Como atrair as pessoas para o site paroquial? - Dominus Comunicação

Como atrair as pessoas para o site paroquial?

Como atrair as pessoas para o site paroquial?

Tendo entendido a importância de uma paróquia ter um site, é preciso ir um pouco mais além e estudar estratégias para atrair as pessoas para sua página. Em tempos onde o ambiente digital borbulha de sites, blogs e redes sociais a cada minuto, posicionar-se na internet exige conhecimento, técnica e feeling – em uma tradução livre, maneira de perceber uma situação.

Manter um site atualizado é sinônimo de bastante trabalho. Acredito que boa parte das pessoas responsáveis pelo setor ou pastoral de comunicação em uma comunidade tem consciência disso. Porém, não basta apenas se empenhar para colocar formações e notícias na web, é essencial atrair o público ao seu site.

Estruture o conteúdo do site

Estruturar o conteúdo de maneira organizada no site. Quando alguém acessa o seu endereço eletrônico ele estabelece uma comunicação direta com aquele ambiente, logo essa experiência pode gerar boas ou más impressões.

Um dos primeiros passos a se pensar, quando falamos em audiência, é garantir que essa pessoa volte a visitar a página. Para isso, devemos evitar as “frustrações” que podem surgir caso o usuário procure por uma informação e não a encontre.

Faça a escolha por layouts limpos, menus bem acessíveis e distribuição adequada dos dados. Escolha o que é prioritário, o que deve estar em destaque, o que pode ficar um pouco mais distante da home, de modo que tudo seja devidamente acessível. Você pode fazer um esboço em um papel, baseando-se em sites de referência.

Crie fluxos de audiência

Um dos objetivos do site paroquial é estender o que se vive dentro da Igreja – um espaço físico – para o ambiente virtual. Para favorecer esse processo, recomendamos que sejam disponibilizados na rede conteúdos formativos complementares. Por exemplo: após estudar determinado tema na Pastoral Familiar, indique aos membros que acessem o portal da paróquia e vejam um vídeo com mais detalhes do tema. Para isso, é necessário um plano orgânico de pastoral, que possibilite a pastoral da comunicação uma comunicação direta e contínua com as demais pastorais.

Crie formulários, enquetes para debater assuntos de relevância na comunidade. Enfim, estimule os fiéis a frequentarem o site da paróquia para ter acesso a mais informações e que essas sejam interessantes para eles.

Utilize as redes sociais e e-mails como ponte

A fanpage da paróquia, a conta no twitter, ou outras redes podem ser usadas para divulgar os conteúdos que são lançados no site, constantemente. Outra boa estratégia é o email marketing e a newsletter.

Para quem não conhece o email marketing, como o título sugere, é um recurso de email encaminhado para contas previamente cedidas – o cadastro do dízimo ou dos agentes de pastorais podem ser utilizados – para manter um contínuo contato com seu público enviando propostas de conteúdo, eventos e informações da paróquia. A newsletter pode ser interpretada como um recurso eletrônico de email, com banners contendo links disponíveis para os conteúdos divulgados.

Por estes meios é possível divulgar não apenas notícias, mas também sessões importantes que, porventura, tenha pouco acesso. Aproveite para divulgar o trabalho de pastorais e movimentos ou, até mesmo, motivar que as pessoas vejam os eventos da comunidade cadastrados na web.

Atualize, atualize e atualize

Quem é que gosta de entrar várias vezes em um site e ver a mesma notícia, a mesma foto, o mesmo banner de um evento que já passou há três meses? Pois então, atualizar a página eletrônica é essencial para assegurar o fluxo de visitas. Mostre para o público que vocês estão dedicados em apresentar para ele coisas novas frequentemente.

Estabeleça um ritmo de atualizações e se esforce para corresponder ao itinerário programado. Não demore muito para colocar novos conteúdos, pode ser que o internauta não queira mais voltar para o site da próxima vez.


Heraldo Lima

Jornalista de formação, possui intensa e longa experiência missionária. Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing. Casado com a Anne e pai do Davi. Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *