Entenda o que é a Jornada da evangelização e saiba como usá-la para promoção vocacional - Dominus Comunicação

Entenda o que é a Jornada da evangelização e saiba como usá-la para promoção vocacional

Saiba como usar a internet para conduzir jovens e adultos à evangelização e promoção vocacional. Ou seja, em um caminho de encontro com Cristo e discernimento vocacional.

Uma vocação não nasce do nada. Primeiro, é preciso ter um encontro pessoal com Jesus e cultivar uma amizade. Assim, com o crescimento da intimidade na oração, o coração se sente atraído ao compromisso com o Senhor e a anunciar o Evangelho. Porém, como criar estratégias que apresentem esse chamado aos jovens?

 

A Jornada da Evangelização pode ser um excelente caminho para a promoção vocacional

 

Sabemos que, desde os apóstolos, a Igreja sempre buscou cumprir a missão, confiada por Cristo, de anunciar o Reino de Deus a todos, chamando-os a segui-Lo. Hoje, as redes sociais encurtam as distâncias e reúnem pessoas totalmente diferentes em um mesmo ambiente – especialmente o público mais jovem.

Portanto, esse novo tempo possibilita que homens e mulheres, de diversas idades, culturas e lugares, conheçam várias formas de servir a Deus. Por isso, é essencial que instituições, comunidades e grupos católicos estejam presentes na internet e possam ser encontrados também no “universo online”.

Contudo, não basta apenas estar, é preciso desenvolver estratégias que convidem, aproximem e incentivem a resposta do vocacionado. Esse é o objetivo de uma Jornada da Evangelização.

 

Entenda a Jornada da Evangelização e promoção vocacional 

 

Primeiro, precisamos compreender que a jornada da evangelização não é um evento, mas um plano estratégico para atingir um objetivo. Embora esse conceito tenha partido da ideia da “Jornada de Compra”, comum no marketing digital, pode se encaixar perfeitamente na realidade pastoral. Mas, como funciona?

De forma resumida, a “jornada” é um caminho percorrido por todos , quando vamos tomar uma decisão de compra. No contexto da promoção vocacional, é a trajetória que cada fiel irá percorrer até que decida assumir o chamado feito por Cristo. Ou seja, é justamente aquele processo de conhecimento, que comentamos logo no início do texto, mas sistematizado e orgânico.

 

Leia também

 

Evangelizar, Fidelizar e Chamar 

 

Ao longo de qualquer caminhada, é importante seguir alguns passos para chegarmos ao resultado desejado. Com a Jornada da Evangelização e o marketing digital não é diferente,  então o Serviço de Animação Vocacional deve estar atento a cada estágio. Vamos conhecê-los?

 

1. Aprendizado e descoberta

 

Esse é o começo de tudo, o momento em que a semente será plantada. Aqui, a pessoa para quem a proposta está sendo feita – também conhecida no marketing como “lead” – vai ter o primeiro contato com o conceito de vocação.

Inicialmente, ela não sabe, ou ainda não entendeu, que tem uma questão a ser resolvida: “qual a minha vocação?”. Então, o primeiro passo é despertar o interesse pelo tema, chamando atenção para o fato de que existe um chamado universal, feito por Deus, para a felicidade do homem, a partir da entrega de sua vida por um ideal que valha a pena.  

Aqui, abordamos questões como a diferença entre profissão e vocação e apontamos que há um desejo natural do homem pela felicidade, por um lugar único no mundo. 

 

2. Reconhecimento do problema

 

Na jornada, o 2º passo é mostrar para o vocacionado que esse anseio deixa um espaço em seu coração. Nessa etapa, ele irá se aprofundar na busca sobre o tema, até compreender que, para conhecer sua missão no mundo, é preciso passar por um discernimento vocacional.

Portanto, é importante que seu grupo ou comunidade tenha conteúdo na internet que o ajude a entender um pouco mais sobre esse processo. De modo geral, é aqui que ele reconhecerá sua necessidade de ajuda.

 

3. Consideração da solução

 

Agora, o vocacionado já entende que tem um chamado e deseja respondê-lo, mas não sabe como. Logo, passa a procurar uma solução. Esse é o momento de apresentar o instituto, explicar a missão, os valores, a espiritualidade e os objetivos. 

Além disso, você pode disponibilizar na internet itinerários de discernimento e acompanhamento vocacional, junto com manuais de espiritualidade pessoal. Tudo isso contribuirá para que o jovem enxergue seu instituto como um parceiro nessa caminhada, passando credibilidade e confiança.

4. Decisão de adesão

 

Esse é o ponto em que toda a Jornada culmina. Aqui, o jovem já passou por todo o processo de discernimento vocacional, entendeu qual seu chamado, mas está em dúvida de qual caminho seguir. Nesse momento, é preciso mostrar tudo que seu grupo tem a oferecer e, principalmente, os frutos dessa escolha para a caminhada cristã.

Uma das melhores formas de fazer isso é divulgando depoimentos de pessoas que já passaram pelo que ele está passando e, hoje, são felizes vivendo sua vocação. Para isso, você pode utilizar testemunhos de sacerdotes, consagrados e missionários que fizeram seu caminho vocacional e não se arrependem da escolha.

Esse conteúdo pode ser produzido em forma de texto, vídeo, áudio ou imagens, com divulgação nas redes sociais e outras plataformas disponíveis na internet. 

Além disso, é fundamental inserir em todos esses materiais um call to action” (CTA). Como o nome em inglês indica, é um “chamado à ação”. Ou seja, você incentiva que a pessoa tome uma decisão, como, por exemplo, se inscrever em uma turma de discernimento vocacional. 

Aqui, você faz um convite direto ao jovem, para que participe do seu grupo.

Se pararmos para pensar, todos passamos, de uma forma ou de outra, por essas quatro etapas quando estamos discernindo nossa vocação. Porém, a Jornada da Evangelização torna essa trajetória mais leve, organizando as informações mais relevantes conforme o amadurecimento do vocacionado.

Assim, o marketing digital abre diversas portas para a promoção vocacional. Com as estratégias adequadas para cada público e instituição, é possível explorar o mundo da internet e encontrar novas e eficazes formas para anunciar o Reino de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *