Ir ao conteúdo

O poder da Palavra no engajamento pastoral

“A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um”. (Mt 13, 23)

 

A palavra possui uma força imensurável, que lançada em terra boa cresce e gera muitos frutos. Desta forma, um jornal ou uma revista numa paróquia possui mais que o papel de informar os paroquianos sobre os eventos das comunidades, mas são enriquecidos com a palavra para alcançar terra boa e produzir ações pastorais efetivas na Paróquia e contribuir para a formação dos paroquianos.

 

Revista Paroquial

A Dominus trabalha com jornais e revistas mensais e bimensais com o foco no engajamento das lideranças das comunidades.  Com o objetivo de criar iniciativas pastorais presenciamos a criação da implantação da Pastoral de Comunicação (Pascom) da Paróquia São Luis Gonzaga, de Brusque (SC), nossa parceira há cinco anos.

O trabalho pastoral iniciou a partir da produção mensal da revista “A Palavra”. Assim, além de manter os paroquianos bem informados, a Pascom já planeja e realiza ações de comunicação além da publicação da Revista.

 

Jornal Paroquial

Outro exemplo de publicações mensais serem ferramentas para iniciativas pastorais é o jornal Voz do Divino, da Paróquia Santo Amaro, de Santo Amaro da Imperatriz, que com um ano de publicação mensal já utiliza do jornal para envolver as turmas de catequese de Crisma na produção do jornal e assim faz com que os catequizandos conheçam mais sua paróquia e as diversas pastorais e movimentos que podem atuar após receberem o Sacramento da Crisma.

As publicações também podem ser uma estratégia para o desenvolvimento de  outras pastorais, como a promoção da Pastoral do Dízimo.

.