Arrecadação do Dízimo: principais fatos que você precisa saber

Arrecadação do Dízimo: Os fatos que você precisa saber

Arrecadação do Dízimo: principais fatos que você precisa saber

Lidar com o dinheiro pode ser um desafio para muita gente, seja por dificuldades financeiras pontuais ou pela falta de planejamento financeiro das pessoas.

Deste modo, é muito importante que nossas comunidades estejam atentas e busquem alternativas para não apenas manter, mas aumentar a arrecadação do dízimo. E que isso aconteça sempre de forma sustentável e harmônica. Elencamos algumas dicas que podem ajudar sua paróquia.

Evangelize mais

Quando pensamos em dízimo, precisamos manter o foco na evangelização. Se sua comunidade deseja ampliar o número de dizimistas, ela precisa ampliar o número de pessoas evangelizadas. Quanto mais pessoas participando da vida comunitária, mais oportunidades de ter novos dizimistas. Esse cálculo não significa inserir um conceito utilitarista. Não é uma conta meramente material: como se fôssemos evangelizar apenas porque queremos mais arrecadação, mas uma consequência natural. O encontro com Jesus proporciona sentimento de pertença. Se as pessoas se sentem parte da família, na dimensão paroquial, certamente se sentirão responsáveis pela obra de Deus e investirão seus dons espirituais e materiais.

Mantenha o banco de dados atualizado

Para manter o índice de fidelidade satisfatório, é preciso manter um relacionamento estreito com o dizimista, portanto, é fundamental que os dados cadastrais dele estejam atualizados.  Número de telefones, e-mail e endereço são muito importantes para as estratégias de relacionamento.

Invista em plantões pastorais

É muito comum ver os plantões do dízimo acontecendo nas paróquias e é muito importante que eles existam. Mas a sugestão aqui é ampliar e fazer plantões com outras pastorais. Por meio deles, divulgar o que é feito pela evangelização, usando a criatividade: a propaganda é a alma do negócio! As pessoas saberem o que a paróquia está fazendo ajuda a motivá-las na adesão e continuidade da devolução do dízimo!

Estreite o relacionamento com os atuais dizimistas

Para garantir a fidelidade é fundamental  que sua paróquia tenha definida uma estratégia de relacionamento com os dizimistas. Esta estratégia deve ser baseada em dois aspectos: relacionamento com os dizimistas fiéis e relacionamento com os dizimistas que não têm conseguido partilhar com constância.  Ex. um plano de relacionamento com o dizimista fiel, pode ser o envio de um email ou uma mensagem pelo celular de agradecimento depois que ele fez a devolução do dízimo. Já uma estratégia para quem não consegue ser constante pode ser um e-mail ou mensagem por telefone convidando ele para uma atividade evangelizadora na paróquia, isso pode despertar nele a lembrança de que precisa colaborar.

Tenha uma campanha para o dízimo

Uma ótima sugestão  para garantir sempre o aumento da arrecadação do dízimo é desenvolver, executar e avaliar uma campanha para o dízimo. Se sua paróquia ainda não tem, é importante começar a pensar a respeito. Você pode reunir os membros da Pastoral da Comunicação, por exemplo, para ajudar na elaboração, ou ainda pode contratar uma agência que faça este trabalho.

Faça um planejamento

Ninguém chega a lugar nenhum se não souber aonde deseja chegar. Elabore um planejamento para a Pastoral do Dízimo, mesmo que seja de curto prazo. Elaboramos uma planilha que ajudará você neste processo. Clique aqui para baixar gratuitamente.

Avalie os resultados

Muitas vezes planejamos e até executamos ações, mas nem sempre é feita uma avaliação de execução e resultados. Para você que trabalha com o dízimo, é muito importante avaliar os resultado alcançados. A sugestão aqui é, mensalmente, fazer um relatório de avaliação analisando os resultados financeiros, como também os resultados evangelizadores. Na mesma planilha que você baixou para elaborar um planejamento, colocamos modelos de relatórios de avaliação que irá ajudar você neste processo.

Até o próximo post!

Jean Ricardo

Empreendedor na evangelização, apaixonado por planejamento e marketing digital é CEO da Dominus Evangelização e Marketing, comanda o time de evangelizadoras. O seu coração está na evangelização!