Dia dos namorados: 5 dicas para evangelizar os casais da sua Paróquia

Dia dos namorados: 5 dicas para evangelizar os casais da sua Paróquia

Dia dos namorados: 5 dicas para evangelizar os casais da sua Paróquia

Uma das datas comemorativas mais mencionadas nas redes sociais é, sem dúvida, o dia dos namorados. É uma chuva de fotos e declarações românticas dos jovens casais. Além do mais, há também os que possuem muitos anos de casamento – os “eternos” namorados. Poderíamos ver nisso uma excelente oportunidade para a evangelização das famílias. Porém, essa nem sempre é a realidade.

Muitas paróquias e movimentos ou não sabem abordar o relacionamento humano na evangelização, ou se prendem a fazer discursos sobre uma lista de proibições. São João Paulo II, falando sobre o amor humano, disse certa vez que: “somente o que é construído sobre Deus, sobre o amor, é durável”. Portanto, evangelizar os namorados é favorecer a edificação sólida de um relacionamento – que, posteriormente, se transformarão em santos matrimônios. De certo modo, é formar a célula transformadora da sociedade e “celeiro” de santas vocações.

Confira 3 dicas que sua paróquia ou comunidade poderá usar para evangelizar os casais de namorados. 

Roda de conversa sobre relacionamento

Como dito acima, é preciso uma abordagem mais humana e acolhedora para os jovens  namorados. Uma iniciativa que possa aproximá-los e despertá-los para a vida em comunidade pode ser uma Roda de conversa entre casais sobre relacionamento.

É importante ressaltar que – ao menos em um primeiro momento – não é interessante abordar a castidade no namoro. Esse tema, ao invés de atrair, pode afastar! Vale a pena se concentrar  em abordar problemas no relacionamento como estratégia para atração dos jovens. 

Temas como: “Melhore o diálogo com seu namorado”; “5 regras de ouro para relacionar-se bem!”; “Será que estou pronto para casar?”. Possuem algumas abordagens atrativas, se trabalhadas de forma leve e bem humorada. Logo, pode formar um público interessante.

Você pode divulgar através das redes sociais, nos avisos da Missa, no mural. Ou, até mesmo, contar com a ajuda da Pastoral da Acolhida para convidar os casais frequentadores da comunidade. Aproveite e estimule os casais a mandarem perguntas e dúvidas para serem tratadas na noite.

Além disso, convide um ou dois casais mais experientes da comunidade para responder os questionamentos, unindo doutrina da Igreja e sua experiência de vida.

Exemplo de roteiro para roda de conversa

  1. Acolha os casais com um ícone da Sagrada Família, pequeno, e um cartão de boas-vindas.
  2. Reze brevemente com os casais pedindo o Espírito Santo.
  3. Exponha o objetivo da roda de conversa, e como será a dinâmica.
  4. Estimule, antes do início da partilha, que os casais coloquem em uma urna – de forma anônima, se preferirem –  eventuais dúvidas ou problemas que eles tenham no relacionamento.
  5. Leia as perguntas, programe o tempo de respostas dos casais e deixe os participantes bem à vontade para perguntarem sobre os mais diversos assuntos.
  6. Tenha atenção para que não se perca o principal: o namoro é um caminho para o matrimônio com etapas próprias a serem vividas.

Leia mais sobre como manter viva a evangelização na sua paróquia 

Missa votiva para o dia dos namorados

A Celebração Eucarística será sempre a melhor forma de ensinar, acolher e evangelizar. Com os namorados não é diferente! Já faz parte da programação de casais católicos a participação da Missa juntos. Porém, muitos casais se encontram afastados da comunidade, por diversas circunstâncias da vida. Portanto, uma Missa para os namorados pode ser um excelente pretexto para trazer de volta esses irmãos. 

A paróquia pode promover uma Missa, com participação dos casais das pastorais, atuando na liturgia. É interessante que o celebrante prepare uma homilia voltada para o dom do amor humano, o chamado ao matrimônio, e faça um momento de oração e bênção para os casais. 

Ao término da liturgia, o Encontro de Casais com Cristo, a Pastoral Familiar, ou outro movimento que trabalhe diretamente com casais, pode apresentar um texto de reflexão para os namorados. Está pode ser uma iniciativa a mais para as atividades pastorais. 

Campanha de fotos dos casais da paróquia no instagram

Uma ação que pode render muito engajamento nas redes sociais, e dar maior visibilidade a sua paróquia, grupo ou movimento é uma campanha de fotos dos casais da paróquia. É muito simples! 

Faça uma postagem com um card bem legal, que pode ser produzido pela Pascom da sua paróquia, ou por você mesmo, usando aplicativos gratuitos que podem ajudar a criá-lo como o Canva. No post, motive os casais a postarem fotos juntos, com uma frase que lembre o projeto maravilhoso de Deus para a família. O casal precisa marcar seu perfil! Logo, as melhores fotos serão postadas no perfil oficial da paróquia. 

Confira mais dicas de evangelização para sua paróquia nas redes sociais da Dominus:

        

 

 

Heraldo Lima

Jornalista de formação, possui intensa e longa experiência missionária. Atualmente compõe a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing. Casado com a Anne e pai do Davi. Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *