6 livros sobre a pastoral do dízimo que você precisa ler

6 livros sobre a pastoral do dízimo que você precisa ler

6 livros sobre a pastoral do dízimo que você precisa ler

Há muitas formas de promover formação para os agentes e líderes pastorais. No caso daqueles que estão empenhados no serviço do Dízimo, uma das possibilidades é oferecer opções de livros sobre a pastoral do dízimo.

Fizemos uma seleção para que você possa avaliar e recorrer caso queira se aprofundar ou mesmo oferecer uma formação sólida para os que estão com você nessa missão. Confira!

1. Formação para agentes da Pastoral do Dízimo

Há um grande anseio presente na maioria das comunidades católicas do Brasil: a formação dos agentes do dízimo. Este livro é um manual que abrange todas as etapas dessa formação, partindo da Sagrada Escritura, passando pela história da Igreja e chegando aos dias atuais. O livro é escrito em sintonia com as orientações dos Bispos do Brasil. O manual é completo (informa e forma), é prático no manuseio (acabamento em espiral) e interativo na realização (aprende-se fazendo). Pode ser estudado individualmente ou em grupo. Um fato interessante é que os leitores poderão recorrer eletronicamente ao autor sempre que o desejarem.

Autor: Padre Cristovam Lubel
Nº de Páginas: 108
Editora: Pão e Vinho

2. Pastoral do Dízimo – Documento 106

O princípio da doação, na perspectiva eclesial, é intrinsicamente ligado à vida cristã, é “compromisso de fé”. A fim de fortalecer o entendimento acerca do ato do dízimo, o Documento da CNBB 106 apresenta um conjunto de orientações e esclarecimentos que norteiam um discurso coerente sobre a referida prática. Aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, o texto, intitulado O dízimo na comunidade da fé: orientações e propostas, adota linguagem de compreensão objetiva. A publicação é formalizada em pouco mais de 40 páginas, divididas em dois capítulos para otimização da leitura.

Autor(a): CNBB
Nº de Páginas: 40
Editora: Edições CNBB

3. Dízimo e captação de recursos – Desafio às comunidades do século 21

A captação de recursos é um tema que está na pauta de muitos encontros eclesiais. As comunidades têm-se debatido sobre suas necessidades econômicas, que são os desafios atuais das igrejas cristãs. Como manter a comunidade sem a necessidade de infinitas promoções para resolver os problemas de finanças? Como dar passos sem onerar ao extremo os grupos de igrejas? Como evangelizar com o dízimo e somente nele confiar? O dízimo é suficiente? Podemos contar somente com esse recurso? O Autor, neste livro reflete sobre essa possibilidade e acredita que é possível um dízimo limpo, rendoso e cheio de testemunhos de comunhão e partilha. A experiência é o toque da mão de Deus agindo na solidariedade eclesial.

Autor: Padre Jerônimo Gasques
Nº de Páginas: 144
Editora: PAULUS Editora

4. Dízimo

Este livro apresenta pistas de conscientização do povo para a pastoral do dízimo. O autor relata a implantação do dízimo na sua diocese e os resultados obtidos. Desenvolve temas bíblicos para debate, no sentido de preparar o povo para a pastoral do dízimo, sua implantação e desenvolvimento.
Autor: José M. Maimone
Nº de Páginas: 64
Editora: PAULUS Editora

5. Dízimo: Fazei a Experiência

O tema deste livro é um grande desafio para muitas pastorais da Igreja pelo mundo afora. Porém, com maestria e propriedade, o autor da obra, Kater Filho, traz um caminho a ser percorrido frente aos desafios. O livro é muito mais que um manual: ele relata a história do dízimo na Igreja, fala sobre sua importância para quem vive mais intensamente nas pastorais, ensina como implantar eficazmente o dízimo na Igreja e, principalmente, serve como um grande testemunho para que entusiasme os leitores nessa experiência da fidelidade com Deus.

Autor: Antonio M. Kater Filho
Nº de Páginas: 120 págs
Editora: Ave Maria

6. Pastoral do Dízimo – Guia de implantação, formação e atuação dos agentes

Este livro é um subsídio pastoral e tem como objetivo tratar do tema Pastoral do Dízimo de uma forma ainda pouco abordada, ou seja, com uma linguagem clara e objetiva, mais prática que teórica, visando auxiliar as paróquias em sua missão de gerir um empreendimento missionário e não apenas captar recursos.

Autor: José Carlos Pereira
Nº páginas: 96
Editora: Vozes

Se você achou essas sugestões interessantes, compartilhe com seus contatos que tenham interesse no tema da Pastoral do Dízimo.

Narlla S. Bessoni

Jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília,  escritora, missionária, casada e mãe. Atualmente é Gestora de Conteúdo na Dominus Evangelização e Marketing. Seu coração está na evangelização!