Campanha Vocacional, passos para estruturar - Dominus Comunicação

Campanha Vocacional, passos para estruturar

Para inovar na Campanha Vocacional é preciso pensá-la como uma campanha publicitária. Logo, se faz necessário estruturá-la  a partir da visão do marketing.

Por marketing entende-se um conjunto de estratégias que pretendem explorar, criar e entregar algo para satisfazer as necessidades e preferências de um determinado público. Para isso, oferece a esse público serviços ou produtos específicos que vão ao encontro de suas necessidades.

Para tanto, o marketing recorre a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

O marketing está presente em nossa rotina muito mais do que nos damos conta. No rádio, na TV, nos canais de streaming, na internet, nas revistas, jornais, outdoors, etc. Enfim, não há como passar por essas mídias sem ser alcançado por alguma ação de marketing.

Afinal, a intenção do marketing é criar valor e chamar a atenção de um público específico gerando relacionamentos lucrativos tanto para as instituições quanto para seus clientes.

No caso da Campanha Vocacional o “lucro” alcançado pela instituição religiosa serão os novos vocacionados. Desse modo, para o vocacionado, será o discernimento, a orientação e a vivência da sua vocação.

 

O marketing digital é o caminho para a Campanha Vocacional

 

Quando pensamos no jovem, facilmente identificamos que ele está presente de maneira massiva no ambiente digital, principalmente nas redes sociais. É raro hoje em dia um jovem que não tenha um perfil no Facebook, Instagram, Tik Tok, Pinterest, etc.

Neste sentido, convém à Igreja aproveitar o vasto oceano do mundo digital para lançar as redes da Campanha Vocacional também neste ambiente. Desta forma, é possível alcançar o jovem vocacionado mais rapidamente.

Desse modo, é possível ainda escolher trabalhar com o marketing digital, que é a maneira como nomeamos o conjunto de ações que podem ser realizadas em diversos meios digitais.

No meio empresarial, essas ações possuem o objetivo de promover empresas e produtos. Contudo, no caso das instituições religiosas, estaremos promovendo uma campanha vocacional.

São muitas as possibilidades que se abrem a partir do marketing digital, porém algumas delas se destacam e são mais utilizadas.

Entre elas destacamos o marketing de conteúdo, com a publicação de textos em blog, vídeos, postagens nas redes sociais, email marketing e newsletter. Além disso, o marketing de conteúdo também oferece ao seu público os chamados materiais ricos, como ebooks e infográficos, por exemplo.

Além de alcançar o jovem mais rapidamente, o marketing digital possibilita outros benefícios para a Campanha Vocacional. Conheça alguns deles:

  • É mais barato do que o marketing off-line
  • Apresenta resultados mais expressivos do que outras realidades do marketing
  • E permite o acompanhamento e a mensuração dos resultados alcançados

 

 Passos para estruturar a Campanha Vocacional

 

Agora que você já compreendeu que o marketing digital é a maneira mais rápida e assertiva de chegar aos possíveis vocacionados, é necessário estruturar uma Campanha Vocacional.

Portanto, para te dar algumas dicas, te indicamos uma aula ministrada pelo Jean Ricardo, fundador e CEO da Dominus Evangelização e Marketing.

O vídeo é rapidinho, você nem vai perceber o tempo passar. Porém, já te trago uma dica: pega papel e caneta para anotar, ou abre um documento no seu computador, para não deixar passar nada importante.

Nesta aula, Jean Ricardo traz pistas relevantes que clareiam os passos necessários para estruturar uma boa campanha vocacional de congregações, paróquias ou dioceses. Acompanhe e anote as dicas!

Passo a passo para você montar uma campanha vocacional

 

Queremos te ajudar!

 

A Dominus Evangelização e Marketing é uma agência que oferece soluções para facilitar processos a fim de alcançar resultados eficazes na evangelização.

Com mais de 10 anos de experiência, a Dominus atua como um parceiro estratégico de dioceses, paróquias, comunidades e institutos religiosos. Trabalhamos também com empresas e prestadores de serviço que atendem a comunidade cristã.

Levamos aos nossos clientes, parceiros de evangelização, estratégias que potencializam seus objetivos.

 

Gisa Prado

Jornalista de formação, com longa experiência na produção de conteúdos para meios de comunicação católico.
Atualmente compõem a equipe de Redação na Dominus Evangelização e Marketing.  Seu coração está na evangelização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *