Ir ao conteúdo
conversão pastoral

Ebook: As estruturas materiais e o desafio da conversão pastoral na Igreja

A Igreja Católica Apostólica Romana é uma instituição bimilenar que está presente em quase todos os recantos do mundo. Em sua longa trajetória histórica passou por diversas etapas. E sua capacidade de integrar, assimilar e transformar garantiu que ao longo desses dois mil anos entrasse nas mais variadas culturas do planeta e se estabelecesse.

A atividade missionária que permitiu o avanço da Igreja pelo mundo fez com que, além de levar a mensagem do Evangelho a essas culturas, a Igreja tenha também se estabelecido como instituição, com as mais variadas estruturas materiais que a concretizam. Assim, a Igreja está presente em tantos lugares do planeta, marcadamente, identificada por essas estruturas materiais, que estão a serviço de sua missão. Claro, que nossa compreensão não reduz a realidade da Igreja a suas estruturas materiais, mas – como define o Concílio Vaticano II – como sacramento de salvação no mundo.

Neste e-book queremos refletir sobre a relação da Igreja com os bens materiais, a gestão dos recursos que recebe dos fiéis, sempre na perspectiva do que dizia Dom Helder Câmara:

¨A Igreja tem que mudar muito para seguir sendo sempre a mesma Igreja de Jesus¨.

conversão pastoral

 

AUTOR:

FÁBIO ANTUNES DO NASCIMENTO

^9C7E2CE132EEB623577DB39DC3CEB4A7D49C1085D1EBA65584^pimgpsh_fullsize_distrNascido em 29 de janeiro de 1981 na cidade de Guarapuava- PR. No ano de 1999 ingressou no Seminário de Coxim, Cristo Sacerdote. Estudou pedagogia na UNIDERP em Rio Verde. No ano de 2001 iniciou o curso de Teologia do ITEO, em Campo Grande, no Seminário Regional Maria Mãe da Igreja. Fez ainda especialização em Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e especialização em Juventude e Assessoria da Juventude pela UNISINOS do Rio Grande do Sul.

Concluindo os estudos em 2004. Foi ordenado diácono no dia 12 de dezembro, sendo designado para a Paróquia São João Maria Vianey de Paraíso. No dia 19 de março de 2005, foi ordenado padre na Catedral Diocesana. Desempenha ainda a função de assessor diocesano da Pastoral da Juventude.

No dia 03 de fevereiro foi empossado o 8º pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Sonora (MS).

É mestrando em Teologia Pastoral no Centro Bíblico, Teológico e Pastoral da América Latina CEBITEPAL – CELAM e reside em Bogotá na Colômbia.

 

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>