Como aumentar a participação dos fiéis usando o marketing de conteúdo

Como aumentar a participação dos fiéis usando o marketing de conteúdo

Como aumentar a participação dos fiéis usando o marketing de conteúdo

É muito comum ouvirmos sobre a necessidade de evangelizar por meio da internet.  Sabemos que o uso desta tecnologia é inevitável em nossas vidas, porém é preciso utilizá-la de modo estratégica na evangelização. Você sabia que é possível aumentar a participação dos fiéis com o marketing de conteúdo?  Então, fica comigo que vou te mostrar como fazer isso acontecer na prática.

Hoje estamos totalmente conectados e dependentes da internet. Mas será que a utilizamos de forma adequada quando o assunto é evangelização? Será que sabemos aproveitar  todo o seu potencial para atrair mais pessoas para Jesus Cristo?  

Muitas vezes ouvimos palestras e formações falando da internet e seu uso, e  quanto elas influenciam as pessoas e mudam sua forma de pensar. Por vezes, apresentamos os efeitos “apocalípticos” de estarmos conectados, mas nos esquecemos de falar do kairós – tempo de manifestação da Graça de Deus – que pode existir quando utilizada em toda sua potencialidade para a evangelização, e o quanto ela pode nos ajudar a aumentar a participação dos fiéis na vida da igreja. 

Infelizmente nossa atuação evangelizadora na internet, em sua maioria, se resume a colocar nossos avisos paroquiais ,  conteúdo que desperta ódio e revolta naqueles que pensam diferentes de nós e do Evangelho. Utilizamos a internet para propagar mensagens aparentemente “evangélicas” mas que no fundo revelam nossa falta de inteligência evangelizadora. 

Algumas vezes, conversando com sacerdotes e amigos profissionais da comunicação, apresentei minha inquietação a respeito do tema evangelização pela internet. Sempre apontei o quanto não somos estratégicos em nossa atuação evangelizadora, e como deveríamos crescer na nossa capacidade de apresentar conteúdos verdadeiramente relevantes para aqueles  que não conhecem a Deus. 

Quando penso na evangelização pela internet, só me vem uma forma de isso acontecer:o conteúdo! Isso mesmo! Só vamos evangelizar pela internet quando conseguirmos escrever sobre assuntos que realmente sejam relevantes para o homem de hoje. 

Não basta falarmos de Jesus, é preciso pensar como apresentar seus valores de forma criativa e inovadora. A mensagem será sempre a mesma, o que vai mudar é como ela chega, em qual formato e por qual caminho seguir para que o público a receba de forma adequada. 

Além disso, é preciso pensar em conteúdos capazes de atrair de tal forma que possam aumentar a participação dos fiéis na comunidade. 

Mas, afinal, por que o marketing de conteúdo pode ser uma boa estratégia?

O Marketing de conteúdo é todo material produzido para entreter, educar e formar um futuro cliente. A ideia central é informar as pessoas sobre determinados assuntos para que no futuro elas conheçam, respeitem e comprem os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. Será que isso tem a ver com a evangelização? 

Pense no site da sua paróquia. Quais conteúdos relevantes para o seu público existe nele? Que tipo de conteúdo você ou sua equipe de comunicação escreveu e é capaz de despertar o interesse do seu público alvo? Pensou? 

Provavelmente os conteúdos do site da sua comunidade resumem-se à notícias de eventos e atividades pastorais ou artigos de espiritualidade escritos por membros das pastorais ou copiados de algum site católico. 

Nada do que está ali foi pensando, baseado em uma estratégia de marketing de conteúdo, para o público alvo da sua paróquia. Nenhum daqueles conteúdos é capaz de despertar o interesse de uma pessoa comum em ir participar de uma Missa dominical. 

Quando estruturamos uma estratégia de marketing de conteúdo, pensamos de imediato no seguinte: Vamos escrever sobre assuntos que são relevantes para o público da minha comunidade. No marketing de conteúdo costuma-se criar as personas e será a partir delas que toda a estratégia de conteúdo é definida. 

Imagine que na sua paróquia tenha cerca de 150 catequizandos de primeira eucaristia, e foi identificado que boa parte dos pais, principalmente as mães, estão desengajadas da vida paroquial. Como o marketing de conteúdo pode ajudar a aproximar as mães da comunidade? 

O primeiro passo:

Vamos definir a persona para esta estratégia. Sabemos que nossa persona será uma mãe de um catequizando. Por tanto, vamos construir, em detalhes quem ela é. Veja o exemplo abaixo:

Segundo passo:

Agora que já temos desenhada a persona ideal para nossa estratégia de conteúdo, precisamos identificar quais conteúdos são relevantes para nossa persona e como poderíamos escrever sobre o assunto. Sempre que precisamos saber sobre algo, é muito comum buscarmos no Google o que desejamos, por meio de uma palavra-chave. Digitamos a palavra na busca e ele nos apresenta conteúdos que dizem respeito à palavra que digitamos.

Eu digitei ali educação dos filhos e já aparece algumas dicas. Mas, o que você precisa saber é que existem algumas ferramentas que podem te ajudar a entender quais palavras são mais buscadas na internet. Uma delas você encontra no site neilpatel, que pode te fornecer uma série de palavras -chave com relevância para você escrever conteúdos estratégicos. 

Terceiro passo:

Com as dicas de quais palavras- chave você deve escrever, é o momento de definir uma jornada de conteúdo. Nela você irá planejar uma série de conteúdos baseada na “dor” da Paula. Isso irá ajudar você a despertar o interesse dela por participar da paróquia, de alguma atividade da comunidade. 

Imagine que no conselho pastoral vocês definiram que irão promover um retiro para mães. Logo, Paula é o público-alvo. Como vamos despertar o interesse dela? Veja a seguir uma breve jornada que pode ajudar a despertar nela o interesse: 

  1. Educação dos filhos, um desafio para as mães de hoje;
  2. Cinco dicas que irão ajudar você na educação do seu filho;
  3. Educação dos filhos, lições que só na Bíblia você encontra;
  4. Como Nossa Senhora educou Jesus. As lições mais importantes!
  5. Retiro para mães. Uma experiência que toda mãe precisa viver!

Conseguiu entender? Dessa forma, usamos uma estratégia digital para atrair as mães dos catequizandos para uma atividade presencial. Assim alcançamos o objetivo de aumentar a participação dos fiéis na comunidade paroquial. 

Quarto passo:

Chegou a hora de escrever. Quando vamos redigir um texto para a internet é preciso entender que existem algumas características importantes que devem estar no texto. Não vou conseguir abordar estes aspectos neste blogpost, este será assunto para outro momento. Por enquanto trago uma dica interessante que você pode encontrar no site da Resultados Digitais sobre produção de conteúdo. Confira clicando aqui

Quinto passo:

Agora que o conteúdo está pronto e publicado é preciso divulgá-lo. Para isso você pode usar alguns canais que possibilitam a sua divulgação. O uso das redes sociais, publicando de forma orgânica ou fazendo anúncios patrocinados, e o envio de e-mail marketing são algumas dessas estratégias que você pode utilizar. Lembre-se, seu conteúdo precisa ser  divulgado ao máximo para que possa chegar até a Paula! 

Espero ter ajudado você com este conteúdo!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital. É CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadores. O seu coração está na evangelização!

1 Comment

  1. Manoel Messias Gonzaga Lírio disse:

    Muito bom e criativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *