Ir ao conteúdo
pastoral-da-comunicacao

Pastoral da Comunicação: o maior desafio e como vencê-lo

Como estruturar uma Pastoral da Comunicação (PASCOM)? Esse deve ser o seu maior desafio, não é mesmo?

É comum encontrar em nossas comunidades paroquiais, e até em nossas arquidioceses e dioceses, sacerdotes e coordenadores pastorais que levantam esse questionamento. Para ajudar você, organizei algumas dicas práticas e muito úteis neste processo:

 

ENTENDER A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Estudar o que é a PASCOM é fundamental, inicie o processo primeiro por você, principalmente se for o pároco ou o coordenador pastoral. Uma boa dica de leitura é o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, já que é um grande auxilio para a formação.  Procure definir um cronograma de formação para o Conselho de Pastoral. Não precisam ser formações longas, é necessário apenas que sejam formações com um bom tema e objetivos bem definidos.


ESTEJA ATENTO ÀS OPORTUNIDADES

Na sua comunidade devem existir pessoas que gostam e tem afinidade com a comunicação. É muito importante que você fique atento e observe os “movimentos” dessas pessoas, elas podem vir a compor a equipe da PASCOM.

pastoral-da-comunicacao


PENSE EM ALGUM PROJETO

Você deve gerar uma necessidade! Procure estabelecer com o Conselho de Pastoral um possível projeto de comunicação.  Determine um plano de ação para ele, com prazos, responsáveis, metas e o planejamento orçamentário.  Mesmo que você não tenha ninguém para executar, pense em como viabilizar este projeto.  Um exemplo de projeto para iniciar a PASCOM é a atualização da página da Paróquia no Facebook, o custo é praticamente zero, e o resultado pode ser muito positivo.

PEÇA AJUDA

Lembra-se das pessoas que você foi observando que tem afinidade com a comunicação? Este é o momento de você reuní-las e apresentar o projeto.  Coloque para elas a proposta e identifique como vocês juntos podem tirar o projeto do papel.

INVISTA NA COMUNICAÇÃO

É comum a paróquia fazer a contratação de profissionais como engenheiros e arquitetos para desenvolver o projeto de construção de uma igreja, por exemplo, esse tipo de trabalho é muito caro e mesmo assim a comunidade paga. Agora quando falamos de investimento com profissionais ou empresas que prestam serviços de comunicação, porque essa mesma consciência sobre a necessidade não acontece? É fundamental que você compreenda que comunicação é investimento e que o futuro da sua comunidade depende tanto de profissionais da área da comunicação,quanto um templo depende do trabalho do engenheiro para não ruir.

pastoral-da-comunicacao

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Dedicação é fundamental no início de um novo projeto. Imagine se o dono de uma empresa resolve iniciar o processo de lançamento de um novo produto ou serviço e deixa tudo nas mãos da equipe que ele delegou para fazer? Você acha que as chances de o trabalho não sair do gosto dele existe? Assim também você deve acompanhar a sua equipe.Eles precisam de você, mesmo que seja só para receber elogios do belo trabalho que estão fazendo.

 

Gostou? Ajude-nos a divulgar, curta e compartilhe!

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>