Dominus promove I Simpósio do Dízimo na Arquidiocese de Palmas

Dominus promove I Simpósio do Dízimo na Arquidiocese de Palmas

Dominus promove I Simpósio do Dízimo na Arquidiocese de Palmas

A Dominus Evangelização e Marketing tem levado a assessoria do dízimo a mais de 50 paróquias em todo Brasil. No início do mês de maio, a agência realizou o I Simpósio da Pastoral do Dízimo para a Arquidiocese de Palmas, no estado do Tocantins. Foram 2 dias de aprendizado, troca de experiências, espiritualidade e comunhão fraterna. Para este evento, a agência contou com a participação do CEO da Dominus, Jean Ricardo, a consultora de sucesso, Francielle Lopes e o pároco de Nossa Senhora de Fátima (Grajaú-SP) padre Vinícius Maciel.

A programação contou com formações acerca de dízimo e evangelização, momentos de espiritualidade pelos dizimistas, dinâmicas, além de um momento de perguntas e respostas com sacerdotes da arquidiocese. Cerca de 150 agentes da pastoral do dízimo, secretários paroquiais, diáconos e sacerdotes participaram do simpósio e deixaram depoimentos belíssimos sobre os trabalhos desenvolvidos. Confira!

“Participar do simpósio foi uma grande oportunidade, um grande aprendizado, sobretudo em poder compreender as diversas realidades do dízimo na nossa arquidiocese. Aprender que o dízimo é consequência da experiência com Deus, tanto individual, quanto em comunidade. Apresentar a pastoral do dízimo da Catedral às demais pastorais da arquidiocese  foi uma oportunidade de vivermos a lógica do evangelho. Assim como os apóstolos, pudemos colocar em comum tudo que temos – todo conhecimento e toda experiência – e vivemos também o princípio da partilha.” – Anna Carolina Cassoli, coordenadora da Pastoral do dízimo da Catedral de Palmas.

“O Simpósio para nossa paróquia foi muito bom e frutífero. Mesmo que a participação não tenha sido muito grande – quanto aos agentes da Pastoral do dízimo da minha paróquia – os que foram, puderam beber dessa grande obra. Muito mais do que falar em arrecadação financeira, se falou do Evangelho, do próprio Cristo. Isso é o importante: a evangelização e a profissionalização como um dever, um ofício sagrado. Nós gostamos muito, desde os métodos, pregações, e sobretudo as dinâmicas. Não foi algo pesado, mas dinâmico, no qual todos podem compreender, atingindo seu objetivo. Achei muito importante, em especial, quando no domingo tivemos a parte prática, os laboratórios de como evangelizar profissionalmente, como fazer projetos, atingir o querigma.” – Padre Helton Ribeiro, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Arquidiocese de Palmas.

“Reconheço que como católicos temos muita deficiência de conhecimento a respeito do dízimo. No Simpósio aprendi que caridade não é a mesma coisa que justiça. São coisas distintas que muitas vezes confundimos. O dízimo é uma gratidão do nosso coração, no qual respondemos a Deus quando reconhecemos que Ele nos dá tudo. O Simpósio foi muito especial na minha dimensão de fé, do relacionamento com o outro. Dízimo não é dinheiro, é evangelização. Acredito que o Simpósio, na estrutura que foi montado, poderia ser um convite para abertura de todos os movimentos e pastorais da nossa Igreja por ter falado muito sobre evangelização, sobre o outro, sobre partilha, sobre a Palavra, testemunhos. Foi muito importante! Uma das coisas que mais me marcou, foi quando participei da trilha que falava sobre o impacto que os trabalhos do simpósio devia causar, e como trabalharmos tudo isso em nossas paróquias. Como foi maravilhoso elaborar projetos paroquiais, de pastoral, do dízimo, para projetar a paróquia no âmbito que sonhamos e desejamos. Foi muito bom aprender a administrar e organizar as coisas antes de fazê-las. E mais, sonhar antes de organizar. Amei o simpósio, eu não só o indico como faria de novo. Saí com uma satisfação muito grande, com outra visão de lá”. – Lídia Pádua, Secretária paroquial da Paróquia Cristo Rei – Arquidiocese de Palmas.

Escute o testemunho de uma das agentes de pastoral que participou do Simpósio, abaixo leia na íntegra:

“Graças a Deus, nossa paróquia tinha poucos dizimistas, porém fiéis. Mas, vivíamos perdidos em relação ao dízimo. Sabíamos como a pastoral funcionava, mas não conseguíamos colocar em práticas suas dimensões, muito menos a evangelização, com isso éramos meros arrecadadores.  Com a força e a luz do Espírito Santo nosso arcebispo e os sacerdotes da arquidiocese buscaram uma maneira de estruturar a pastoral do dízimo em nível arquidiocesano, e na bondade de Deus foi apresentado os trabalhos da Assessoria da Dominus. De início, o choque! Não vamos conseguir. Reuniões, formações, estudos, partilhas, renovar as fichas cadastrais, o domingo da partilha. Com muito esforço, paciência e dedicação, estamos caminhando. Ainda não atingimos a meta. Passarmos de arrecadadores para evangelizadores leva tempo. O importante é que encontramos um caminho: o quê? como? quando? e onde fazer? Agora é arregaçar as mangas e mergulhar nesse mar que é a evangelização. Que tenhamos um coração aberto para este novo de Deus. Que nos deixemos evangelizar para sermos também evangelizadores. É uma pena quem não conseguiu participar, este foi o “iluminar” de Deus aos agentes de pastoral do dízimo. Sabemos que dá certo! Nossos sinceros agradecimentos e orações a Dominus por partilhar esse projeto conosco. Deus os abençoe! Me chamo Haidee e sou secretária da paróquia Jesus de Nazaré – Arquidiocese de Palmas.”

“A Dominus é maior e melhor do que imaginava. Sua capacidade de arregimentação é fantástica, porque está fundada na fé em Deus. Também sua capacidade técnica é fenomenal, baseada fundamentalmente em duas lideranças de grande fôlego: Fran e Jean –  uma dupla de sucesso. Continuem esse belo trabalho para ajudar na evangelização. Nosso profundo agradecimento a vocês por essa oportunidade de aprendizagem.” José Carlos – agente da pastoral do dízimo – Arquidiocese de Palmas.

Conheça mais sobre a Assessoria do Dízimo – Dominus e leve-a para a sua paróquia ou Diocese.


2 Comments

  1. Maria Helena Pedreira Dias disse:

    Sou coordenadora da pastoral do dízimo na minha comunidade gostaria de receber alguma instrução. Somos comunidade de periferia. Sem muitos recursos. Mais com a graça de Deus. Estou tentando ajudar a minha comunidade e possível a paróquia. Deus os abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *