Como usar o ensino a distância na formação pastoral

Como usar o ensino a distância na formação pastoral

Como usar o ensino a distância na formação pastoral

Um desafio constante na vida da igreja é promover a formação dos agentes pastorais. Sabemos que cada dia fica mais difícil ter as pessoas engajadas no trabalho pastoral, o dia a dia das pessoas está acelerado, suas rotinas alteradas. Quem vive nos grandes centros urbanos enfrenta o desafio da mobilidade urbana, de conciliar vida pessoal, profissional e pastoral.  

Além de todas as realidades acima apresentadas, ainda temos o volume de reuniões e compromissos dentro da Igreja. Tudo isso nos leva a uma pergunta. Como podemos otimizar a vivência formativa no âmbito paroquial? E a outra: Que formas podemos implantar que proporcione ao agente pastoral crescer no seu conhecimento doutrinário, catequético e pastoral?

O EAD como alternativa na formação pastoral

O meio digital vem, a bastante tempo, sendo apresentado como uma grande frente evangelizadora. Ainda estamos, como Igreja, aprendendo a lidar com essa necessidade. Neste momento de pandemia, este recurso ficou ainda mais evidente e necessário.

A educação a distância, ou online, pode ser um eficiente recurso para ser usado na formação pastoral. No mercado educacional os dados não deixam mentir, a educação EAD só vai crescer. Em recente pesquisa realizada pelo Sagah, as projeções apontam que em 2023, mais alunos estarão matriculados em um curso EAD do que em um curso presencial. Atualmente, o ensino superior a distância no Brasil já chega a 26% do número total de alunos.

Olhando para este caminho, o EAD pode ser uma alternativa pastoral eficiente no processo formativo dos agentes. Imagine que você é pároco em um grande centro urbano, na melhor das hipóteses seu paroquiano leva 1h no transporte público para ir e voltar do trabalho. São 2h que poderiam ser aproveitadas por ele para estudar e aprender mais sobre algum tema fundamental na vida pastoral. Exemplo: Se ele for ministro da Eucaristia, poderia acessar uma aula sobre como deve ser o comportamento dos ministros da sagrada comunhão durante a Celebração da Missa.

Disponibilizar a formação digital, não é, necessariamente, ter um curso todo estruturado com uma super plataforma de EAD. Você poderia montar um planejamento formativo, gravar pequenos vídeos usando o seu celular e distribuí-los por whatsapp para os agentes pastorais da sua comunidade paroquial.

Todo grande projeto inicia com pequenas iniciativas, vá entendendo o comportamento do seu “consumidor” de conteúdo e com o tempo pode ir se profissionalizando.

Exemplos práticos de cursos que já existem

Atualmente, no mercado há disponíveis cursos EAD, oferecidos por diversas instituições e empresas católicas. Nós, aqui da Dominus, já temos disponível para as paróquias o Curso: Como organizar a Pastoral do Dízimo, ele é pago e utilizamos uma plataforma simples e rápida de ser implementada, chamada Hotmart.

 

Outro exemplo super bacana e já um pouco mais elaborado é o Curso: Redescobrindo Jesus, oferecido pelo Instituto Católico de Líderes que foi gravado todo em Jerusalém. Ele possui um conteúdo super catequético e de vivência espiritual.

 

Poderia aqui apresentar outros exemplo super interessantes de cursos oferecidos EAD. Mas, vou deixar para você uma missão: Procure pesquisar sobre o assunto. Em breve quero trazer até você conteúdos que ensinam como podemos estruturar um bom curso de formação para os agentes pastorais. Continue acessando nosso conteúdos, e até a próxima!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

7 Comments

  1. Erick disse:

    Olá.
    Sou seminarista da Diocese de Montenegro RS. Sobre o artigo do Jean Ricardo, achei muito proveitoso, principalmente agora que enfrentamos a situação de afastamento social pelo coronavirus.
    Um pouco mais, quem sabe algum artigo sobre outras ferramentas para se produzir um curso EAD e como disponibilizar para os paroquianos; plataformas grátis que possa ser verificado se a pessoa assistiu a aula, talvez ferramentas de inscrições e certificados, entre outros.

  2. Ana Maria Pinheiro Vicente disse:

    Olá Jean. Tudo bem? Tenho acompanhado o seu trabalho e aprendido muito sobre a necessidade de Planejamento nas Paróquias bem como de treinamento aos Agentes das Pastorais que infelizmente ainda não entenderam que o cenário mudou e o sistema paroquial permaneceu. Por isso, precisamos sair urgentemente do modelo estático da evangelização.
    No momento me preocupo em aprender mais sobre como planejar a evangelização, a comunicação tanto internamente, nas pastorais, quanto externamente junto aos paroquianos no intuito de colaborar com a ação evangelizadora da Igreja.
    O que você sugere, para estes tempos de pandemia que nos limita, que poderemos divulgar em redes sociais no sentido de manter sempre presentes os ensinamentos de Jesus, principalmente para levr mensagem de tranquilidade e paz em um cenário de caos? Obrigada!

    • dominuscomunicacao disse:

      Ana ficamos feliz com o seu contato. Uma coisa importante nesse tempo é trazer dicas concretas de como as pessoas podem crescer no seu relacionamento com Deus. Podemos oferecer conteúdos ensinando as pessoas a lerem a palavra de Deus, a ler um livro, fazer uma mini formação falando da vida de um santo. É preciso trazer conteúdos evangelizadores e que façam sentido na vida das pessoas.

  3. Ulisses disse:

    Olá
    Não encontrei o curso na área de afiliafos da hotmart, gostaria de der seu afiliado para vender os cursos da Dominus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *