Veja o que é preciso levar em conta na hora de criar o site paroquial - Dominus Comunicação

Veja o que é preciso levar em conta na hora de criar o site paroquial

Criar um site para igreja se tornou uma necessidade, principalmente quando percebemos que a internet se tornou uma ferramenta poderosa de evangelização

Além disso, surfar na onda da Internet e permitir que a paróquia abra sua porta no mundo digital faz com que a missão de anunciar o Evangelho a toda criatura se torne mais fecundo, alcançando pessoas mais distantes. 

No entanto, não faz sentido criar um site apenas por criar, para colocar os horários da missa e não o abastecer com mais nenhuma informação. 

É preciso ter propósito, produzir conteúdos relevantes, ter estratégias e conhecer o público que quer alcançar. O próprio Papa Francisco disse, em sua mensagem para o Dia das Comunicações Sociais, que a Internet é um dom de Deus e nós precisamos saber usá-las.

Portanto, se você está perdido e não sabe por onde começar e o que considerar na hora de criar site para igreja, esse texto é ideal para você. Continue a leitura! 

Importância de criar site para igreja

Antes de citar o que considerar na hora de criar um site paroquial, acreditamos ser válido ressaltar alguns motivos que tornam o site paroquial importante.

A internet, especialmente o site paroquial, nos leva até o fiel. Ou seja, enquanto na igreja física é ele que vai até nós, no site nós temos a possibilidade de ir até ele. Mas para isso é preciso saber como chamar a sua atenção. E tem mais uma facilidade a nosso favor: o smartphone. Estamos, literalmente, nas mãos do nosso leitor! 

Além disso, um site paroquial permite que a informação seja mais democrática, seja disseminada com mais facilidade e rapidez. Oferece chances maiores de interação e proporciona que o fiel se sinta mais confortável para dar sua opinião, fazer pedidos ou ceder testemunhos. 

Agora que você já compreendeu a importância de criar um site para a igreja, entenda o que considerar na hora de desenvolver essa ferramenta.

Tenha seus objetivos claros

O primeiro passo é compreender quais são os motivos para criar um site paroquial. Tudo bem, de forma genérica você já sabe porque é importante. Mas a pergunta a ser respondida aqui é: por que é importante para a SUA igreja? 

Você precisa de novos e mais engajados dizimistas? Precisa de leigos para servir nas pastorais? Quais são seus motivos? Ao definir esses pontos, conseguirá saber o que é necessário ter no site e o processo se torna mais claro e prático.

Verifique se o site possui as informações relevantes 

Mencionamos anteriormente sobre a possibilidade do site informar e formar a comunidade. Por outro lado, ele também pode alcançar pessoas novas que estão distantes, mas isso só se concretizará se o site estiver completo e for atrativo.

Sendo assim, se certifique de que seu site possui os horários de missa atualizados, um calendário com datas importantes, endereços, telefones, uma página contando a história da paróquia, um espaço para enviar testemunhos, fazer perguntas ou sugerir algo. 

Seja estratégico 

Precisamos pensar que o site paroquial terá o objetivo de evangelizar, de anunciar a Palavra de Deus. Portanto, ele pode alcançar a vida de muitas pessoas e ser o empurrão perfeito para que esses irmãos encontrem o Senhor e se convertam. 

É uma responsabilidade imensa. Por isso, não pode ser feito de qualquer jeito, precisa ter estratégia. Então, dedique-se em todas essas etapas, crie um caminho para seguir, faça metas, crie conteúdos relevantes, saiba com quem está conversando e não deixe faltar nenhuma informação.

Credibilidade na hora de criar o site para igreja

Ter um site é passar uma imagem de autoridade para o leitor, seja ele um paroquiano ou uma pessoa nova que não pertence à paróquia. 

Portanto, é preciso saber com propriedade o que sua página online está comunicando. Além disso, investir no layout e ter disponibilidade para receber essas pessoas, respondendo seus comentários também são maneiras de demonstrar autoridade.

Faça com que o site tenha credibilidade. Pense que o site paroquial é a porta de entrada de uma casa e não é educado pedir para a pessoa não reparar a bagunça. Então, procure deixar tudo organizado.

 

Conte com ajuda especializada 

Se você leu todas essas dicas e se sentiu inseguro, pensando “como posso fazer tudo isso?”. Queremos dizer para ficar tranquilo, pois há pessoas que podem ajudar em todo esse processo!

Inclusive, é muito importante contar com a ajuda desses profissionais. Assim tem garantia de estar dando os passos no caminho certo!

 

Por fim…

Se dedicar enquanto cria o site para a igreja pode trazer resultados positivos e atrair muitas pessoas para a paróquia. Por isso, é tão importante considerar todos esses pontos e procurar se aprofundar ainda mais. 

No site da Dominus, temos muitos conteúdos disponíveis que ajudarão nesse processo. Conte conosco!

 

 

 

 

 

Mariana Soek

Jornalista por formação e pós-graduanda em marketing digital. Apaixonada por comunicação e pela possibilidade de evangelizar através das palavras. Atualmente compõe o time de evangelização da Dominus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.