a sinodalidade e o espírito de comunhão. 

4. Fomentar o processo evangelizador no dizimista 

A missão da Equipe Diocesana do Dízimo é, em suma, motivar e encorajar as pastorais paroquiais a manterem-se firmes no processo de evangelização do dizimista. Desse modo, o dízimo não nasce de uma preocupação financeira, mas do sentido de pertença à comunidade, no sentimento de corresponsabilidade pastoral. 

Portanto, para que se aumente a arrecadação do dízimo é necessário promover a formação dos discípulos missionários da nossa paróquia. Logo, desde os irmãos que não frequentam a igreja aos agentes de pastoral que ainda não foram formados para vida comunitária.  

Estamos lançando uma série de conteúdos para formação das equipes diocesanas do Dízimo. Acompanhe nosso blog e não deixe de participar das aulas semanais do Programa de Aceleração No Oceano

 

 

 

 

 

 

Heraldo Lima

Jornalista de formação, possui intensa e longa experiência missionária. Atualmente, compõe a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing. Casado com a Anne, pai do Davi, do Gabriel e da Gianna. Seu coração está na evangelização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.